Buscar

CIÊNCIA POLÍTICA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Aluno(a): ANDRE RICARDO PEREIRA DE LIMA
	Matrícula: 201702212696
	Desempenho: 0,5 de 0,5
	Data: 31/08/2017 20:12:06 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201702811463)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Política foi a forma que os gregos na Antiguidade encontraram para melhor administrar a coisa pública. Passados mais de dois mil anos dessa invenção, pode-se afirmar que o conceito de Política sofreu significativas alterações quando comparado ao seu conceito original. Assim sendo, assinale a alternativa que corresponde corretamente à concepção moderna de Política.
		
	
	Trata-se de uma atividade que visa evitar todas as formas de conflito e se volta ao atendimento do interesse comum.
	 
	Política refere-se a atividade, ou conjunto de atividades que tem o Estado como referência, sobretudo no que tange a disputa pelo poder político.
	
	Política refere-se a tudo que diz respeito a vida na polis, de tal modo que não é possível se distinguir entre esferas distintas de ação quando estas ocorrem no espaço público.
	
	A exigência de altruísmo para o exercício da atividade política revela a dimensão social dessa atividade, que não admite a existência de conflitos entre os atores nela envolvidos. Assim, Política pode ser compreendida como forma de solução dos conflitos.
	
	Política é a mesma coisa que bem comum, por isso não se admite a busca de interesses individuais através dessa modalidade de ação.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201702893396)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	"Tanto a posição favorável à ideia da sociedade natural, fruto da própria natureza humana, quanto a que sustenta que a sociedade é, tão-só, a consequência de um ato de escolha, vêm tendo, através dos séculos, adeptos respeitáveis, que procuram demonstrar, com farta argumentação, o acerto de sua posição." (DALLARI, Dalmo de Abreu. Elementos de Teoria Geral do Estado. 32. ed. São Paulo: Saraiva, 2013) Sobre as teorias que se propõem explicar a associação humana, julgue os itens subsequentes: 1. Aristóteles defende que o homem associa-se por instinto, o que pode ser confirmado em sua afirmação de que o homem é um ¿zoo politikon¿, um animal político. 2. Os contratualistas divergem entre si sobre a natureza humana, no entanto, é verdadeiro que negam o impulso associativo natural, que teria levado à formação da sociedade e do estado. 3. Os que defendem que o homem possui uma natureza associativa, justificam sua doutrina na necessidade humana de obter bens, pois seriam as necessidades materiais o motivo da vida em sociedade. 4. Cícero e Hobbes comungam das mesmas ideias em relação à vida social. É correto o que se lê em:
		
	
	4, apenas.
	
	1, apenas.
	
	1 e 2.
	 
	2, apenas.
	
	1 e 3.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201703003158)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	No que se refere ao núcleo conceitual da política (promoção do bem comum e dos interesses da coletividade) dos tipos de conhecimento (científico, filosófico, senso comum e teológico), indique a resposta correta no que se refere a noção de Ciência Política.
		
	
	A política é o estudado unicamente pela filosofia, por esta razão somente pode-se falar de uma "filosofia política", mas jamais de "ciência política".
	
	A política é estudada somente pela ciência, logo a formação de uma "ciência política" configuraria uma maneira analítica superior as demais, assim, a filosofia política e as contribuições do senso comum e da teologia são secundárias na escala hierárquica dos conhecimentos, podendo, até mesmo, ser descartadas.
	
	A política enquanto objeto da ciência e constituidora de um ramo autônomo do conhecimento dispensa o "método".
	 
	A ciência política é o estudo metodológico das ações que visam promover o bem coletivo e o interesse geral, assim, este ramo do conhecimento fornece categorias analíticas para a análise do fenômeno político.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201703004842)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	(Questão nº 11 - ENEM 2014) TEXTO I - A ação democrática consiste em todos tomarem parte do processo decisório sobre aquilo que terá consequência na vida de toda coletividade. GALLO, S. et al. Ética e Cidadania. Caminhos da Filosofia. Campinas: Papirus, 1997 (adaptado). TEXTO II - É necessário que haja liberdade de expressão, fiscalização sobre órgãos governamentais e acesso por parte da população às informações trazidas a público pela imprensa. Disponível em: http://www.observatoriodaimprensa.com.br. Acesso em: 24 abr. 2010. Partindo da perspectiva de democracia apresentada no Texto I, os meios de comunicação, de acordo com o Texto II, assumem um papel relevante na sociedade por:
		
	
	d) propiciarem o entretenimento, aspecto relevante para conscientização política.
	
	c) apresentarem aos cidadãos a versão oficial dos fatos.
	
	e) promoverem a unidade cultural, por meio das transmissões esportivas.
	 
	b) fornecerem informações que fomentam o debate político na esfera pública.
	
	a) orientarem os cidadãos na compra dos bens necessários à sua sobrevivência e bem-estar.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201702956368)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	No que diz respeito aos elementos constitutivos do Estado, a opção correta é:
		
	
	O povo, em seu sentido sociológico refere-se ao corpo de eleitores de um Estado;
	
	Os estrangeiros e apátridas gozam, em termos gerais, de um estatuto jurídico distinto dos cidadãos do Estado e, em regra, gozam de direitos políticos;
	 
	O povo, em sentido jurídico, representa o conjunto de pessoas ligadas ao Estado pelo vínculo jurídico da nacionalidade.
	
	A população é um conceito jurídico e representa somente o conjunto de nacionais ou súditos residentes no território nacional.
	
	Todas asa alternativas estão corretas.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes