Buscar

A prática pedagógica criadora do professor

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

A prática pedagógica criadora do professor, deve ser fruto da consciência, concepção, definição de objetivos, reflexão sobre as ações desenvolvidas, estudo e análise da realidade para a qual se pensam as atividades. O professore antes de realizar qualquer ação deve pensar em quais resultados espera obter. Nesse sentido Vázquez 1977, p. 194, afirma que toda atividade prática “é a transformação real, objetiva do mundo natural ou social [...]. Sem essa ação real, objetiva sobre a realidade, [...] não se pode falar propriamente de práxis como atividade material consciente e objetivante”. O conhecimento dos diferentes tipos de práxis e fundamental para a formação de um professor norteador, que a partir do processo de reflexão possa intervir nos contextos educacionais com a capacidade de modificá-los, entendendo que o professor reflexivo é necessariamente um professor pesquisador, tendo em vista que ao refletir está necessariamente pesquisando e ao pesquisar não abstrai da reflexão. 
Referencias - VÁZQUEZ, Adolfo Sanchez. Filosofia da práxis. 2. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1977
O estágio é uma época ímpar na vida de um futuro profissional. Nesse sentido, a prática se resume ao desenvolvimento de habilidades para serem usada na sala de aula. E também o momento em que o estudante tem a oportunidade de conhecer a realidade da instituição em que irá trabalhar. Todo esse trabalho no estágio deve passar por momentos de reflexão que devem ir além de observar os ambientes e de criticar a escola, sua organização e seus funcionários. O estagiário deve sempre manter uma postura de descrição e sigilo em relação aos problemas com a instituição no qual estagiou. 
No caso da postura do pedagogo citado no estudo de caso, o professor supervisor deveria esclarecer sobre os objetivos dos alunos diante a instituição, que o estagio e uma ferramenta de formação, que usa a analise as interações entre o professor, os estudantes e os conteúdos trabalhados. De maneira nenhuma os problemas da escola devem ser expostos para a comunidade, pois, e orientado no manual que as opiniões pessoais nunca devem ser citadas, principalmente, quando se referem a problemas na instituição.

Outros materiais