Buscar

Ciências Políticas aula 3

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

CIÊNCIA POLÍTICA - CCJ0107
Título
A ORIGEM DO ESTADO: PRINCIPAIS LINHAS TEÓRICAS (2ª PARTE)
(https://paginadozero.files.wordpress.com/2013/01/charge-henfil-queremos-o-poder2.jpg)
Como foi dito, o contratualismo é um rótulo teórico que guarda concepções bastante diferenciadas de organização do poder estatal. Nas várias visões contratualistas, embora a soberania seja percebida como um conceito central para justificar a forma de organização do Estado, os diversos filósofos a enxergaram de forma diversa uns dos outros. Então, tendo por pressuposto a questão da soberania nos três filósofos contratualistas clássicos (Hobbes, Locke e Rousseau), responda:
a) Na charge acima, a que tipo de soberania seria possível dizer que a Graúna (o pássaro, personagem do cartunista Henfil) está referenciando, aquela pensada no contratualismo hobbesiano ou aquela pensada no contratualismo Rousseau? Justifique.
Resposta: A Graúna está se referindo ao contratualismo de Rousseau, já que o mesmo defendia a democracia e o personagem da charge faz uma brincadeira ao conjugar o verbo poder.
b) O exercício da soberania popular no contratualismo lockeano se dá na mesma forma que no contratualismo rousseauniano? Justifique.
Resposta: Não, pois Rousseau entendia da renúncia de cada um à sua vontade particular nasce à vontade geral, que é nada mais nada menos do que a vontade do corpo social unido por um interesse comum, inalienável e indivisível. Já Locke entendia como soberania popular o conjunto de indivíduos que preferiram a vida civil à condição natural, aceitando abrir mão do seu direito a uma organização estatal. No entanto, o indivíduo não aliena todos os seus direitos, pois, ao confiar o cuidado da sua salvaguarda as leis cedem tão somente o seu direito de punir.

Outros materiais