Buscar

Revisão AV2 Aprendizagem e Memória

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Revisão AV2 Aprendizagem e Memória.
Aprendizagem: é qualquer mudança relativamente permanente no comportamento, e que resulta de experiências ou prática. É pela aprendizagem que o homem se afirma como ser racional, forma a sua personalidade e se prepara para o papel que lhe cabe no seio da sociedade.
Instinto: executar inconscientemente atos adequados às necessidades de sobrevivência própria, da sua espécie ou da sua prole.
Reflexo: Comportamentos reflexos ou respondentes são interações estímulo - resposta (ambiente-sujeito) incondicionadas, inatas, relativamente estereotipadas e fixas.
Cond. Clássico x Operante.
Condicionamento clássico destaca que o estímulo neutro pode ser transformado em um estímulo condicionado, produzindo uma resposta condicionada. O condicionamento operante envolve condicionamento de comportamento voluntário, controlável através de suas consequências – reforços e punições.
Assimilação e acomodação.
A assimilação é tomada como a capacidade de o sujeito incorporar um novo objeto ou ideia a um esquema, ou seja, às estruturas já construídas ou já consolidadas pela criança. Já a acomodação seria a tendência do organismo de ajustar-se a um novo objeto e assim, alterar os esquemas de ação adquiridos, a fim de se adequar ao novo objeto recém-assimilado.
Assimilação: É o processo cognitivo de colocar (classificar) novos eventos em esquemas existentes. É a incorporação de elementos do meio externo (objeto, acontecimento, ...) a um esquema ou estrutura do sujeito. Em outras palavras, é o processo pelo qual o indivíduo cognitivamente capta o ambiente e o organiza possibilitando, assim, a ampliação de seus esquemas. Na assimilação o indivíduo usa as estruturas que já possui.
Acomodação: É a modificação de um esquema ou de uma estrutura em função das particularidades do objeto a ser assimilado.
A acomodação pode ser de duas formas, visto que se pode ter duas alternativas:
Criar um novo esquema no qual se possa encaixar o novo estímulo, ou
Modificar um já existente de modo que o estímulo possa ser incluído nele.
Após ter havido a acomodação, a criança tenta novamente encaixar o estímulo no esquema e aí ocorre a assimilação.
Por isso, a acomodação não é determinada pelo objeto e sim pela atividade do sujeito sobre este, para tentar assimilá-lo.
O balanço entre assimilação e acomodação é chamado de adaptação.
Auto eficácia: a convicção de uma pessoa de ser capaz de realizar uma tarefa específica[1]. A autoeficácia desempenha um fator importante na psicoterapia.
A autoeficácia envolve a crença de que com empenho podemos governar acontecimentos gerando o efeito almejado. De acordo com Bandura citado por Vazquez (2005), a autoeficácia requer não apenas habilidades, mas também força de vontade em acreditar na capacidade de exercer uma determinada conduta, o que é um importante elo entre o saber o fazer. Autoeficacia refere-se as crenças que o indivíduo possui sobre seu valor e suas potencialidades. Bandura acredita que, na prática clínica, valorizando a autoeficácia o sujeito pode progredir no tratamento de determinado transtorno, do mesmo modo que sujeitos com baixo grau de autoeficácia podem apresentar uma demora maior de resposta. A teoria da autoeficácia refere-se a autoestima, em crer nas próprias habilidades. Não se trata de possuir certas capacidades, mas sim de acreditar que as tem, ou que pode adquiri-las por meio de esforço pessoal (expectativa de resultado).
A modelagem no Behaviorismo consiste em reforçar as aproximações sucessivas tendo por fim um comportamento desejado, sendo por isso a modelagem também chama da “método das aproximações sucessivas”.
A modelagem no Behaviorismo é o método pelo qual, através do reforçamento positivo, instalam-se novas respostas por meio de um processo gradativo de aprendizagem tendo como objetivo um comportamento terminal.
3 Estágios da Memória:
Codificação: consiste em colocar um fato na memória, como, por exemplo, quando estudamos algo ou conhecemos alguém;
Armazenamento: ocorre quando o fato é retido na memória, podendo ser de curto ou longo prazo. Por exemplo: reter o nome daquela pessoa nova que você conheceu ou lembrar quem é o atual presidente de nosso país;
Recuperação: ocorre quando o fato é resgatado do armazenamento, como, por exemplo, ao fazer uma prova ou lembrar posteriormente o nome daquela pessoa que você conheceu.
Memória de Curo prazo: A memória de curto prazo, também chamada de memória de operação, é quando armazenamos uma informação por alguns segundos, ou seja, consiste em memórias que são armazenadas por apenas alguns segundos.
Memória de Longo Prazo: A memória de longo prazo é quando armazenamos uma informação por intervalos mais longos, por muitos minutos ou anos para que seja resgatada a qualquer momento, ou seja, está envolvida quando a informação precisa ser armazenada por intervalos curtos quanto alguns minutos (como algo dito anteriormente em uma conversa) ou durante uma vida inteira (como as memórias de infância de um adulto).

Outros materiais