Buscar

proc civil III AV 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

DIREITO PROCESSUAL CIVIL III - SEMANA 12
Título Procedimentos Especiais Contenciosos. Ações Possessórias. Ação de Divisão e demarcação. Usucapião. J Descrição Questão discursiva:
Lindalva, após preencher todos os requisitos legais pertinentes, peticionou ao 10° cartório de Notas da cidade do Rio de Janeiro pleiteando o reconhecimento extrajudicial de usucapião do imóvel localizado no município de Juiz de Fora, Minas Gerais. Sobre o tema, indaga-se: Lindalva agiu corretamente? Fundamente a sua resposta.
Resposta: SIM. Pois uma vez atendendo os requisitos do art.1.071do CPC, e se não for necessária a diligência no local do imóvel para certificar o tempo de posse, a ATA NOTARIAL PODERÁ SER LAVRADA POR QUALQUER TABELIÃO DE NOTAS, segundo o artigo 8º, da Lei nº 8935/94, sendo exigido, nesse caso, o comparecimento do solicitante do usucapião e de eventuais testemunhas, se for o caso, no Cartório onde será lavrada a respectiva ata notarial.
“Art. 8º É livre a escolha do tabelião de notas, qualquer que seja o domicílio das partes ou o lugar de situação dos bens objeto do ato ou negócio”.
Questões objetivas:
2) Assinale a alternativa que apresenta a afirmação correta no que tange às ações possessórias no Código de Processo Civil (Analista Judiciário do Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul – 2012 - ).
a) A propositura de uma ação possessória em vez de outra obsta a que o juiz outorgue a proteção legal correspondente àquela.
b) A pendência do processo possessório não obsta a propositura de ação de reconhecimento do domínio.
c) O possuidor tem direito a ser mantido na posse em caso de esbulho e reintegrado no caso de turbação.
d) Estando a petição inicial devidamente instruída, o juiz deferirá, desde que ouvido o réu, a expedição do mandado liminar de manutenção ou de reintegração.
Xe) Contra as pessoas jurídicas de direito público, não se defere a manutenção ou a reintegração liminar sem prévia audiência dos respectivos representantes judiciais.
3) Sobre a usucapião, marque a alternativa correta:
a) Trata-se de Procedimento especial de Jurisdição contenciosa previsto no CPC.
Xb) O artigo 1.071 do CPC trouxe inovação para a lei de Registros Públicos que passou a admitir o pedido de reconhecimento extrajudicial de usucapião.
c) Trata-se de Procedimento especial de Jurisdição voluntária previsto no CPC.
d) O Código de Processo Civil não previu a ação de usucapião dentre os procedimentos especiais, por esta razão esse procedimento deixou de existir no CPC.
caso 13
PERGUNTA: Fernando José propôs ação de Reintegração de Posse em face de Pedro Feijó sob o fundamento de que o réu praticou esbulho possessório. A demanda tramitou regularmente e, ao final, o juiz julgou procedente o pedido possessório para determinar a retomada da posse do imóvel em favor de Fernando. Após a transito em julgado e a consequente expedição do competente mandado de Reintegração, Diego de Sá e sua esposa Marieta opuseram embargos de terceiros, no termo do artigo 647 do CPC/2015, para defesa de sua propriedade alegando, para tanto, que tem a posse mansa e pacífica do imóvel ha 12 anos. Por outro lado, argumentaram, também, que adquiriram a posse do imóvel antes mesmo do bem se tornar litigioso. Agiu corretamente o advogado de Diego e Marieta ao opor embargos de terceiros para a defesa da posse de seus clientes?
RESPOSTA: Os embargos de terceiro são a via própria para a defesa da posse nesse caso, considerando que adquiriu a posse antes mesmo da coisa tornar-se litigiosa. Por outro lado, a coisa julgada operada na ação de reintegração de posse não produz efeitos em relação a terceiros.
(B) Admite-se a prova testemunhal nos embargos de terceiro. CORRETA
(C) O prazo para resposta do embargado é igual ao prazo para apresentação de defesa em procedimento comum que segue o rito ordinário. (TAMBEM CORRETA)
OBS: No novo CPC, a alternativa C também estaria correta. Diante do novo CPC:
A: errada. Art. 675, NCPC;
B: correta. Art. 677, NCPC;
C: correta. Art. 679, NCPC;
D: errada. S. 134, STJ.
Questões objetivas
Assinale a alternativa correta acerca dos embargos de terceiros:
Letra E: apensada aos autos principais e correrá simultaneamente com a ação, sendo ambas julgadas pela mesma sentença;
Semana 14
Maria de Souza propôs ação de inventário judicial para partilha de bens de seu falecido marido Carlos Otávio. Além da inventariante forma incluídos, também, nas primeiras declarações Othon Souza e Maurício Souza, herdeiros do de cujus. Considerando que Carlos era sócio da empresa de Transporte Via Jato, a inventariante propôs Apuração de Haveres para viabilizar, através de respetiva perícia, o valor do saldo devido ao de cujus pela sociedade empresarial. O juiz instaurou o incidente em apartado e, após a perícia contábil, homologou o valor do saldo credor fixado na apuração dos haveres em favor do espólio de Carlos Otávio. A Empresa Via Jato interpôs recurso de apelação sob o argumento de que a apuração de haveres, por se tratar de matéria de alata indagação, deveria ter sido processada pelo juízo cível razão pela qual o juízo orfanológico é absolutamente incompetente, nos termos do art. 612 do CPC/2015. O tribunal de justiça confirmou a decisão proferido pelo juízo orfanológico. Os argumentos da Empresa procedem?
Resposta.: O STJ majoritariamente entende que a necessidade de perícia contábil ou de engenharia não constitui, por si só, fundamento razoável para deslocar a competência para o juizo cível.
PERGUNTA: Maria Eduarda ingressou com uma ação de dissolução da união estável em face de José António que tramitou em juízo de família da Comarca de Juiz de Fora. No entanto, Maria pretende receber parte referente a cota do seu ex-companheiro na sociedade empresarial fornecedora de frangos na cidade. Nesse caso, como deverá proceder a autora para apuração de haveres da quantia que tem direito em relação a sociedade:
RESPOSTA: Letra A: ajuizar ação de dissolução parcial da sociedade empresarial para obter apuração de seus haveres. Obs.:(para a dissolução parcial de sociedade ficou para o parágrafo único do art. 600 do NCPC, de índole heterotópica.
OBS: Segundo o texto, o "cônjuge ou companheiro do sócio cujo casamento, união estável ou convivência terminou poderá requerer a apuração de seus haveres na sociedade, que serão pagos à conta da quota social titulada por este sócio". O dispositivo possibilita a apuração de haveres sem que tenha havido dissolução parcial e legitima terceiro não sócio e não sucessor de sócio. Não se trata de situação análoga à morte de sócio, em que se opera dissolução parcial e consequente apuração de haveres, nos interesses do espólio.
caso 15
Deise Lucia e Alvaro ingressaram com uma ação de separação judicial consensual perante o juízo de família da Comarca de Recife. O juiz indeferiu a petição inicial sob o argumento de que a separação consensual foi extinta após a emenda constitucional nº 66/2010; O juiz agiu adequadamente?
Resp.: Agiu incorretamente o juiz, porque não foi extinto o procedimento de separação judicial pela EC nº 66/2010. É possível promover separação judicial consensual, quando tiverem intenção de romper apenas a convivência em comum e não o vínculo conjugal. O novo CPC não deixa nenhuma dúvida pela possibilidade de separação consensual ou litigiosa.
2) Sobre a jurisdição voluntária, é correto afirmar que (Analista do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro – 2011):
Resposta D) cessando as funções do tutor ou curador pelo decurso do prazo em que era obrigado a servir, ser-lhe-á lícito requerer a exoneração do encargo; E) o tutor ou curador poderá eximir-se do encargo, apresentando escusa ao juiz a qualquer tempo.
DIREITO PROCESSUAL CIVIL III - SEMANA 16
Maria alugou de Mauro imóvel residencial urbano. Ocorre que a locatária está desempregada há 5 meses, razão pela qual encontra-se inadimplente com sua obrigação contratual. Mauro, inconformado com o atraso de Maria, aproveitou que esta não se encontravano referido imóvel, adentrou no mesmo, retirou todos os pertences pessoais de Maria e trocou a fechadura. Diante dos fatos narrados, indaga-se:
Qual ação possessória é cabível a defesa dos interesses de Maria?
Resposta: Neste caso, pode ou melhor deve ser proposta Ação de reintegração de posse, juntamente com o pedido de perdas e danos pelo esbulho configurado.
Qual remédio processual caberia a Mauro para reaver o seu imóvel e receber os encargos da locação em atraso? Fundamente a sua resposta.
Resposta: A Mauro caberia ação de despejo. Pois a falta de pagamento de aluguel e acessórios da locação no vencimento, estando o contrato desprovido de qualquer das garantias previstas, e por não ter sido contratada ou em caso de extinção ou pedido de exoneração dela, independentemente de motivo. 
Questões objetivas:
2) Analise as seguintes assertivas:
I. Cabe ao proprietário a ação de demarcação, para obrigar o seu confinante a estremar os respectivos prédios, fixando-se novos limites entre eles ou aviventando-se os já apagados.
II. A demarcação e a divisão jamais poderão ser realizadas por escritura pública.
III. Cabe ao condômino a ação de divisão, para obrigar os demais consortes a estremar os quinhões.
a) Apenas o item II está correto.
Xb) Os itens I e III estão corretos.
c) Apenas o item III está correto.
d) Os itens I e II estão corretos.
3) Sobre as ações possessórias é incorreto afirmar:
a) É lícito ao autor cumular ao pedido possessório o de condenação em perdas e danos.
b) A ação de manutenção e de reintegração de posse possuirá sempre o procedimento comum.
Xc) O possuidor tem direito a ser mantido na posse em caso de esbulho.
d) É lícito ao autor cumular ao pedido possessório o de indenização dos frutos

Outros materiais