Buscar

Exercicios de cultura da soj

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Resposta da atividade 2
1 - Quais as principais três fatores climáticos que influenciam o desenvolvimento e crescimento da soja? Faça um pequeno resumo de cada um deles.
1. Água.
2. Temperatura.
3. Radiação solar.
4.2. Água
A disponibilidade adequada de água durante o ciclo da cultura é fundamental para se obter alta produtividade, se outros fatores não forem limitantes. Tanto a deficiência como o excesso de água reduzem a produção das culturas. Mas, no Brasil, a primeira é mais comum que a segunda. De acordo com Mota (1981), a seca é o principal fator climático responsável pela variação anual do rendimento da cultura da soja no Estado do Rio Grande do Sul. Da mesma maneira, a deficiência hídrica, na região dos cerrados do Brasil Central, onde a soja tem-se transformado numa das culturas mais importantes, é um fenômeno muito comum (Espinoza 1982).
A literatura mostra que a deficiência hídrica reduz a produtividade da soja. Mas o efeito da deficiência hídrica na produção e em seus componentes depende da época e da severidade dessa deficiência. Em trabalhos com doze cultivares de soja, em Planaltina, DF, nas épocas secas de 1979 e 1980, achou que a média dos rendimentos submetidos a 27 e 36 dias sem irrigação, após o início da floração, foi 77% e 44%, respectivamente, do rendimento obtido com irrigação.
A deficiência hídrica durante a fase vegetativa reduz o desenvolvimento das folhas, que são responsáveis pela fotossíntese e, consequentemente, pela produção. Outra consequência é a redução da fixação de nitrogênio. Se a deficiência incide na época da floração, causa o aborto das flores e reduz a produção. Quando ela ocorre durante o período de enchimento dos grãos, reduz esse período, o peso dos grãos e, consequentemente, a produção. Essa fase de deficiência hídrica é considerada a mais crítica para a cultura.
Temperatura
A temperatura também é importante fator climático para o desenvolvimento da cultura e para a produtividade. Para cada estádio de desenvolvimento existe uma faixa de temperatura ideal. Se houver uma variação de clima, que altere a temperatura ótima, o processo metabólico da planta é afetado e a produção reduzida. As temperaturas máxima e mínima para a germinação da semente e o alongamento do hipocótilo são 5º e 40°C, com ótima aproximadamente de 30°C. Para a fotossíntese, formação dos nódulos e absorção de nutrientes, a temperatura ótima é de 25° a 30°C; a ideal para o alongamento das raízes é de 22° a 27°C. A 20°C, o florescimento é baixo e aumenta até 32°C. Em geral, temperaturas entre 25° e 30°C são ótimas para o desenvolvimento da cultura da soja.
A soja melhor se adapta a temperaturas do ar entre 20oC e 30oC. A temperatura ideal para seu crescimento e desenvolvimento está em torno de 30oC. Para cada estádio de desenvolvimento existe uma faixa de temperatura ideal e temperaturas limites de desenvolvimento.
As temperaturas mínima e máxima para a germinação da semente e o alongamento do hipocótilo são entre 5o e 40oC, com temperatura considerada ótima em aproximadamente de 30oC. Para a fotossíntese, formação dos nódulos e absorção de nutrientes a temperatura ótima é de 25o a 30oC; a ideal para o alongamento das raízes é de 22o a 27oC. A 20oC, o florescimento é baixo e aumenta até 32oC.
O crescimento vegetativo da soja é pequeno ou nulo a temperaturas menores ou iguais a 10oC. Temperaturas acima de 40oC têm efeito adverso na taxa de crescimento, provocam distúrbios na floração e diminuem a capacidade de retenção de vagens.
Radiação solar
A radiação solar tem dois papéis importantes no cultivo da soja, como em qualquer outra leguminosa. Em primeiro lugar, é fonte de energia para o processo da fotossíntese; em segundo, determina o fotoperiodismo, que controla a floração e a frutificação. A soja é uma das espécies que florescem quando os dias se tomam curtos, mas existe considerável variação genética quanto à sensibilidade ao fotoperiodismo. O período crítico ao fotoperiodismo é aproximadamente de 13 horas, para os genótipos adaptados às regiões tropicais.
A baixa radiação solar, associada com alta taxa de abscisão de vagens e baixo peso dos grãos, reduz a produção.
A sensibilidade ao fotoperíodo é característica variável entre cultivares, ou seja, cada cultivar possui seu fotoperíodo crítico, acima do qual o florescimento é atrasado. A cultura da soja é considerada uma planta de dia curto, isto é, apresenta necessidade de ser exposta a determinado comprimento de dia, para que ocorra a indução da fl oração e frutificação. Em função dessa característica, a faixa de adaptabilidade de cada cultivar varia à medida que se desloca em direção ao norte ou ao sul. Entretanto, cultivares que apresentam a característica “período juvenil longo” possuem adaptabilidade mais ampla, possibilitando sua utilização em faixas mais abrangentes de latitudes e de épocas de semeadura.
A água constitui aproximadamente 90% do peso da planta. Tanto a deficiência como o excesso de água reduzem a produção da cultura.
O efeito da deficiência hídrica na produção e em seus componentes depende da época e da severidade da deficiência. A disponibilidade de água é importante, principalmente nos períodos de germinação/emergência e floração/enchimento de grãos.
A necessidade total de água na cultura da soja, para obtenção do máximo rendimento, varia entre 450 a 800 mm.ciclo-1, dependendo das condições climáticas, do manejo da cultura e da duração do ciclo.
Para minimizar os efeitos do déficit hídrico, indica-se semear apenas cultivares adaptadas à região e à condição de solo, em época recomendada, com adequada umidade em todo o perfil do solo, além de adotar práticas que favoreçam o armazenamento de água pelo solo.
2 – Justifique a análise de solo com a profundidade de 20 – 40 cm.
Para recomendação de gesso, aplicação superficial e controle de alumínio subsuperficial.

Outros materiais