Buscar

nutrição e metabolismo GD4

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Digestão do cálcio. O cálcio é libera dos complexos da dieta durante a digestão e é lançado em solução provavelmente na forma ionizável para 5% absorvido.O cálcio pode ser absorvido pelas vias de transporte: Transporte transecular: é um transporte ativo, que depende de energia, ocorre na porção proximal do duodeno e é dependente de vitamina D, e da proteína ligante de cálcio, calbindina. Envolve três etapas sequências: entrada na célula, difusão intracelular e extrusão. Transporte paracelular: Dá-se a favor de um gradiente de concentração entre as estreitas junções dos enterócitos.Absorção no cólon: absorção de cálcio ocorre no ceco e no cólon ascendente. Admite-se que 11% do cálcio absorvido pela Via para celular em toda a extensão do intestino seja absorvido no cólon. O transporte ativo de cálcio também acontece no intestino grosso, visto que contém calbindina D.
Fatores que aumentam a absorção: Adequação de vitamina D, aumento da massa da mucosa, deficiência de cálcio, deficiência de fósforo, gravidez, lactação, permeabilidade da mucosa.
Fatores que reduzem a absorção: Deficiência de vitamina D, diminuição da massa da mucosa, menopausa, idade avançada, redução da acidez gástrica, aumento do trânsito intestinal.
Regulação homeostática dos níveis séricos: cálcio intracelular e cálcio plasmático A concentração de cálcio dentro da célula é regulada por proteínas ligantes de cálcio na membrana celular. A concentração no plasma é regulada pelo sistema vitaminaD-paratormônio (PTH). Quando a concentração de cálcio no plasma cai, a glândula da paratireoide é estimulada a secretar PTH, que estimula a conversão de 25 OHD3 a 1,25 (OH)2D3 nos rins.
Funções Mensageiro intracelular: O cálcio ionizado é o elemento mais comum de transmissão de sinal da célula, devido à sua habilidade de se ligar reversivelmente a proteínas.Co-fator para enzimas e proteínas extracelulares: O cálcio é necessário para estabilizar ou permitir atividade máxima de uma série de proteases e enzimas de coagulação sanguínea.Ossos e dentes: o cálcio representa 40% do peso da Porção mineral do osso. Além do Papel estrutural, o esqueleto é uma importante reserva de cálcio para manter a concentração plasmática desse mineral. 
Efeitos da deficiência anomalias bioquímicas, como hipocalcemia, hipercalciúria, e níveis elevados de fosfatase alcalina em crianças de 7 a 12 anos de idade consumindo habitualmente 125mg de cálcio por dia. O alto consumo de cálcio leva a formação de complexos insolúveis de oxalato de cálcio no intestino, reduzindo a absorção do oxalato da dieta.
Como estão presentes nos fluidos coporais e como estão quantativamente distribuídos dentro e fora das células. Esse eletrólitos são encontradas principalmente na forma de ions hidratados, que se liga fracamente a moléculas orgânicas. Eles atuam na manutenção dos balanços eletrólito e osmótico. O sódio e o cloro estão presentes principalmente no compartimento extracelular. As concentrações extracelulares de sódio e cloro são de 145 e 110 mmollL, enquanto no meio intracelular encontram-se cerca de 12 e 2 mmollL, respequitivamente. A concentração de potássio é de 150 mmollL dentro da célula e d 4 a 5 mmollL no meio extracelular.
Absorção e excreção de Na e Cl. São consumidos predominante como cloreto de sódio (sal de cozinha) dissociam-se em solução, absorção de 98% do ingerido no intestino delgado. Sódio ao longo de todo ID , maior velocidade no jejuno. Entrada na célula; gradiente eletroquímico saída da célula: bomba de sódio e potássio (Na k) Cloro: difusão (canais iônicos) ao longo de todo ID, jejuno e íleo maior quantidade. Na e Cl absorvido: compartimentos intracelular (--) execreção em maior parte na urina, quantidades iguais as ingeridas, quantidades variadas no suor e fezes. Indivíduos saudáveis maior que 85% do ingerido é absorvido 77 a 90% do K da dieta é excretado na unina e o restante nas fezes e suor(- -) grande parte do K que é filtrado pelo glomero renal é reabsorvido no tobulo proximal, pequena quantidade chega ao distal. K da urina ocorre secreção no ducto coletor cortical. Concentração elevada de K estimula a liberação de aldosterona com isso aumenta secreção de K no ducto cortical e excreção na urina
Como ocorre a passagem de Na K através das membranas . a passagem ocorre por difusão passiva a favor de um gradiente de concentração por canais iônicos (CL) transporte ativo, contra um gradiente de concentração com gasto de energia (ATP) por meio da bomba Na+ K+ ATpase ( Na+ e K+)
Regulação homeostática do Na Cl e K. explicar o sistema RAA. A regulação homeostática ocorre por ters processos; Sistema nervoso simpático. e fatores que regulam o fluxo sanguíneo renal. A liberação de renina da arteríola aferente é aumentada quando o volume plasmático esta diminuído em virtude do déficit de sódio. A renina promove a liberação de angiotensina 2. Por sua vez estimula a reabsorção de sódio e a secreção de potássio quando o consumo de potássio é elevado, ocorre a elevação da sua concentração plasmática e a consequente secreção de aldosterona, o que promove sua maior excreção pelos rins
O que ativa o sistema RAA. Redução da ingestão de Na , Volume sanguíneo reduzido(desidratação hemorragia diarreia ) hipotensão arterial insuficiência cardíaca
Qual o papel do pepitidio natriurético atrial na regulação do Na K e Cl .Ele é liberado em resposta o volume de sangue elevado, é um regulador do sistema RAA faz com que diminui a liberação de renina, sendo assim diminui angiotensina e aldosterona, e eleva a ataxa de filtração glomerular.
Funções do Na Cl e K .Na- manutenção do equilíbrio hídrico e acido básico, transmissão de impulso nervoso, ação muscular. CL- combina o Na no liquido extracelular e com o K no intracelular, pressão osmótica e equilíbrio acido básico do organismo. K- Pressão osmótica e equilíbrio acido e básico transmissão de impulsos nervosos, ação muscular
Agua: Funções – A agua extracelular que circula as células serve como meio de transporte de nutrientes e de oxigênio para as células e para remover resíduos destas. A água intracelular possibilita um meio físico-químico que permite que vários processos metabólicos se realizem. Outro papel importante da água é a relação da temperatura corporal. 
Regulação do balanço de água – Alterações no balanço de água levam a mudanças na osmolaridade do plasma, enquanto alterações no balanço de sódio levam a mudanças no volume dos fluidos corporais.O balanço de água pode ser resumido em: a perda excessiva de água promove a secreção do hormônio antidiurético e a sensação de sede. Em consequência, a excreção de urina é reduzida e o consumo de agua aumentado.
Ferro Formas existentes: diferenças entre Fe heme e Fe não heme, Fe 2+ e Fe 3+ Ferro heme: alimentos de origem animal. Presente na hemoglobina, na mioglobina → forma orgânica. Ferro não heme: Plantas e produtos de origem animal → forma inorgânica. Fe 2+ (forma ferrosa, menos oxidada e mais solúvel) Fe 3+ (forma férrica, mais oxidada, menos solúvel) 
Absorção de Fe dietético (heme e não heme)
- Ferro Não HemeO balanço normal de ferro é regulado pela sua absorção intestina. O ferro inorgânico é solubilizado e ionizado pelo suco gástrico=, reduzido a Fe++ e quelado. A absorção pode ocorrer em qualquer local do intestino delgado, mas é mais eficiente no duodeno. Antes de ser captado pela borda em escova das células da mucosa, os átomos de Fe devem primeiro atravessar a camada de muco. O Fe++ atravessa a camada de muco mais rapidamente para alcançar a borda em escova, em que é ligado a proteínas ligantes de Fe, que transferem o ferro para dentro da célula. - Ferro hemeO grupo heme pode ser absorvido intacto (como metaloporfirina) diretamente pelascélulas da mucosa após a remoção da globina pelas enzimas proteolíticas gástricas e duodenais, ou a porção proteica pode ser removida no epitélio da mucosa. Uma vez dentro da célula, o ferro é liberado do heme pela enzima hemeoxigenase, formando Fe++ e protoporfirina e a partir de então é processado de maneira análoga.
Fatores que aumentam a absorção de Fe: Fisiológicos: Deficiência de ferro, hemocromatase; gravidez (na segunda metade do período destaconal); eritropoiese aumentada (anemia). Dietéticos e intraluminais: Ácido ascórbico; ácido cítrico; ácido succínico; Açúcar; aminoácidos sulfurados (cisteína); produtos da digestão de carnes de bovinos e de aves. 
Fatores que reduzem a absorção de Fe: Fatores fisiopatológicos: saturação de ferro; trânsito intestinal acelerado; síndrome de má absorção; aquilia ou acloridia; doenças crônicas (artrite reumatóide) ; doenças que causam anomalias na mucosa intestinal (doença celíaca).
Fatores dietéticos e intraluminais: precipitação por alcalinização; fosfatos (fosfato de cálcio); filatos (hexafosfato de mioinositol); ingestçao de compostos alcalinos ou de antiácidos; proteína do leite, albumina, gema de ovo e proteína de soja; afé e chá; fibra e farelos de arroz, trigo, milho, nozes, amendoim; ingestão concomitante de sais de ferro e zinco. 
Distribuição de Fe nos alimentos - Em ordem decrescente: fígado, mariscos, ostras, rim, coração, carnes magras, aves e peixes. - Feijões, grãos integrais e frutas secas → melhores fontes vegetais, mas com biodisponibilidade menor.
Funções do Fe Formação dos glóbulos vermelhos ;Transporte de O2 e CO2 ; Transferência de elétrons; Reações de oxidação-redução ; Produção de energia celular; Poteção ao sistema imunológico; Conversão de β-caroteno em vitamina A; Síntese do colágeno; Formação de purinas (ácido nucleico) ;Remoção de lipidos do sangue; Destoxificação de drogas do fígado; Produção de anticorpos; Síntese de carritina; Sintese DNA e divisão celular ; Sintexe de tiroxina (T4) e triiodotironina (T3)
Principal efeido da deficiência de de Fe: Anemia e diminuição de enzimas dependentes de Fe
Função do Cromo O cromo potencializa a ação da insulina, restabelecendo a tolerância á glicose.

Outros materiais