Buscar

relatorio de estagio em ed inf. 2016 ESA

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ESTACIO DE SÁ
Prática de Ensino e Estágio Supervisionado em Docência de Educação Infantil
Milena Fabiane Vieira da Costa
Rio de Janeiro- 2016
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
Prática de Ensino e Estágio Supervisionado em Docência de Educação Infantil
Relatório exigido como parte dos requisitos para conclusão da disciplina de Prática de Estágio Supervisionado em Docência de Educação Infantil sob a orientação da Professora Maria de Fatima Fernandes Rodrigues
 
 Curso: Pedagogia
Rio de Janeiro- 2016
AGRADECIMENTOS
Agradeço primeiramente a Deus, depois aos meus pais por me darem todo incentivo aos estudos desde sempre, ao meu marido por me apoiar e à minha filha, que me observa e me tem como espelho, sempre diz que vai ser professora quando crescer.
“Professor não é o que ensina, mas sim o que desperta no aluno a vontade de aprender.” 
 (Jean Piaget)
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO................................................................................................04
2 CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA E DA TURMA OBSERVADA................05
2.1 CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA.............................................................05
CARACTERIZAÇÃO DA TURMA E ASPECTOS A SEREM OBSERVADOS............................................................................................07
3 DESENVOLVIMENTO E ANÁLISE DAS ATIVIDADES OBSERVADAS E REALIZADAS
...........................................................................................................................08
4 CONSIDERAÇÕES FINAIS...........................................................................09
REFERÊNCIAS.................................................................................................10
ANEXOS...........................................................................................................11
ANEXO 1...........................................................................................................11
ANEXO 2 ..........................................................................................................12
INTRODUÇÃO
O estágio em Educação Infantil é relevante, pois é através dele que o formando em Pedagogia estabelece relação entre a teoria e a prática, bem como tem a oportunidade de conhecer e analisar a atuação do profissional de Educação Infantil em sua ação pedagógica. Além de elaborar, executar, e avaliar um Projeto de Intervenção Pedagógica, que contribui significativamente para formação do estudante de Pedagogia, ao estabelecer o processo de ação-reflexão-ação (Vásquez; 1968 apud Pimenta; 1995).
O presente estágio de docência na Educação Infantil teve como objetivos, aprimorar a prática em sala de aula, propiciar a aproximação da realidade profissional por meio da participação em situações reais de trabalho, envolvendo supervisores, estudantes e campo de estágio.
Nesse relatório viso demonstrar um pouco da minha realidade escolar, que por vezes se baseiam nos métodos abordados até aqui ensinados no Ensino Normal e também aqueles mais ressaltados na Universidade Estácio de Sá. Leciono há 8 anos no segmento da Educação Infantil, porém vejo que cada ano que passa, nós professores, temos que encontrar o novo na educação. Não basta transmitir o conhecimento, temos que vivê-los e mostrá-los de forma real para nossos alunos.
 Minha expectativa para apresentação desse relatório é que seja algo a cooperar com a minha formação, com êxito na minha participação e algo a ser seguido como exemplo por meus colegas.
 
 04
CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA E DA TURMA OBSERVADA
2.1 - CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA
Trabalho na Instituição Sociedade Educacional Rocha (unidade 2), com o nome fantasia Jardim Escola Primeiros Sonhos, onde a direção é composta pela Diretora Lúcia Rocha , Diretora Pedagógica Monique Sixel e coordenadora Martha Medeiros, já existe há 15 anos, situada no Rio de Janeiro, no bairro Vila da Penha, que atende crianças a partir de 2 anos na Ed. Infantil até o primeiro segmento do Ensino Fundamental (1 º ao 5º ano).
É um centro educativo que visa cultura, arte e conhecimento, tendo como base o aluno como construtor do conhecimento por meio da interação social e que pode ser um agente de transformação social.
A instituição conta com uma completa infra-estrutura: salas de aula amplas e adequadas à faixa etária; espaço esportivo; uma pequena área verde; parque infantil; salas de eventos com práticas de ballet, jazz e teatro ;sala de jogos (com uma novidade “play tab” com jogos interativos pedagógicos), sala de atendimento aos responsáveis, recepção, secretaria, biblioteca; refeitório, pátio para realizações de atividades e brincadeiras diversas, banheiros masculinos e femininos. 
Há um ambiente de afetividade e respeito entre todos, que proporciona às crianças acolhimento e segurança ao se sentirem amadas e respeitadas.
 As salas são organizadas em espaços diversificados e flexíveis, pois permitem modificações no decorrer do ano, essa organização propicia espaço de convivência, oportunidades para que assumam pequenas responsabilidades, tomem decisões, discutam seus pontos de vista, façam escolhas, expressem seus pensamentos através de diversas linguagens. As atividades realizadas pelas crianças ficam em exposição, fazendo parte também da organização da sala. Esses espaços favorecem o desenvolvimento da autonomia da criança ao escolherem o espaço desejado para realizarem suas atividades em pequenos grupos ou individualmente. Elas têm a oportunidade de criar, imaginar, fantasiar, brincar de diferentes maneiras, contribuindo para o desenvolvimento da imaginação, representação, linguagem e
 socialização. 
 05
. Também descentraliza a figura do professor, onde a criança é a figura principal na ação pedagógica. A equipe docente trabalha de forma unida, tanto no segmento de ed. Infantil, quanto no Ensino Fundamental 1, pois temos a perspectiva do aluno ser crescente na instituição e que o triunfo de uma turma equivale ao da outra. A equipe pedagógica está sempre disposta a ajudar, orientando os docentes, nos informando sobre palestras em diferentes locais sobre educação inclusiva, diferentes metodologias de ensinar, prática e brincadeiras na Ed. Infantil. No geral, os funcionários trabalham para o bem-estar escolar para as crianças que o frequentam e os demais funcionários.
 A parceria entre escola e família é visível quando a direção propõe diversas atividades culturais durante o ano letivo como: festas, feiras, passeios, reuniões, etc; que fortalecem o vínculo da família com a escola do aluno inserido no meio daquela comunidade escolar. Isso reflete intensamente no comportamento daquele aluno durante o ano letivo.
O PPP da Instituição condiz no ato de formar, informar e transformar o indivíduo para o exercício pleno da cidadania. O PPP deve atender às necessidades de uma determinada comunidade na qual se insere, compreender as reais condições de vida, além de integrar e uniformizar esse grupo social. 
Os professores têm grande valor no PPP, pois são conhecedoras das etapas do desenvolvimento das crianças, e atuam de modo a estimulá-las, respeitando, as características individuais de cada uma, nesse contexto. Portanto a escola faz prática do uso e da portabilidade do seu PPP, proporcionando situações que desenvolvam sociabilidade , cultivo de valoressociais e morais e conhecimento de mundo.
 06 
2.2 - CARACTERIZAÇÃO DA TURMA E ASPECTOS A SEREM OBSERVADOS
Assim que iniciamos o tema: “Reciclar é tão bom” os alunos contribuíram para o nosso projeto a partir de cantorias, confecção dos trabalhos e todos foram muito participativos. Os materiais foram trazidos pelas crianças que com a ajuda da família, vizinhos e amigos foram juntando o material necessário para a construção de dois trabalhos: “Chá de bonecas” e “Boliche dos Minions”, sendo separados por gênero feminino e masculino . Esse projeto foi todo baseado na construção com materiais recicláveis como: garrafas pets, caixas de leite,etc. Foi muito produtivo, no final do projeto fizemos uma apresentação aos responsáveis, baseando-se no conto:”O soldadinho de chumbo” onde um boneco é desperdiçado por está quebrado. Todos se envolveram e no final brincamos muito.
A rotina diária da sala de aula é estabelecida pela professora no começo da aula, na roda de conversa, onde são mostradas as atividades às crianças que serão realizadas no dia, colocadas no relógio da rotina, proporcionando as crianças uma certa autonomia, e organização, pois estão conscientes das atividades que vão realizar no dia. A rotina diária ou semanal das crianças é a roda de conversa o parque (onde ficam os brinquedos maiores e o tanque de areia), atividades dirigidas, lanche, hora da fruta, espaços, educação física, aula de inglês, aula de música e hora do conto.
A organização das atividades na Educação Infantil é em forma de Projetos, atividades diversificadas e atividades permanentes. Os “Espaços de aprendizagem” são utilizados como suporte para o desenvolvimento dos Projetos, das atividades diversificadas e das atividades permanentes.
A Avaliação dessas aulas diárias e até mesmos de projetos baseados em uma, duas ou mais semanas são através das observações feita diariamente pelo educador, através das participações dos alunos, visto seu entusiasmo e sua alegria em aprender.
07
DESENVOLVIMENTO E ANÁLISE DAS ATIVIDADES OBSERVADAS E REALIZADAS
A forma de trabalho com as crianças é de maneira lúdica e interativa, visto que procuro sempre atender a criança em primeiro lugar, colocando sua prática em construção, visando que o aluno deve sim ser autônomo e buscar soluções para os problemas que encontrar no dia a dia. “A infância é o maior tempo de criatividade do ser humano”-Jean Piaget.
O que mais me encanta na instituição em que trabalho é perceber a criança como sujeito ativo no processo de formação. 
As salas de educação infantil são organizadas por espaços dentro de um mesmo ambiente onde as crianças ao seu tempo desenvolve várias atividades e habilidades durante o dia. 
Os espaços possuem cada um uma característica diferente que estimula à leitura, imaginação e criatividade.
Durante as aulas, umas das atividades mais marcantes foi o lançamento do numeral 18, tratamos de colocar em prática o Projeto Tamar onde atribui uma pesquisa em sala de aula, proporcionando o prazer de saber como a tartaruga nasce, até quantos anos sobrevive, fizemos contagem com papéis confeccionando ovos (18) dentro do fundo da garrafa pet, vimos vídeo explicando que a mesma estaria em extinção em pleno séc. 21. Enfim abordamos o tema num todo envolvendo disciplinas de matemática, natureza e sociedade e linguagem. Foram atividades contribuintes para formar um cidadão consciente com o meio ambiente, entre outros objetivos.
As atividades são desafiadoras, significativas e integradas, proporcionam
às crianças investigarem a realidade observando, explorando, fazendo perguntas, criando hipóteses, experimentando possibilidades e partilhando ideias e sentimentos.
08
 
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Como educadora acredito que para ministrar aulas com sucesso, é necessário utilizar a práxis pedagógica e saber utilizar a transposição didática. Não basta apenas ter o domínio do conteúdo, é necessário transmiti-lo com uma linguagem acessível ao aluno trocando experiência e levando em consideração o conhecimento prévio do educando.
É na sala de aula que o professor exerce sua influência direta sobre a formação e comportamento dos alunos.
O professor que consegue transpor a sua linguagem científica para a linguagem ensinável consegue um nível de aprendizado maior em sua turma do que aquele que fica apenas no nível científicode conhecimento. Como estudante de Pedagogia acredito que a mesma propicia este ato docente que em qualquer etapa do ensino é de suma importância, inclusive na Educação Infantil.
 09 
REFERÊNCIAS 
PIMENTA, S. G. O estágio na formação de professores: Unidade entre teoria e
prática? INEP/ Relatos de pesquisa- Série documental; nº25, maio/1995, p.16-25.
Revista de educação Construir Notícias/numero 89
Manual do Estagiário - Curso de Pedagogia. Unesa 
RJ, 2016.
10
ANEXOS
Anexo 1
Projeto Reciclar
Objetivos: 
Conhecer as lixeiras recicláveis, suas respectivas cores, como utilizá-las e como isso mudaria a rotina do lixo na comunidade.
Criar objetos e brinquedos com materiais recicláveis.
Compreender a importância dos animais para nosso meio ambiente.
Aprender a manter organização dentro e fora do espaço escolar, cuidando do ambiente para todos.
-Música: pato injuriado Bia Bedran
Desenvolvimento:
Apresentação da música para os alunos;
Indagação/perguntas/diálogos sobre o tema abordado;
Confecção das lixeiras com papelão, cola, tinta, tesoura.
Ensino do uso com as lixeiras criadas pelos alunos;
Criação de um brinquedo com materiais recicláveis: garrafas pet, tampinhas de garrafa, papelão, resto de tecidos, etc.
Brincadeiras com os materiais criados, registro com desenhos e confecção de um mural de fotos do projeto abordado.
Dança da música abordada no projeto.
Avaliação: Observação diária na participação e entusiasmo dos alunos com o projeto.
Duração: 2 semanas.
11
 
Anexo 2
 Lançamento número 18
-Fundamentação no projeto Tamar
Objetivos:
Contagem dos números 0 a 18;
Refletir sobre a importância das tartarugas marinhas para o nosso meio ambiente;
Solucionar práticas que podemos exercer para permanência das tartarugas em nosso ambiente;
Conhecimento da vida marinha da tartaruga.
Desenvolvimento:
Colocamos em prática: “O que é projeto Tamar?”/ Quando surgiu?/ Por quê?/ Pra quê?
Contagem dos 18 ovinhos dentro do casco da tartaruga.
Confecção do casco da tartaruga com garrafa pet.
Exposição das tartarugas em sala de aula
Registro da atividade no caderno com escrita dos numerais e desenho das tartarugas comtempladas.
Conclusão: Os alunos farão uma pesquisa em casa com os responsáveis de figuras com a letra T de tartaruga.
Encerramento : Na outra aula apresentarão suas pesquisas.
 12

Outros materiais