Buscar

Teorias de Aprendizagem e Condicionamento

Prévia do material em texto

1)TEORIAS
 Thordike: aprendizagem por ensaio e erro. Lei negativa=punição.a fixação das conexões E – R, depende também dos efeitos que acompanham tais respostas e não apenas do fato de ocorrerem conjuntamente.
PAVLOV condicionamento clássico. Associar um estímulo neutro a um estímulo que provoca uma reação. Aprender - desaprender
Skinner condicionamento operante. É provável que o comportamento recompensado se repita. Comportamento baseado em estímulos e respostas.( estimulo-resposta-reforço e punição – extinsão
2)DIFERENCIE
ENC – Estímulo não condicionado. É sempre da necessidade, do biológicoO alimento na boca dispara automaticamente o reflexo salivar do cão
EC – estímulo condicionado.relaciona-se com o aprendido,ensinado. O estímulo sonoro previamente irrelevante que agora dispara a salivação condicionada
3)CONCEITUE:
Aquisição é o momento em que um dado é assimilado por meio dos sensores externos. Essa informação pode ser armazenada por segundos ou anos.
Aprendizagem inicial da relação estímulo-resposta
O tempo entre a apresentação do estímulo neutro e o estímulo não condicionado deve ser inferior a 30 segundos
Extinção e Recuperação EspontâneaExtinção – diminuição da resposta que ocorre quando o EC (sinal sonoro) não sinaliza mais um ENC (alimento) iminente
Recuperação espontânea – o reaparecimento de um (enfraquecida) RC depois de uma pausa para descanso
Generalização Quando a pessoa possui o mesmo tipo de resposta, na situação que é exposto a estímulos similares ao da aprendizagem (Estímulo condicionado), 
Tendência para responder a estímulos semelhantes ao EC
Discriminação Habilidade aprendida para distinguir entre um estímulo condicionado (que prediz o ENC) e outro estímulo irrelevante
Reforço -reforço aumenta um comportamento
Reforço positivo – recompensa. fortalece uma resposta ao apresentar um estímulo tipicamente agradável depois de uma resposta.
Reforço Negativo - ação que evita uma consequência indesejada. fortalece a resposta ao reduzir ou remover um estímulo adverso. Ao contrário do pensamento popular, o reforço negativo remove o evento adverso.)
Punição - reforço diminui um comportamento.
consequência desagradável ou nociva após determinada resposta
4) DIFERENÇA:
Modelagem se refere ao processo de aproximação sucessiva de um comportamento desejado através da aplicação de reforços (condicionamento operante). um procedimento no qual reforços, como comida, orientam gradualmente as ações dos animais em direção ao comportamento desejado.
Modelação se refere ao processo de aprendizagem social (através de um modelo).o comportamento de um observador se modifica em consequência à exposição do comportamento de um modelo.
5) CONCEITUE
Desamparo aprendido - processo através do qual organismos expostos repetidamente a estímulos aversivos inevitáveis passam a ignorar a relação entre seu comportamento e os resultados ambientais
6) Explique a reciprocidade triádica de Bandura.
Reciprocidade triádica: Aprendizagem por imitação da mesma maneira como aprendizagem por observação. O observador adquire novos padrões de resposta que não faziam parte de seu repertório comportamental.
modelo de determinação recíproca entre o am biente, a conduta e os fatores pessoais (cognitivos, emocionais, etc) o resultado do que ele denominou de causação triádica recíproca, que é a interação entre indivíduo (I), comportamento (C) e ambiente (A) num sistema de determinismo recíproco. Cada um desses fatores atua com forças diferentes cuja intensidade depende da situação e do indivíduo. 
7) Qual a importância da auto eficácia e da auto regulação na teoria de Bandura?Auto eficácia é a crença na capacidade de realizar ações que produzirão um efeito desejado e que interfere na escolha dos comportamentos, no desempenho e, por isso, no controle da vida. A autoe cácia depende de experiências de domínio (experiências passadas), da modelagem social (experiências vicárias), da persuasão social e dos estados emocionais e físicos. autorregulação é a capacidade de regu- lar os próprios comportamentos. Ela envolve estratégias reativas, responsáveis por reduzir a discrepância entre realidade e objetivos, e as estratégias proativas, incum- bidas de de nir novos e maiores objetivos. A autorregulação é regida por fatores externos (fornecedores de padrão de avaliação e reforçamento), e por fatores in- ternos, que compreendem a auto-observação (monitoração do comportamento), o processo de critério e a autorreação (produção de autorreforço e autopunição). 
8) Qual a relação entre modelos congru e incongru
Modelos congruentes (modelação verbal compatível com a modelação comportamental) são mais eficazes do que os modelos incongruentes.
9)Como é adquirido o comportamento inato e como ele se manifesta (padrões fixo de atuação) ? 
São comuns a todos os membros da mesma espécie;
São executados quase sempre da mesma maneira;
Quando iniciados são completados e tendem a resistir à mudança;
Não exigem treino específico e normalmente resultam de um determinado estímulo ambiental. 

10. Conceitue aprendizagem significativa para Ausubel? 
Primeiras propostas psicoeducativas que tentam explicar a aprendizagem escolar e o ensino
estimula uma reflexão individual, de modo que cada aluno busque na sua própria experiência uma relação desta mesma com o conteúdo que está sendo transmitido . 
11. Como se da aprendizagem na teoria de Gestalt? 
Aprendizagem por “insight”:
Descoberta súbita de solução depois de várias tentativas;
Reestruturação perceptual da situação (integrar passado e presente, novos configurações perceptuais)
“Introversão”, “visão interior”: realce de um processo interno de ver claramente as coisas;
Percepção de relações entre eventos ou coisas anteriormente não percebidas como aspectos fundamentais, 
Vê e aplicar a relação “correta” para a solução de uma tarefa;
Vê a situação total de uma nova maneira: inclui compreensão das relações lógicas ou percepção das conexões entre meios e fins. 
12. Conceitue assimilação, acomodação e adaptação para Piaget. 
Assimilação é o processo cognitivo pelo qual uma pessoa classifica um novo dado perceptual, motor ou conceitual às estruturas cognitivas prévias (WADSWORTH, 1996). Ou seja, quando a criança tem novas experiências (vendo coisas novas, ou ouvindo coisas novas) ela tenta adaptar esses novos estímulos às estruturas cognitivas que já possui. 
Acomodação pode ser de duas formas, visto que se pode ter duas alternativas: Criar um novo esquema no qual se possa encaixar o novo estímulo, ou
Modificar um já existente de modo que o estímulo possa ser incluído nele.
Após ter havido a acomodação, a criança tenta novamente encaixar o estímulo no esquema e aí ocorre a assimilação. Por isso, a acomodação não é determinada pelo objeto e sim pela atividade do sujeito sobre este, para tentar assimilá-lo. O balanço entre assimilação e acomodação é chamado de adaptação. 
Adaptação é um processo dinâmico e contínuo no qual a estrutura hereditária do organismo interage com o meio externo de modo a reconstituir-se. Ela é a essência do funcionamento intelectual e biológico. É um movimento de equilíbrio contínuo entre a assimilação e a acomodação, que são processos distintos, porém indissociáveis que compõem a adaptação, processo este que se refere ao restabelecimento de equilíbrio. O indivíduo modifica o meio e é também modificado por ele. A adaptação intelectual constitui-se então em um "equilíbrio progressivo entre um mecanismo assimilador e uma acomodação complementar" 
13. Descreva as fases de desenvolvimento de Piaget; 
➢ SENSÓRIO MOTOR 0 A 2 ANOS 
A partir de reflexos neurológicos básicos, o bebê começa a construir esquemas de ação para assimilar mentalmente o meio. A inteligência é prática. As noções de espaço e tempo são construídas pela ação. O contato com o meio é direto e imediato, sem representação ou pensamento. 
Exemplos:
O bebê pega o que está em sua mão; "mama" o que é posto em sua boca; "vê" o que está diante de si. Aprimorando esses esquemas, é capazde ver um objeto, pegá-lo e levá-lo a boca. 
➢ PRÉ- OPERATORIO 2 A 7 ANOS 
Também chamado de estágio da Inteligência Simbólica . Caracteriza-se, principalmente, pela interiorização de esquemas de ação construídos no estágio anterior (sensório-motor). A criança deste estágio: 
É egocêntrica, centrada em si mesma, e não consegue se colocar, abstratamente, no lugar do outro. Não aceita a idéia do acaso e tudo deve ter uma explicação (é fase dos "por quês"). 
Já
Possui
Deixa
Exemplos:
Mostram-se para a criança, duas bolinhas de massa iguais e dá-se a uma delas a forma de salsicha. A criança nega que a quantidade de massa continue igual, pois as formas são diferentes. Não relaciona as situações 
➢ OPERATORIO CONCRETO 7 A 11 ANOS 
A criança desenvolve noções de tempo, espaço, velocidade, ordem, casualidade, ..., já sendo capaz de relacionar diferentes aspectos e abstrair dados da realidade. Não se limita a uma representação imediata, mas ainda depende do mundo concreto para chegar à abstração. 
Desenvolve a capacidade de representar uma ação no sentido inverso de uma anterior, anulando a transformação observada (reversibilidade).
Exemplos:
despeja-se a água de dois copos em outros, de formatos diferentes, para que a criança diga se as quantidades continuam iguais. A resposta é afirmativa uma vez que a criança já diferencia aspectos e é capaz de "refazer" a ação. 
➢ OPERATORIO FORMAL 12 ANOS EM DIANTE 
A representação agora permite a abstração total. A criança não se limita mais a representação imediata nem somente às relações previamente existentes, mas é capaz de pensar em todas as relações possíveis logicamente buscando soluções a partir de hipóteses e não apenas pela observação da realidade. Em outras palavras, as estruturas cognitivas da criança alcançam seu nível mais elevado de desenvolvimento e tornam-se aptas a aplicar o raciocínio lógico a todas as classes de problemas. 
Exemplos:
Se lhe pedem para analisar um provérbio como "de grão em grão, a galinha enche o papo", a criança trabalha com a lógica da ideia (metáfora) e não com a imagem de uma galinha comendo grãos. 
14. Quais as principais características da teoria de Vygotsky; 
pode agir percepção / por simulação, "como global sem discriminar se". detalhes. fatos. se levar pela aparência sem relacionar 
resultado de um processo sócio histórico; 
linguagem central neste processo 
aprendizagem enfatizada 

Cerne da teoria - aquisição de conhecimentos pela interação do sujeito com o 
meio.
Análise genética na compreensão do desenvolvimento dos processos mentais 

Filogenético: desenvolvimento da espécie humana. 

Ontogenético: desenvolvimento do indivíduo dentro da sua espécie. 

Sociogenético: história dos grupos sociais. 

Microgenético: história de processos psicológicos específicos da história 
singular de cada sujeito. 

Capacidades Mentais: desenvolvem-se a partir da comunicação e interação com o meio, através da aquisição de experiências dos outros. 

Ser Social: o ser humano é essencialmente um ser social. 

Desenvolvimento - pressupõe a inserção do homem em um ambiente histórico- 
cultural
Linguagem: instrumento central no desenvolvimento humano. Através dela transmite-se o legado cultural das gerações anteriores 
Aprendizagem e desenvolvimento 
Aprendizagem essencial ao ser social
Desenvolvimento: maturação biológica (depende do sistema nervoso); e aprendizagem (necessária para o desenvolvimento das funções psicológicas superiores – consciência, intenção, planejamento, ações voluntárias).
A aprendizagem produz desenvolvimento de um esquema intelectual. 
Desenvolvimento e aprendizagem estão relacionados desde o nascimento da criança 
– a aprendizagem resulta do desenvolvimento e este não ocorre sem aprendizagem. 

• há uma potencialidade no homem que, a partir da relação com o meio, é colocada em ação.

Outros materiais