Buscar

Avaliando aprendizado de Psicomotricidade

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201607287828)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	De acordo com a Sociedade Brasileira de Psicomotricidade, o psicomotricista é o profissional da área de saúde e educação que:
		
	 
	Cuida do homem na aquisição, no desenvolvimento e nas alterações afetivas, cognitivas e orgânicas.
	 
	Pesquisa a integração somatopsíquica
	 
	Atua no tratamento de disfunções corporais de maneira isolada.
	 
	Analisa o corpo em movimento sem contar com a relação entre o mundo interno e externo.
	 
	Previne distúrbios do desenvolvimento neuropsicomotor.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201607989623)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Segundo a Sociedade Brasileira de Psicomotricidade esta é "A ciência que estuda o homem através do seu corpo em movimento e em relação ao seu mundo interno e externo." Considerando o histórico da Psicomotricidade marque V para verdadeiro e F para falso: [ ] Dupré foi um dos primeiros autores a sugerir uma independência da debilidade motora de um possível correlato neurológico, ele compartilhava do paradigma que chamamos de "anátomo-clínico", onde para cada lesão haveria um correspondente cortical. [ ] Sherington, neurologista russo, estudava por meio de experiências com cães, as relações de "estímulo-resposta". Este estudo deu origem ao condicionamento operante. [ ] Henry Wallon sugeriu que o movimento humano seria um instrumento na construção do psiquismo e que existia uma relação entre movimento e afeto, emoção, meio ambiente e hábitos do indivíduo. Então, a sequencia será:
		
	 
	[F]; [F]; [V]
	 
	[V]; [V]; [V]
	 
	[F]; [V]; [V]
	 
	[F]; [F]; [F]
	 
	[V]; [F]; [V]
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201607281324)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A cinestesia refere-se ao sentido posicional do corpo e ao sentido do movimento. Assinale a alternativa que define qual estrutura psicomotora é avaliada levando-se em consideração os aspectos anteriores, qual é o principal elemento neurofisiológico de auxílio na execução da função solicitada e a sua área de controle, segundo Luria.
		
	
	Conhecimento do orpo. Exteroceptividade. Segunda unidade funcional de Luria.
	
	Estruturação espaço-temporal. Exteroceptividade. Primeira unidade funcional de Luria.
	
	Conhecimento do corpo. Proprioceptividade. Primeira unidade funcional de Luria.
	 
	Conhecimento do corpo. Proprioceptividade. Segunda unidade funcional de Luria.
	
	Estruturação espaço-temporal. Exteroceptividade. Terceira unidade funcional de Luria.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201607824683)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Marque a única alternativa correta.
		
	
	Nenhuma das respostas está correta.
	
	Freud não conseguiu realizar os estudos para a compreensão do inconsciente. Para ele os conceitos como transferência e pulsão são insignificantes do ponto de vista psicomotor
	
	Em 1950 o psiquiatra Charcot realizou pesquisas sobre o surgimento do inconsciente
	
	Sheriton (1906) em seus estudos não conseguiu descrever a ação integrada do Sistema Nervoso, isto é, seu papel na regulação das condutas de um organismo em interação com o meio.
	 
	Ernest Dupré definiu a Síndrome da Debilidade motora, ressaltando que a mesma é composta por sincinesias (movimentos involuntários que acompanham uma ação), paratonias (incapacidade para relaxar voluntariamente uma musculatura) e inabilidades, sem que sejam atribuídos a eles danos ou lesão localizada.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201607926034)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A compreensão da importância da psicomotricidade no processo de alfabetização exige concepções de vários autores, desde a prática pedagógica, a intervenção de autores ligados a teoria da psicomotricidade, para compreender o desenvolvimento dos processos psicológicos básicos e superiores das crianças no âmbito de sua formação. A psicomotricidade e o processo de alfabetização configuram-se como uma relação mútua e dialógica para o desenvolvimento das estruturas cognitiva, física e social. Com base nesta afirmação, analise um trecho do texto de Ajuriaguerra (1983): "O ato motor não pode ser concebido como o funcionamento de sistemas neurológicos justapostos. (...) Só podemos compreender a ação quando consideramos o ponto inicial, o desenvolvimento e a finalidade que esta ação pretende alcançar." Assinale a alternativa que NÃO corresponde ao texto. (Concurso Modificado)
		
	
	O movimento não deve ser analisado pelo prisma anatômico e mecanicista;
	
	Os mecanismos dos sistemas piramidal, extrapiramidal e cerebelar não são suficientes para responder pela execução dos movimentos;
	
	Outros componentes de ordem cognitiva, afetiva e social acompanham o ato motor, e é nesse quadro que a psicomotricidade deve trabalhar;
	
	Faz-se necessário também abordar o significado do ato motor como comportamento, vivenciado na relação da criança com os outros;
	 
	O diagnóstico das funções nervosas é o ponto que responde pelos vários tipos de distúrbios psicomotores.

Outros materiais