Buscar

Discursivas SISTEMAS DE TECNOLOGIAS APLICADAS Á GESTÃO PÚBLICA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

SISTEMAS DE TECNOLOGIAS APLICADAS Á GESTÃO PÚBLICA
DEFINA COM SUAS PALAVRAS TECNOLOGIA:
Estudo dos instrumentos, processos e métodos empregados nos diversos ramosindustriais. Conhecimento técnico e científico e as ferramentas, processos e materiais criados e /ou utilizados a partir de tal conhecimento.
"PAPERTAB OU TABLET FLEXÍVEL, PODE SER A MAIOR REVOLUÇÃO DO MERCADO DA MÍDIA IMPRESSA DE TODOS OS TEMPOS. EMBORA AINDA NÃO PASSE DE UM PROTÓTIPO, PESQUISADORES DA INTEL EM PARCERIA COM A UNIVERSIDADE DO QUEENS E ALIADOS A COMPANHIA BRITÂNICA PLASTIC LOGIC, APRESENTARAM NA CES 2013 INCRÍVEIS TABLETS FLEXÍVEIS DA ESPESSURA DE UMA FOLHA DE PAPEL. OS PROTÓTIPOS TEM POUCO MAIS DE 10 POLEGADAS COM CAPACIDADE DE TRANSFERIR INFORMAÇÕES ENTRE SI E EQUIPADOS COM PROCESSADORES INTEL CORE I5. AINDA NÃO HÁ PREVISÃO PARA LANÇAMENTO DO PRODUTO, PORÉM ESPECIALISTAS ACREDITAM QUE NO PRAZO INFERIOR A DEZ ANOS A GRANDE MAIORIA DOS TABLETS E NOTEBOOKS SERÃO FINOS COMO FOLHAS DE PAPEL." (DISPONÍVEL EM HTTP://WWW.ALEXANDREPORFIRIO.COM/2013/01/08/NOTICIAS/) PODEMOS OBSERVAR NO TEXTO ACIMA QUE NOVOS PRODUTOS DIGITAIS PROPORCIONAM CADA VEZ MAIS COMODIDADE E CONFORTO PARA AS PESSOAS. COM BASE NESSE TEXTO, DESCREVA DETALHADAMENTE A RELAÇÃO EXISTENTE ENTRE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE.
Trata-se de uma relação contínua, recíproca e de determinação mútua. Os cientistas realizam pesquisas e descobertas sobre novos materiais, novos comportamentos e propriedades dos elementos químicos e substâncias existentes na natureza. A partir daí, surgem as inovações tecnológicas sob a forma de produtos industrializados, os quais serão ofertados para a sociedade, que irá tirar proveito de seus benefícios. A sociedade demanda e se beneficia das inovações tecnológicas da indústria, que por sua vez tem seu suporte nas descobertas e pesquisas científicas.
EXISTEM VÁRIAS ABORDAGENS SOBRE A REGULAMENTAÇÃO DA PROFISSÃO DE INFORMÁTICA. DENTRE ESSAS ABORDAGENS EXISTEM OS PRINCÍPIOS, QUE DEVERIAM SER OBSERVADOS EM UMA EVENTUAL REGULAMENTAÇÃO DA PROFISSÃO SEGUNDO A SOCIEDADE BRASILEIRA DE COMPUTAÇÃO. A PARTIR DESSA AFIRMAÇÃO DESCREVA DETALHADAMENTE OS TRÊS PRINCÍPIOS DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE COMPUTAÇÃO.
1. Exercício da profissão de Informática deve ser livre e independer de diploma ou comprovação de educação formal.
2. Nenhum conselho de profissão pode criar qualquer impedimento ou restrição ao princípio acima.
3. A área deve ser Auto-Regulada.
A INCLUSÃO DIGITAL É A DEMOCRATIZAÇÃO DO ACESSO ÀS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO, DE FORMA A PERMITIR A INSERÇÃO DE TODOS NA SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO. PARA QUE ELA ACONTEÇA, SÃO NECESSÁRIOS 3 (TRÊS) ELEMENTOS BÁSICOS. CITE-OS, DESCREVENDO CADA UM DELES, E TAMBÉM INDIQUE QUAIS OS ESFORÇOS DO GOVERNO PARA QUE ACONTEÇA A INCLUSÃO DIGITAL.
Elementos básicos: computador, acesso à rede e o domínio dessas ferramentas pois não basta apenas o cidadão possuir um simples computador conectado à internet que iremos considerar ele, um incluído digitalmente. Ele precisa saber o que fazer com essas ferramentas.
Esforços: Computador para todos Telecentros; Programa Banda Larga nas escolas; Computador portátil para professores; Quiosque do cidadão.
CITE DUAS DESVANTAGENS PARA UM TELETRABALHADOR:
-Isolamento pessoal e profissional;
- Redução das oportunidades profissionais (promoções);
- Problemas familiares (interrupções e concentração).
"AQUECIMENTO GLOBAL, ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS, O EXCESSO DE LIXO: NO ÂMAGO DE ALGUMAS DAS PRINCIPAIS PREOCUPAÇÕES QUE AFLIGEM A HUMANIDADE HOJE, ESTÁ A QUESTÃO DA SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL - A NOÇÃO DE QUE, SE CONTINUARMOS UTILIZANDO OS RECURSOS NATURAIS NO MESMO PASSO QUE SEGUIMOS DESDE A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL, OS DANOS À BIOSFERA SERÃO IRREVERSÍVEIS, CAUSANDO EXTINÇÕES EM MASSA E ATÉ MESMO COLOCANDO A VIDA HUMANA EM RISCO. (...) NESSE CONTEXTO, SURGE A TI VERDE, OU A IDÉIA DE QUE É POSSÍVEL CRIAR E UTILIZAR TECNOLOGIAS QUE LEVARÃO AO CRESCIMENTO SEM AGREDIR O MEIO AMBIENTE, SEMPRE COM FOCO NO AUMENTO DE PRODUTIVIDADE (...)".
COM BASE NO TEXTO TIRADO DO SITE HTTP://IMASTERS.COM.BR VEMOS A IMPORTÂNCIA DA TIVERDE. CITE E COMENTE OS BENEFÍCIOS DE PELO MENOS QUATRO AÇÕES ADOTADAS PELAS EMPRESAS PARA TORNÁ-LAS CADA VEZ MAIS VERDES.
Criar ambientes que tornem viável projetos com foco em sustentabilidade;
Manter regras que controlem as emissões de carbono;
Procurar se adequar às regulamentações ligadas ao meio-ambiente;
Adotar políticas de gerenciamento de energia.
EXISTEM VÁRIAS ABORDAGENS QUE NOS AUXILIAM A ENTENDER A EVOLUÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA DO HOMEM CONTEMPORÂNEO. DENTRE ESSA S ABORDAGENS EXISTE O DETERMINISMO TECNOLÓGICO, QUE INCLUSIVE ABRANGE O CHAMADO DE EFEITO FRANKENSTEIN, QUE DEFENDE A IDEIA DE QUE UMA MÁQUINA OU UM SISTEMA QUANDO EM AÇÃO TEM VIDA PRÓPRIA, NÃO PODENDO SER CONTROLADA(O). A PARTIR DESSA AFIRMAÇÃO DESCREVA DETALHADAMENTE AS IDEIAS DEFENDIDAS PELOS DETERMINISTAS TECNOLÓG ICOS.
De acordo com os deterministas tecnológicos, as tecnologias são consideradas como a principal causa das mudanças na sociedade, "... e são vistas como a condição fundamental de sustentação do padrão da organização social". Os deterministas tecnológicos interpretam a tecnologia como a base da sociedade no passado, presente e até mesmo no futuro. "Novas tecnologias transformam a sociedade em…...
OS DADOS NORMALMENTE SÃO SUBMETIDOS A ATIVIDADES DE PROCESSAMENTO COMO CÁLCULO, COMPARAÇÃO, SEPARAÇÃO, CLASSIFICAÇÃO E RESUMO. ESSAS ATIVIDADES ORGANIZAM, ANALISAM E MANIPULAM DADOS, CONVERT ENDO-OS EM INFORMAÇÃO PARA OS USUÁRIOS FINAIS. A QUALIDADE DE TODOS OS DADOS ARMAZENADOS EM UM SISTEMA DE INFORMAÇÃO TAMBÉM DEVE SER MANTIDA POR UM PROCESSO ININTERRUPTO DE ATIVIDADES DE CORREÇÃO E ATUALIZAÇÃO."
JUSTIFIQUE O TEXTO ACIMA E DÊ UM EXEMPLO, ABORDANDO OS DADOS RECEBIDOS COMO ENTRADA, SENDO PROCESSADOS E CONVERTENDO-SE EM INFORMAÇÃO PARA O USUÁRIO FINAL.
A informação é transmitida de várias formas para os usuários finais e colocada à disposição deles na atividade de saída. Ameta dos sistemas de informação é a produção de produtos de informação apropriados para os usuários finais, incluem-se entre os produtos comuns da informação; mensagens, relatórios, formulários e imagens gráficas, que podem ser fornecidos por monitores devídeo, respostas em áudio, produtos de papel e multimídia, gerando informações valiosas e úteis.
EXPLIQUE AS ATIVIDADES QUE ESTÃO ENVOLVIDAS EM UM SAD.
1) Análise do tipo what-it: sua função é observar como as mudanças de variáveis (introduzidas pelo usuário final) selecionadas afetam outras variáveis;
2) Análise de sensibilidade: observa como mudanças repetidas em uma única variável afetam outras variáveis;
3) Análise de busca de metas: esse tipo de análise fixa um valor-alvo para uma variável e, em seguida, altera repetidas vezes as outras variáveis até que o valor-alvo seja alcançado.
4) Análise de otimização: seu objetivo é encontrar um valor ótimo para variáveis selecionadas, dadas certas limitações.
DEFINA COM SUAS PALAVRAS O QUE É DATA WAREHOUSE:
Tem por objetivo armazenar dados que foram extraídos dos vários bancos de dados de uma organização, sejam esses dados operacionais, externos ou de outra espécie qualquer. É um repositório centralizado dos dados já trabalhados, transformados e catalogados, ou seja, dados prontos para serem utilizados por gerentes e outros profissionais para mineração de dados
DEFINA COM SUAS PALAVRAS SOFTWARE:
Podemos dizer que é a parte lógica, ou seja, o conjunto de instruções e dados processado pelos circuitos eletrônicos do hardware. Toda interação dos usuários de computadores modernos é realizada através do software, que é a camada, colocada sobre o hardware, que transforma o computador em algo útil para o ser humano.
DEFINA COM SUAS PALAVRAS O QUE É CIBERESPAÇO:
O ciberespaço é o novo meio de comunicação que surge da interconexão mundial dos computadores. O termo especifica não apenas a infra-estrutura material da comunicação digital, mas também o universo oceânico de informações que elaabriga, assimcomo os seres humanos que navegam e alimentam esse universo.
NEGÓCIOS ELETRÔNICOS SÃO DEFINIDOS COMO SENDO QUALQUER FORMA DE TRANSAÇÃO NA QUAL AS PARTES INTERAGEM ELETRONICAMENTE, AO INVÉS DE COMPRAS FÍSICAS OU CONTATO FÍSICO DIRETO. EXISTEM ALGUMAS CATEGORIAS DE NEGÓCIO ELETRÔNICO. CITE E DESCREVA 3 (TRÊS) DESTAS CATEGORIAS, MOSTRANDO AS SUAS VANTAGENS.
Negócio-a-Nagócio:Conhecido Também como B2B, tem o foco corporativo e está relacionado com a interação comercial entre duas organizações na concretização de alguma transação de compra ou venda.
Governo-a-Negócios:Conhecido também como G2B, compreende ações como a transferência para a Internet de grandeparte dos processos eletrônicos de compra dos governos.
Governo-a-Cidadão:Conhecido também como G2C, atende a vida do cidadão com serviços de licenciamento de
veiculos e pagamento de IPVA dentre outros como pagamento de impostos pelo ReceitaNet, o cidadão está cada
vez mais interagindo com o governo de forma eletrônica.
VANTAGENSGERAIS SOBRE O NEGÓCIO CONVENCIONAL: - Dá ao cliente mais opções de escolha e customização; - Diminui o tempo e custo de busca e escolha tanto para clientes quanto para fornecedores; - Expande mercados locais e regionais para nacionais e internacionais, com níveis mínimos de capital, estoque e funcionários.
DEFINA COM SUAS PALAVRAS CIÊNCIA:
Gabarito: Conjunto organizado de conhecimentos relativos a certas categorias de fatos ou fenômenos.
Toda ciência, para definir-se como tal, deve necessariamente recortar, no real, seu objeto próprio, assim como definir as bases de uma metodologia específica: ciências físicas e naturais. A ciência é o esforço para descobrir e aumentar o conhecimento humano de como a realidade funciona.
SEGUNDO AS CATEGORIAS DE NEGÓCIOS ELETRÔNICOS, COMO VOCÊ DEFINIRIA: GOVERNO-A-CIDADÃO: 
Conhecido também como G2C, atende a vida do cidadão com serviços de licenciamento de veículos e pagamento de IPVA dentre outros como pagamento de impostos pelo ReceitaNet, o cidadão está cada vez mais interagindo com o governo de forma eletrônica. 
DEFINA COM SUAS PALAVRAS O QUE É UM SISTEMA DE INFORMAÇÃO BASEADO EM INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL:
Armazenam e disponibilizam o conhecimento e as experiências de especialistas. Esses SI´ssão geralmente conhecidos como "Expert Systems" (ES), quando fornecem, eles mesmos, soluções para determinados problemas, e como "Expert Support Systems" (ESS), quando fornecem informações extraídas das bases de conhecimento de profissionais e executivospara auxiliá-los no processo de tomada de decisão.
O QUE PODEMOS FAZER JÁ PARA CONTRIBUIRMOS COM A SUSTENTABILIDADE E A TI VERDE (CITE QUATRO ATITUDES)? 
- Tirar da tomada carregadores de bateria e de celulares, quando eles não estiverem em uso.
- Utilizar equipamentos multifunção.
- Não imprimir as mensagens de correio eletrônico.
- Divulgar os conceitos da TI Verde. 
QUAL A DIFERENÇA ENTRE UM SISTEMA DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS E UM SISTEMA DE APOIO A DECISÃO:
Os Sistemas de Informação Gerencial devem ser capazes de fornecer a informação certa à pessoa certa e na hora certa. O principal objetivo de um MIS (Management Information System) é ajudar uma empresa a alcançar seus objetivos, oferecendo percepções detalhadas a seus administradores a respeito de operações diárias da organização. Enquanto um MIS auxilia uma organização a ¿fazer as coisas corretas¿, um DSS (Decision Support System) é usado para dar apoio a decisão em problemas específicos. O foco de um DDS é na eficiência da tomada de decisões diante de uma situação em que são apresentados problemas não estruturados. Os sistemas de apoio à decisão podem trazer aumentos na lucratividade, reduções nos custos e melhores produtos e serviços.

Outros materiais