Buscar

america espanhola

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Clique para editar o estilo do título mestre
Clique para editar o estilo do subtítulo mestre
*
*
*
América Espanhola
*
*
*
O que os Espanhóis encontraram aqui na América....
Três grandes impérios, além de dezenas de outros povos, que encontravam-se subjugados aos grandes centros populacionais, viviam nas regiões almejadas pelos espanhóis.
O termo índio foi utilizado desde o primeiro momento por Colombo, que acreditava ter chegado ás Índias Ocidentais. Hoje, popularmente, o termo é associado ao pouco desenvolvimento, à ausência de civilização. Só que se atentarmos bem para a grandiosidade desses impérios, veremos que índio apenas é uma palavra mal utilizada nos dias atuais. Seu real significado remete a população que os europeus encontraram na América. Os historiadores referem-se a esses homens, hoje, como ameríndios.
*
*
*
Maias, Astecas e Incas
Esses três grupos são considerados, pelos historiadores, como sociedades agrícolas.
Eram materialmente desenvolvidos, tinham hierarquia social bem definida e possuíam um complexo sistema de exploração agrícola.
Não possuíam propriedade privada. As terras eram, normalmente, da comunidade. O Estado controlava a produção das aldeias, coordenando as obras coletivas.
Dominavam comunidades vizinhas, exigindo tributos e prestação de serviços, como a mita, que era um trabalho coletivo obrigatório para o grupo dominante.
Politeístas, acreditavam em vários deuses, normalmente associados a natureza. Para eles, política e religião caminhavam juntas.
*
*
*
Exemplos da escrita asteca
*
*
*
As viagens de Cristovão Colombo
 Colombo em suas quatro viagens afirmou ter chegado as Índias Ocidentais. Com isso, acabou esquecido por mais de cem anos. Recebeu as glórias por ter descoberto a América mais de cem anos depois do feito.
Ele ficou impressionado com a riqueza ostentada pelos índios e pela organização daquelas sociedades.
O primeiro viajante que afirmou ter chegado em novas terras foi Américo Vespúcio. Portanto, o nome do continente é uma homenagem a ele. 
*
*
*
Processo de colonização
Principais colonizadores:
			 Hernán Cortez
Conquistou os império asteca.
Quando chegou a sede do império Asteca, Montezuma, imperador dos astecas, acreditou que era o Deus Quetzalcoatl que voltava do exílio para vingar-se. A chegada de Cortés ao México em 1519 coincidiu com a data precisa do calendário maia que indicava a chegada de Quetzalcoatl para reclamar a cidade de Tenochtitlán. 
*
*
*
			Francisco Pizzaro
 Conquistou a rica região do Peru e destruiu o Império Inca.
Seus relatos sobre as riquezas encontradas na região animaram as forças colonizadoras.
Como ocorreu o processo de colonização???
 Utilização da violência extrema, duras guerras foram travadas com a população local.
Pólvora
Doenças
Cavalos
As capitulações eram contratos em que a Coroa concedia permissão para explorar, conquistar e povoar terras, fixando direitos e deveres recíprocos 
 Os adelantados eram colonizadores que recebiam o direito da Coroa, em troca de tributos, de construir fortalezas, fundar cidades, catequizar os índios. 
*
*
*
Sociedade colonial
Os casamentos entre espanhóis e indígenas era desmotivados, como uma forma de manutenção do controle dos espanhóis sobre os índios. Ou seja, a miscigenação não ocorreu de forma tão intensa quanto em outras experiências coloniais, como no Brasil.
Espanhóis
Chapetones: Colonos nascidos na Espanha que gozavam de amplos poderes políticos. Formavam a elite política.
Criollos: Colonos descendentes de espanhóis, nascidos na América. Formavam a elite econômica e participavam da vida política local.
*
*
*
Índios
Eram livres,em sua maioria, mas encontravam-se completamente subjugados. Não possuíam liberdade religiosa, sendo obrigados a se converterem ao cristianismo. Não tinham nenhum acesso a vida política e muitas vezes prestavam trabalho obrigatório aos colonos.
	
Sistema de trabalho compulsório indígena
 Mita – Sistema que impunha o trabalho obrigatório, principalmente nas regiões mineradoras, o durante determinado tempo, a índios escolhidos por sorteio em suas comunidades. Recebiam baixos salários como remuneração pelo tempo de trabalho prestado.
Encomienda- Sistema de trabalho obrigatório não remunerado, em que os índios eram confiados a um espanhol, o encomendero, que se comprometia a catequizá-los.
*
*
*
Existiam escravos africanos na América Espanhola?
Sim, a mão-de-obra escrava africana foi utilizada, em menor escala, na América Espanhola.
No entanto, pela existência de abundante mão-de-obra indígena, concentrada, não foi tão utilizada quanto no Brasil.
Outra peculiaridade marca a presença desses homens nos domínios espanhóis. A Espanha não realizava o tráfico negreiro. Para legitimar a vinda dos traficantes de outros lugares, a Coroa expedia o Asiento, que era um documento que permitia o exercício dessa atividade a alguns homens específicos por tempo delimitado.
*
*
*
Divisão do território colonial
*
*
*
Administração Colonial
Casa de Contratação Sediada em Sevilha, para organizar o comércio e fiscalizar o pagamento do quinto.
Conselho das Índias Funcionava como Supremo Tribunal de Justiça, nomeava funcionários e regulamentava a administração das colônias.
Espanha
Audiências Administravam os Vice-Reinos e seus membros eram os chapetones
Cabildos/AyuntamientosAdministravam as Capitanias Gerais e seus membros eram os criollos.
*
*
*
Economia Colonial
 A exploração mineradora foi a atividade econômica mais importante na América Espanhola 
 A exploração mineradora foi a atividade econômica mais importante na América Espanhola 
A mineração tornou-se responsável pelo desenvolvimento de atividades secundárias, complementares, diversificando a produção nas regiões vizinhas, responsáveis pelo abastecimento das minas, com produtos agrícolas - batata, milho, tabaco e cana de açúcar - sendo que os dois últimos destinavam-se à exportação; desenvolveram também a atividade criatória, fornecendo mulas e cavalos para as minas. Mais tarde a pecuária se desenvolveu na região sul, fornecendo couro e charque à metrópole 
 A produção artesanal indígena foi permitida, porém passou a ser controlada pela burocracia espanhola na colônia.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais