Buscar

ESTAGIO EDUCAÇÃO INFANTIL

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER
ALUNA: Neide Augusta Martins
RU:1751383
TURMA: Pedagogia segunda licenciatura
ESTÁGIO SUPERVISIONADO: DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
BELO HORIZONTE
2017
CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER
ALUNA: Neide Augusto Martins
RU:1751383
TURMA: Pedagogia segunda licenciatura
Relatório de Estágio Supervisionado Docência na Educação Básica: Apresentado ao curso de Licenciatura em Pedagogia segunda licenciatura do Centro Universitário Internacional Uninter
 
Belo Horizonte
2017
 
 
 
SUMÁRIO 
 
 
1.Introdução...............................................................................................................03 
2. Desenvolvimento....................................................................................................04 
2.1 Descrição da 1ª etapa de estágio: educação infantil ...........................................04 
2.2 Concepção pedagógica Escola Municipal Vereador Antonio Menezes...............04 
2.3 Descrição e análise reflexiva das atividades de estágio supervisionado.............05
2.4 Plano de ação (etapa 1 – educação infantil) ......................................................06 
2.5 Objetivos específicos............................................................................................07 
2.6 Síntese do assunto...............................................................................................08 
2.7 Conclusão.............................................................................................................08 
3.Desenvolvimento.....................................................................................................09 3.1 Etapa II – Descrição da Segunda etapa do Estágio: Anos Iniciais do Ensino Fundamental...............................................................................................................09 3.2 Concepção pedagógica da Escola Municipal Vereador Antônio Meneses..........09 3.3 Descrição e análise reflexiva das atividades de estágio supervisionado.............10 .3.4 Plano de Aula......................................................................................................12 3.4.1 Conteúdo...........................................................................................................12
3.4.2 Objetivos............................................................................................................12 3.4.3 Síntese..............................................................................................................13 3.4.4. Desenvolvimento de aula.................................................................................13 3.4.5 Recursos didáticos ...........................................................................................13 3.4.6 Avaliação...........................................................................................................13 3.4.7 Considerações finais.........................................................................................14 4.Referências bibliográficas.......................................................................................15 5.Anexos.....................................................................................................................16
Introdução 
 
O presente relatório tem como objetivo documentar minhas experiências do estágio de Educação Infantil, apresentará à descrição do local do estágio, período de duração, as atividades desenvolvidas e reflexões sobre a prática realizada. O estágio de docência na Educação Infantil e fundamental teve como objetivos, aprimorar a prática dos estudos realizados em sala de aula, proporcionar aproximação concreta da realidade profissional, através de situações cotidianas de trabalho, envolvendo toda uma equipe pedagógica. No estágio temos a oportunidade de vivenciar, tudo o que acontece na escola, como planejar conforme a realidade dos alunos,pensar sobre nossas práticas, e também aprender as formas de agir, em todo contexto escolar. As atividades presenciadas neste processo se tornam essenciais quando percebemos que o desenvolvimento de nossas competências são prioritárias para uma atuação pedagógica qualificada. Por meio delas, é possível refletir o quanto tais atividades contribuem para o aprendizado dos alunos e para nossa formação continuada. 
2. Desenvolvimento 
2.1 Etapa I - Descrição da Primeira etapa do Estágio: Educação Infantil
A escola de Educação Infantil é um espaço reservado a educação, que é organizado e planejado para atender crianças de 0 a 6 anos. É papel das escolas de Educação Infantil desenvolver, todas as formas de linguagens, fazendo a mediação entre a criança e a cultura, possibilitando seu acesso a novas fontes de conhecimentos. As escolas devem desempenhar um papel fundamental para possibilitar o desenvolvimento e aprendizagem dos alunos. Precisam conhecer a realidade dos alunos, que chegam até as escolas, isto é, conhecer os saberes, valores e práticas nos quais eles estão se constituindo, assim como conhecer as especificidades e necessidades dessa faixa etária levando em conta, seus conhecimentos na organização de suas propostas pedagógicas.
2.2 Concepção pedagógica da Escola Municipal Vereador Antônio Meneses 
A escola Municipal Vereador Antônio Menezes foi fundada em 1988, a estrutura física da escola é muito boa, proporcionando segurança aos alunos e funcionários, possui 7 salas de aula que são amplas e iluminadas com turnos matutino e vespertino , classes com vinte e cinco alunos em média, possui 02 banheiros adequados ao tamanho das crianças, banheiros de acesso a cadeirantes. A escola possui 01 sala para diretoria, 01 sala para secretaria, 01 sala para xerografia, 01 sala de vídeo, 02 banheiros para funcionários, 01 lavanderia, 01 sala para professores, 01 auditório, 01 biblioteca arejada e iluminada, 01 sala de informática, 02 pátios, 01 quadra de esportes, 01 cantina e 01 parque para recreação.
O quadro de funcionários é formado por 35 pessoas, sendo professores, diretores, coordenadores, secretárias, cozinheiras e faxineiras. A escola atende a educação infantil e fundamental dos anos iniciais. A escola possui um calendário escolar com um total de 200 dias letivos e férias durante o mês de julho, tendo eventos comemorativos como: semana santa, dia das mães, dia dos professores, festa junina,festa da família, dia das crianças entre outros. De acordo com a lei127-96, de 04 de abril de 2013, que altera a LDB número 9394-96, as crianças devem freqüentar 60%do total das horas.
 2.3 Descrição e análise reflexiva das atividades de estágio supervisionado
Foi observada a turma de educação infantil, da sala 05 com crianças de cinco anos de idade do turno da manhã regida pela professora Elivânia Vaz, que é formada em pedagogia e possui 18 anos de experiência em sua área, sua forma de planejamento é semanal, onde possui um dia destinado a este fim, sua turma é composta de 25 crianças que são organizadas em fila para todas as atividades fora de sala, possui uma sala de aula bem equipada com armários, carteiras adequadas ao tamanho dos alunos, material didático, como livros, revistas, recortes, clã, giz de cera, lápis de cor, algodão e etc. A turma é tranqüila, participativa, interagem de forma positiva e tem boa interação nas atividades propostas pela professora, dentre eles foi observado dois alunos com dificuldade de aprendizagem, onde de acordo com o relato da professora, foi solicitada reunião com a família para esclarecimentos e acompanhamento médico para eventuais providências, foi observado que muitas das atividades são xerografadas, outras atividades são copiadasdo quadro, que fazem rodas, cantam músicas infantis fazendo gestos, danças, fazem atividades de colorir, psicomotricidade ou aula de movimento são as nomenclaturas usadas para as aulas de educação física que acontecem duas vezes na semana.
Observação do conteúdo da sala de aula: Linguagem escrita – Vogais e encontros vocálicos. Traçado das vogais com letra cursiva. Discriminação visual e identificação escrita de vogais em palavras e frases. Traçados dos encontros vocálicos ao, ao, ai, ia, oi, io, ou, ui, ua, ei, eu. 
Em matemática foi observada a aula apresentando noções de grandeza e medidas .Grosso – fino / largo – estreito .Grande – pequeno – médio .Mesmo tamanho – maior – menor .Alto –baixo / curto – comprido .Muito – pouco / cheio – vazio.
Natureza e sociedade, nesta aula foi observado que a professora trabalhou a importância da água e do ar para os seres vivos, mostrou como os animais e os homens precisam da água e do ar para sobreviver bem como o cuidado e respeito ao meio ambiente.
Educação artística: Pintura livre e dirigida com uso de giz de cera e lápis de cor. 
Em linguagem oral e escrita foi desenvolvido a identificação e escrita dos encontros vocálicos em palavras e frases.
Nesta aula a professora trabalhou matemática noção de posição de costas, de frente, de cima, de baixo,na frente , atrás ,entre, primeiro , último ,dentro ,fora .Antes e depois.Atividades livres no pátio de rodas de músicas, brincadeiras e parquinho.
 A rotina diária da sala de aula é apresentada pela professora no início da aula, ela tem uma conversa, onde são mostrada às crianças as atividades que serão realizadas no dia, colocadas no relógio da rotina, proporcionando as crianças autonomia, e organização, pois estão conscientes das atividades que vão realizar no dia.
2.4 PLANO DE AÇÃO (ETAPA 1 – EDUCAÇÃO INFANTIL) 
Identificação: 
Instituição: Escola Municipal Vereador Antônio Menezes
Professora: Elivania Vaz 
Estagiária: Neide Augusta Martins 
Turma: Educação infantil- Idade: cinco anos de idade 
Número de alunos: 25 
Tempo de duração da aula: 4 aulas 
Eixo Trabalhado e Conteúdo: Natureza e Sociedade “Cultura indígena” 
Objetivos: 
Possibilitar às crianças o acesso a cultura indígena
Explorando suas características, seus locais de vivência e costumes
2.5 Objetivos específicos: 
 Oportunizar as crianças o contato com alguns animais; 
 Proporcionar o desenvolvimento de sentimentos positivos em relação aos 
Promover a cultura indígena respeito, proteção, valorização; 
 Desenvolver a percepção auditiva e visual; 
 Promover a participação em atividades que envolvam histórias, brincadeiras, pinturas, vídeos e canções que se relacionam com o tema proposto; 
 Oportunizar o conhecimento de algumas diferenças e semelhanças entre 
os índios; 
 Promover o desenvolvimento da linguagem; 
 Desenvolver a expressão oral e corporal, coordenação motora, percepção 
auditiva e visual; 
 Estimular a fantasia, imaginação e a afetividade; 
Recursos/ Materiais utilizados: 
I. Vídeos, músicas, histórias sobre os índios e sua cultura: 
Vídeo Nossos índios, nossas histórias 
https://www.youtube.com/watch?v=64MISgBIr9A
II. Painel de fotos; 
III. Música 1,2,3 indiozinhos; 
IV. Contação de história; 
V. Pintura Facial;
VI. Releitura da história “Tupã, um índio forte!”. 
2.6 Síntese do assunto:
Os Índios despertam a atenção das crianças por serem de uma cultura diferente da nossa, são coloridos, enfeitados, cheios de vida, com seus costumes e danças 
Despertam um real fascínio e curiosidade nas crianças. Trabalhar com os índios atende os interesses das crianças e contribui para ampliação de seus conhecimentos, bem como, valorizar a cultura quanto conhecer os costumes, dando às crianças a oportunidade de desenvolver atitudes de respeito com os índios. 
2.7 Conclusão:
Para concluir o estágio realizamos uma atividade com música. As crianças escolheram várias músicas que fazem parte de seu dia-a-dia. Com a tentativa de ilustrar e auxiliada pela professoras escolhemos a música 1, 2, 3 indiozinhos para complemento dos materiais e execução da música como atividade conclusiva do estágio, onde as crianças entenderam a atividade proporcionada e tiveram a oportunidade de obter um pouco mais de conhecimento sobre a cultura indígena.
A experiência do Estágio Supervisionado em Educação Infantil foi gratificante e de grande importância, muito contribuiu para minha prática pedagógica, pois foi possível colocar em prática os conhecimentos adquiridos durante o curso de pedagogia. Porém, despertou mais interesse em desenvolver meus estudos, ocupando um lugar de um agente de transformações junto às crianças. Pois elas são seres sociais que demonstram capacidades afetivas, emocionais cognitivas. E essas crianças necessitam de todo afeto e dinamicidade para desenvolver conhecimento e habilidades. O estágio contribuiu bastante para minha formação enquanto aluna e educadora. Mediante a prática procurei refletir o papel de uma educadora, que busca formar cidadãos críticos e conscientes na sociedade.
3 Desenvolvimento 
3.1 Etapa II – Descrição da Segunda etapa do Estágio: Anos Iniciais do Ensino Fundamental
A escola de Educação Infantil e de ensino fundamental é um espaço reservado a educação, que é organizado e planejado para atender crianças de 0 a 11 anos de idade. É papel das escolas de Educação Infantil e fundamental desenvolver, todas as formas de linguagens, fazendo a mediação entre a criança e a cultura, possibilitando seu acesso a novas fontes de conhecimentos. As escolas devem desempenhar um papel fundamental para possibilitar o desenvolvimento e aprendizagem dos alunos. Precisam conhecer a realidade dos alunos, que chegam até as escolas, isto é, conhecer os saberes, valores e práticas nos quais eles estão se constituindo, assim como conhecer as especificidades e necessidades de suas faixas etárias levando em consideração, seus conhecimentos na organização de suas propostas pedagógicas.
3.2 Concepção pedagógica da Escola Municipal Vereador Antônio Meneses 
A escola Municipal Vereador Antônio Menezes foi fundada em 1988, situada na Rua Carlos Torrezane, número 190, Bairro Letícia, oferece o ensino fundamental dos anos iniciais a comunidade, tem uma boa estrutura física e pedagógica seguindo os parâmetros do projeto político pedagógico, que é compreendido como processo de ação participativa grupal com pessoas interagindo politicamente em função das necessidades, interesses e objetivos comuns. Busca um maior envolvimento na ação educativa, considerada responsabilidade de todos os membros da comunidade escolar e Civil. 
E uma escola bem organizada que atende a uma comunidade de classe média baixa, possui 7 salas de aula que são amplas e iluminadas com turnos matutino e vespertino ,as classes tem vinte e cinco alunos em média, possui 02 banheiros adequados ao tamanho das crianças, banheiros de acesso a cadeirantes. A escola possui 01 sala para diretoria, 01 sala para secretaria, 01 sala para xerografia, 01 sala de vídeo, 02 banheiros para funcionários, 01 lavanderia, 01 sala para professores, 01 auditório, 01 biblioteca arejada e iluminada, 01 sala de informática, 02 pátios, 01 quadra de esportes, 01 cantina e 01 parque para recreação.
O quadro de funcionários é formado por 35 pessoas, sendo professores, diretores, coordenadores, secretárias, cozinheiras e faxineiras. A escola atende a educação infantil e fundamental dos anos iniciais. A escola possui um calendário escolar com um total de 200 dias letivos e férias durante o mês de julho, tendo eventos comemorativos como: semana santa, dia das mães, dia dos professores, festa junina, festa da família, dia das crianças entre outros. De acordo com a lei127-96, de 04 de abril de 2013, que altera a LDB número 9394-96, as crianças devem freqüentar 60%do total das horas.
3.3 Descrição e análise reflexiva das atividades de estágio supervisionado
Foi observada a turma do quinto ano, da sala 07 com crianças dedez anos de idade do turno da manhã regida pela professora Marly Cruz, que é formada em pedagogia e possui 20 anos de experiência em sua área, sua forma de planejamento é semanal, onde possui um dia destinado a este fim, sua turma é composta de 24 crianças que são organizadas em fila para todas as atividades fora de sala, possui uma sala de aula bem equipada com armários, carteiras adequadas ao tamanho dos alunos, material didático, como livros, revistas, recortes, lã, giz de cera, lápis de cor, algodão e etc. A turma é participativa, interagem de forma positiva e tem boa interação nas atividades propostas pela professora, foi observado que algumas das atividades são xerografadas, outras atividades são copiadas do quadro, fazem atividades de colorir, as aulas de educação física que acontecem duas vezes na semana. As salas de aula são ambientes bem agradáveis e ventilados. Ao observar a turma do quinto ano percebe-se que são alunos interessados que devemos conhecer suas características desenvolver suas potencialidades, reconhecer seus limites para o crescimento e desenvolvimento da identidade proporcionando uma conquista de autonomia. A capacidade que as crianças tem, a confiança em si próprias e o fato de sentirem -se aceitas, ouvidas, cuidadas e amadas oferecem segurança para a formação pessoal e social. A possibilidade de, efetuarem escolhas e assumirem pequenas responsabilidades, favorecem o desenvolvimento da auto-estima,o que é essencial para que as crianças se sintam confiantes e felizes. 
Foi observada na aula de matemática que professora desenvolveu números de Ordem crescente e decrescente, com explicações no quadro e posteriormente atividades em folha xerografada. Na aula de artes a professora trabalhou com a confecção de cartões para o dia das mães, recortes e cartolinas de cores variadas.
Na aula de Ciências a professora propôs uma Reflexão e discussão em grupo com o objetivo de Identificar comportamentos de higiene física, mental e social, fundamental para o estado de saúde. Na aula de artes a professora manteve o trabalho anterior confeccionando cartões destinados ao dia das mães.
Durante a aula de português, a professora trabalhou versos e rimas para trabalho do dia das mães. Em Educação física a professora trabalhou a dança das cadeiras o que foi muito divertido.
Foi observada que na aula de matemática a professora trabalhou leitura e escrita por extenso de numerais. Na aula de artes fizeram o término dos cartões das mães, ficaram lindos os trabalhos das crianças.
Na aula de português a professora trabalhou análise, compreensão e interpretação de minitextos. Na aula de educação física as crianças desenvolveram atividades como pinga bola e pula corda. 
Na aula de português os alunos desenvolveram uso da vírgula, ponto final, ponto de interrogação, ponto de exclamação, com atividades de fixação. Foi observada na aula de geografia que a professora propôs trabalhar meio ambiente reivindicando o direito de todos a uma vida plena num ambiente preservado e saudável.
3.4 Plano de Aula
Centro Universitário Internacional Uninter
Estagiária: Neide Augusto Martins, 
Ru:1751383
Escola: Escola Municipal Vereador Antônio Meneses
Disciplina: Metodologia Natureza e Sociedade – Tema: Cultura típica mineira
Professora regente: Elivania Vaz
3.4.1 Conteúdo: Cultura regional da cidade de Belo Horizonte
3.4.2 Objetivos: - Identificar o conhecimento prévio dos alunos referente à cultura e geografia e costumes regionais de sua cidade. 
- Que as crianças aprendam com diversificação da cultura e costumes da cidade de Belo Horizonte.
-Que elas tenham contato e aprendam as diferenças da cultura mineira, suas danças, comidas, músicas típicas e etnia.
- Ampliar seu conhecimento sobre a geografia, através de mapas, vídeos e músicas.
3.4.3 Síntese: - Possibilitar aos alunos a ampliação do conhecimento das características e principais da cultura de Belo Horizonte e suas diversidades aprendendo a respeitar as diferenças culturais e humanas.
3.4.4. Desenvolvimento de aula:
- Confecção com os alunos de um mapa de Minas Gerais (utilizando papel craft, tinta guache e pincéis: localizarão a cidade de Belo Horizonte fazendo uma pintura para que as crianças possam aprender sobre a localização geográfica de Belo Horizonte. A professora primeiramente conversará com os alunos a respeito do que entendem por cultura mineira, após explicará o conceito de cultura e pedirá aos alunos que comentem sobre comidas e danças de sua região. Após a conversa, a professora falará e mostrará figuras e fotos dos principais elementos característicos da história, geografia, etnia e cultura mineira: bandeira de Minas Gerais, carnaval, samba, cultura regional, comidas típicas de Belo Horizonte (feijoada, brigadeiro e pão de queijo). Após a conversa e explicação das características culturais, iniciará o processo de execução das atividades, oficinas referentes ao conteúdo aprendido: confecção de máscaras de carnaval, aula de culinária das comidas típicas mineiras (brigadeiro e pão de queijo), assistir a documentários e vídeos que apresentem a cultura mineira.
3.4.5 Recursos didáticos – lousa, giz, máscaras de carnaval, livros, fotos, computador, vídeos, lápis, canetinhas, papel sulfite, desenhos, cartolina, tecido de feltro, papel collorset, papel cartão, tinta guache, giz de cera, purpurina, lantejoulas, pincéis, glitter, lápis de cor, tesoura e etc. 
3.4.6 Avaliação – Avaliação diagnóstica, feita com o propósito de acompanhar o aprendizado dos alunos com relação aos conteúdos ensinados. 
3.4.7 Considerações finais:
As atividades são desafiadoras, significativas e integradas, proporcionam às crianças investigarem a realidade observando, explorando, fazendo perguntas, criando hipóteses, experimentando possibilidades e partilhando idéias e sentimentos. É necessário uma maior reflexão sobre o dia a dia na escola, para possibilitar ao educando uma educação autônoma, livre de repetições e baseadas na construção de perguntas e respostas, atingindo um conhecimento mais significativo e independente.De uma forma geral o estágio foi gratificante, prazeroso, somatório e os objetivos de aprendizado foram atingidos dentro do que foi proposto,contribuiu muito para minha formação enquanto aluna e educadora.
4 Referências bibliográficas - 
SILVA, Nilce da – Instruções básicas para elaboração de plano de aula (em grupo ou individual ou grupo-individual). São Paulo: USP: 2011 (Nota de Aula)
COMPANY, Grupo Galli. Jogos Smartkids [Internet]. São Paulo: Disponível em http://www.smartkids.com.br/jogos- educativos/ditado.html. Acesso em: 03 set. 2011.
Site http://www.google.com.br/imghp?hl=pt-BR&tab=wi Google Imagens para a procura das fotos e imagens a serem mostradas aos alunos nas aulas. Acesso em: 03 set. 2011.
Site https://www.youtube.com/watch?v=64MISgBIr9A Youtube vídeos para procura de vídeos.

Outros materiais