Buscar

Aula 10 Tipologia textual

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

DISCIPLINA: CCJ0129 - PORTUGUÊS INSTRUMENTAL
AULA 10: TIPOLOGIA TEXTUAL
Prof. Dr. Manoel Edson de Oliveira
1
TIPOLOGIA TEXTUAL # GÊNERO TEXTUAL
TIPOLOGIA TEXTUAL
	 Comumente relatamos sobre um acontecimento, um fato presenciado ou ocorrido conosco, expomos nossa opinião sobre determinado assunto, ou descrevemos algum lugar pelo qual visitamos, e ainda, fazemos um retrato verbal sobre alguém que acabamos de conhecer ou ver. É de fundamental importância sabermos classificar os textos dos quais travamos convivência no nosso dia a dia. Para isso, precisamos saber que existem tipos textuais e gêneros textuais.
TIPOLOGIA TEXTUAL
A tipologia do texto está relacionada a uma atitude nossa ao tomarmos a palavra para produzirmos um texto de determinado gênero, a saber: atitude de narrar, descrever, dissertar, expor ou influenciar o comportamento de nosso interlocutor. É por isso que, tradicionalmente, classificamos os textos da seguinte forma:
 • Narração;
 • Descrição;
 • Dissertação;
 • Exposição;
 • Injunção.
 
TIPOLOGIA TEXTUAL
Descrição – é o tipo de redação na qual se apontam as características que compõem um determinado objeto, pessoa, ambiente ou paisagem.
 Ex.: A cômoda era velha, de madeira escura com manchas provocadas pelo longo tempo de uso. As três gavetas possuíam puxadores de ferro em forma de conchas. Nas duas laterais, havia ornamentos semelhantes àqueles de esculturas barrocas. Os pés eram redondos e ornamentados.
 
TIPOLOGIA TEXTUAL
Narração – é a modalidade de redação na qual contamos um ou mais fatos que ocorreram em determinado tempo e lugar, envolvendo certos personagens.
 Ex.: “Em uma noite chuvosa do mês de agosto, Paulo e o irmão caminhavam pela rua mal iluminada que conduzia à sua residência. Subitamente foram abordados por um homem estranho. Pararam, atemorizados, e tentaram saber o que homem queria, receosos de que se tratasse de um assalto. Era, entretanto, somente um bêbado que tentava encontrar, com dificuldade, o caminho de sua casa.”
TIPOLOGIA TEXTUAL
Dissertação – é o tipo de composição na qual expomos ideias gerais, seguidas da apresentação de argumentos que as comprovem. 
 
 Ex.:  “Muitos debates tem havido sobre a eficiência do sistema educacional brasileiro. Argumentam alguns que ele deve ter por objetivo despertar o estudante a capacidade de absorver informações dos mais diferentes tipos e relacioná-las com a realidade circundante. Um sistema de ensino voltado para a compreensão dos problemas sócio-econômicos e que despertasse no aluno a curiosidade científica seria por demais desejável.”
TIPOLOGIA TEXTUAL
Exposição - tem como função principal INFORMAR. Quem escreve um texto expositivo tem como objetivo EXPLICAR um tema para o seu interlocutor. Usamos a tipologia expositiva para: esclarecer um conceito, apresentar um problema e soluções, analisar diferentes explicações e implicações sobre um fenômeno. A exposição ocorre em textos como artigos científicos, palestras, seminários etc. 
Exemplo no próximo slide:
TIPOLOGIA TEXTUAL
O telefone celular
	  A história do celular é recente, mas remonta ao passado –– e às telas de cinema. A mãe do telefone móvel é a austríaca Hedwig Kiesler (mais conhecida pelo nome artístico Hedy Lamaar), uma atriz de Hollywood que estrelou o clássico Sansão e Dalila (1949).  Hedy tinha tudo para virar celebridade, mas pela inteligência. Ela foi casada com um austríaco nazista fabricante de armas. O que sobrou de uma relação desgastante foi o interesse pela tecnologia.  Já nos Estados Unidos, durante a Segunda Guerra Mundial, ela soube que alguns torpedos teleguiados da Marinha haviam sido interceptados por inimigos. Ela ficou intrigada com isso, e teve a ideia:  um sistema no qual duas pessoas podiam se comunicar mudando o canal, para que a conversa não fosse interrompida. Era a base dos celulares, patenteada em 1940. 
TIPOLOGIA TEXTUAL
Injunção - indica como realizar uma ação. Utiliza linguagem objetiva e simples. Os verbos são, na sua maioria, empregados no modo imperativo, porém nota-se também o uso do infinitivo e o uso do futuro do presente do modo indicativo. A injunção ocorre em textos como previsões do tempo, receitas culinárias, manuais, leis, bula de remédio, convenções, regras e eventos. 
Ex.: Antes de entrar no elevador, verifique se o mesmo se encontra parado neste andar. 
 
GÊNERO TEXTUAL
Gêneros são “espécies” de textos com nome, forma e função socialmente reconhecidos.
Exemplos:
Habeas corpus
Queixa-crime
Parecer jurídico
Artigo científico
Artigo de opinião
Fábula
Etc.
EXERCÍCIOS
Identifique a tipologia predominante nos parágrafos que seguem, colocando: descrição, narração, dissertação ou injunção.
Parágrafo 1:
A vida de uma mulher não é fácil em parte alguma deste mundo. A sociedade machista impõe-lhe regras e destinos que ela jamais pode escolher. A mulher será sempre uma escrava totalmente submissa ao marido, às tradições, aos costumes e à hipocrisia dos...
EXERCÍCIOS
Parágrafo 2:
Como fazer um parto de emergência?
Mantenha a calma. Prepare uma superfície limpa para ela se deitar. Pegue uma tesoura e três pedaços de linha de 25cm. Ferva tudo por 10 minutos. Dobre um cobertor e coloque-o sobre a futura mamãe. Lave bem as mãos e as unhas com água e sabão. Quando as contrações aumentarem...
EXERCÍCIOS
Parágrafo 3:
	Maria das Dores, a filha bastarda do réu, ao contrário da filha que ele teve com a mulher com quem é casado, foi criada (e até hoje mora) numa casa simples, mas de cômodos bem amplos e confortáveis. Um jardim florido, com piscina e playground...
EXERCÍCIOS
Parágrafo 4:
	No dia 25 de junho de 2014, por volta das 22h40, Flávio Mendes saiu da faculdade em que cursa Direito. Dirigia-se a seu lar pela Avenida Morumbi, altura do número 800, onde foi abordado por policiais que, imediatamente, acusaram-no de furto ocorrido nas imediações.
EXERCÍCIOS
Parágrafo 5:
	Segundo Miguel Reale, o direito é a ordenação ética coercível, heterônoma e bilateral atributiva das relações sociais, na medida do bem comum. Sua definição, portanto, apresenta a soma das características gerais e distintivas das normas éticas.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes