Buscar

adelaide rezende

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
Brinquedoteca: espaço de 
formação, pesquisa e extensão
*
*
 
FORMAÇÃO
Curso de Formação de Brinquedista
 
*
*
Brinquedoteca – significado na formação profissional
*
*
PESQUISA
Para que exista um acompanhamento sistemático das crianças, é acordado entre a Universidade e as instituições, a ida e organização do mesmo grupo de crianças na brinquedoteca, sempre no mesmo dia e no mesmo horário. 
Estes grupos são acompanhados pelos brinquedistas (mínimo de dois e preferencialmente três).Os brinquedistas se revezam entre observar e mediar as brincadeiras das crianças. 
No final do semestre devem fazer um relatório em um modelo de artigo cientifico orientado pela coordenadora.
*
*
EXTENSÃO
São crianças de escolas ou creches públicas ou comunitárias que tem acesso a este serviço da universidade sendo acompanhadas sistematicamente por profissionais em formação que tem como orientação oferecer momentos de qualidade para as crianças, respeitando seu direito de brincar, a liberdade de escolha da atividade e um olhar atento por meio de um roteiro que enfatiza vários aspectos do desenvolvimento.
O curso de Formação de brinquedista é oferecido gratuitamente aos alunos de vários cursos da Estácio e as professoras das escolas ou creches comunitárias e públicas.
*
*
Campus da Universidade Estácio de Sá em que o projeto está sendo desenvolvido
 Recreio (escola municipal Perola Byington - creche privada Ladybug) Niterói (creche comunitária Rosalda Paim) Rebouças (dentro do campus da universidade - atende a creche Criança Sorriso e Chapeuzinho Marrom) Méier 
	(laboratório de produção de materiais lúdicos dentro da universidade)
*
*
Recreio - Campus Barra World
(Escola Municipal Pérola Byington – creche privada Ladybug)
*
*
Campus Niterói – creche comunitária Rosalda Paim
*
*
Rebouças
 (dentro do campus da universidade – atende a creche Criança Sorriso e Chapeuzinho Marrom) 
*
*
 Méier - Campus Millôr Fernandes
(laboratório de produção de materiais lúdicos dentro da universidade)
*
*
Ações de responsabilidade social desenvolvidas pelo projeto em 2009.1
Recreio (Barra World) Duas novas parcerias em duas instituições escolares diferentes: Escola Municipal Pérola Byington e Creche Escola Ladybug
Niterói
	Atendimento de 280 crianças de 2 a 5 anos de idade, moradoras das comunidades do centro de Niterói.
	Auxilio no trabalho das educadoras - as brinquedistas que participaram do projeto, no final do semestre em uma reunião com as professoras e a coordenadora pedagógica mostraram através de seus registros, detalhes dos comportamentos das crianças.
*
*
Méier (Millôr Fernandes)
Através da produção do laboratório, em comemoração ao dia 28 de maio (Dia Internacional do Brincar) oferecemos atividades lúdicas para as 500 crianças do Educandário São José e distribuímos os brinquedos construídos no laboratório.
Também participamos da festa junina do educandário com uma quadrilha e um casamento na roça interpretado pela equipe de brinquedistas. 
Rebouças
Através da parceria com o curso de Nutrição foi possível fazer a avaliação nutricional de todas as crianças e oferecer atividades lúdicas através de brincadeiras e jogos infantis que têm como tema a alimentação saudável.
Também realizamos a festa junina desta creche com o apoio do campus e a comunidade.
Criamos um novo serviço através da parceria com o curso de Letras que permitiu o estágio de dois alunos. Eles ofereceram apoio escolar para jovens de 8 a 15 anos, através dos jogos da brinquedoteca. Este serviço irá continuar neste semestre. 
*
*
Além dos serviços semanais também realizamos:
Atividades lúdicas no morro do Turano através de jogos de sucata da brinquedoteca em um evento da prefeitura a respeito do meio ambiente.
Oferecemos resgates de brincadeiras tradicionais na praça Afonso Pena em parceria com a Fundação Bradesco.
*
*
O que é meu é de
todos, e o que é de todos também é meu.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais