Buscar

planos 1 ao 6

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

DIREITO EMPRESARIAL II
Paloma Martins
SEMANA 01
Não. A firma social não pode conter o objeto da sociedade, conforme art. 1157 do CC.
O nome empresarial tem proteção em âmbito estadual. Não há necessidade de registro próprio, porém essa proteção decorre do registro dos atos constitutivos da sociedade em órgão competente. 
Objetiva
C
C
SEMANA 02
A sociedade era regular, isso é detinha personalidade jurídica, já que os atos constitutivos foram registrados dentro do prazo legal de 30 dias subsequentes a sua assinatura, sendo assim os efeitos retroagem.
Como se trata de uma sociedade limitada, Miguel só poderá cobrar de maria até o limite do capital social que ainda não foi integralizado, nesse caso 4 mil que faltavam para Joana integralizar. Isso se aplica já que os sócios de uma sociedade limitada respondem solidariamente pelo capital não integralizado. 
Objetiva
D
D
SEMANA 03
Sim. O capital social precisa estar totalmente integralizado, João precisa ser assistido ou representado por seus representantes legais (se absolutamente incapaz) e ele não pode ser administrador. Porém nesse caso todos os sócios são incapazes, havendo a necessidade de um administrador não sócio. 
A junta deve observar se o capital está totalmente integralizado, verificar se foi nomeado um administrador não sócio. Por fim na alteração contratual deve conter o reconhecimento da incapacidade e a nomeação do representante do incapaz.
Objetiva
C
B
SEMANA 04
Já é assunto de deliberação dos sócios a aprovação de contas, conforme prevê o art. 1071, I do CC., eximindo o conselho fiscal de tal atribuição.
A lei elenca as atribuições do conselho fiscal – podendo o contrato social determinar mais atribuições – e entre elas está a averiguação de erros, fraudes ou crimes, além de permitir a convocação de assembleia por motivos graves e urgentes (art. 1069, IV e V do CC.)
Objetiva
A
D
SEMANA 05
Excesso de capital. Superestimou-se o capital inicial da sociedade. A redução deve ser feita modificando-se o contrato social, lembrando que essa redução depende também dá não impugnação por parte dos credores no prazo de 90 dias.
Os credores não precisam necessariamente se manifestar, mas detém esse direito resguardados pelo art. 1084 §1 do CC.
A redução aprovada em assembleia por ¾ do capital social, deve ser averbada em órgão competente, e a partir daí aguarda-se 90 dias, prazo que o credor quirografário tem para opor-se ao deliberado.
Objetiva
E
A
SEMANA 06
A
C

Outros materiais