Buscar

Sociologia jurídica e judiciária AV1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 5 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Avaliação: CCJ0108_AV1_ » SOCIOLOGIA JURÍDICA E JUDICIÁRIA
	Tipo de Avaliação: AV1
	Aluno: 
	Professor:
	
	Turma: 
	Nota da Prova: 9,0 de 10,0  Nota do Trab.: 0    Nota de Partic.: 2  Data: 18/05/2016 
	 1a Questão (Ref.: 201512846503)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Leia os seguintes fragmentos de textos e responda: 1º) O processo de libertação não ocorre de forma linear. Ao longo da História, todas as instituições são capturadas dentro dos interesses e da lógica das classes dominantes. Cristovam Buarque. Na fronteira do futuro. Brasília: DUnB, 1998, p. 12. 2º)Para todos os seres humanos, é indispensável a vida em sociedade, e para que esta seja possível torna-se necessária uma organização pautada em princípios, ou seja, é preciso que exista uma ordem na qual as pessoas possam viver e conviver. Dalmo de Abreu Dallari. O que é participação política. Abril Cultural/Brasiliense, 1984, p. 89 (com adaptações) A explicação sobre a origem do Direito não é a mesma nos dois trechos acima, pois representam, respectivamente, as interpretações das seguintes Escolas:
	
	historicismo e positivismo
	
	liberalismo e sociologismo
	
	jusnaturalismo teológico e positivismo
	 
	marxismo e jusnaturalismo contratualista
	 
	marxismo e historicismo
	 2a Questão (Ref.: 201512852291)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O Direito, assim como outros elementos criados pela ação humana, se estabelece numa relação dialética entre produtor e produto. Ele é uma invenção do homem em sociedade, que ao mesmo tempo que afeta e de certa forma "molda" o convívio social, é modificado e aprimorado pela mesma sociedade. Tomando esse conceito como parâmetro, podemos classificá-lo como:
	
	Escola Teológica
	
	Escola Racionalista
	
	Escola Jusnaturalista
	 
	Escola Sociológica
	
	Escola Sociocrática
	 3a Questão (Ref.: 201512945282)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Uma vez aberto, o conflito poderá ser composto de diferentes formas. Se o poder judiciário for acionado para tal, que nome recebe essa composição e quais suas características:
	
	Voluntária: autonomia, gratuidade e universalidade;
	
	Jurídica: mediação, conciliação e arbitragem.
	
	Jurídica: arbitragem, universalidade e publicidade;
	 
	Jurídica: anterioridade, publicidade e universalidade;
	
	Autoritária: publicidade, razoabilidade e arbitrariedade;
	 4a Questão (Ref.: 201512907328)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Com base no caso noticiado e tendo em vista a composição de conflitos via arbitragem, assinale a afirmativa CORRETA:
No dia 7 de dezembro do ano passado, instalou-se na Justiça da Bahia o maior litígio empresarial em curso no país. De um lado, a família Odebrecht, controladora de um dos dez maiores grupos brasileiros, com ramificações na construção, na petroquímica e na produção de etanol. Do outro, a família Gradin, sua sócia minoritária, com 21% de participação. Na origem dessa sociedade, dois empresários, o patriarca Norberto Odebrecht, que fundou o grupo nos anos 40, dando-lhe corpo e alma; e Vitor Gradin, que se juntou a ele em 1974. Como a sociedade previa que em caso de conflitos, se recorresse à arbitragem (cláusula 11.8 do acordo de acionistas), os Gradin contestaram a legalidade do remanejamento do grupo feito pela Odebrecht. Seriam nomeados os árbitros, eles examinariam os papéis e apresentariam suas conclusões. Encrencas desse tipo resolvem-se geralmente em seis meses. Sem arbitragem, no ritmo da Justiça, é coisa para dez anos. Tanto os Gradin como os Odebrecht são signatários de milhares de contratos. Eles e todos os seus parceiros pelo mundo afora têm mais medo da insegurança provocada pela lentidão do rito judiciário do que da própria injustiça...  Elio Gasparini O GLOBO - 27/02/11
		
	
	a composição de conflitos pela via arbitragem é representativa do processo de judicialização uma vez que os grandes empresários, mundo afora, têm mais medo da insegurança provocada pela lentidão do rito judiciário do que da própria injustiça.
	 
	a composição de conflitos pela via da arbitragem é representativa do processo de desjudicialização, haja vista a lentidão do rito judiciário.
	
	a arbitragem se situa como um modelo misto de composição de conflitos, uma vez que a sentença arbitral deverá ser homologada pelo juiz togado.
	
	os árbitros, na arbitragem, sempre em número de dois, deverão ser pessoas capazes e da confiança das partes.
	
	pela via arbitral poderão ser dirimidos litígios relativos à totalidade dos bens patrimoniais envolvidos no litígio.
	 5a Questão (Ref.: 201512856939)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Segundo Dworkin, o Direito é a norma escrita, mas também toda construção normativa que se origina na sociedade. Esta é a fonte de sua legitimidade. A legitimidade, em seu enfoque social, admite como válidas as normas aceitas pelo grupo, não importando sua origem, o que explica alguns indivíduos obedecerem, simultaneamente, as leis do Estado e o código de conduta comunitário. Com base no enunciado assinale a alternativa INCORRETA:
	 
	o pluralismo jurídico prestigia a legitimidade procedimental em detrimento da legitimidade consensual
	
	o pluralismo jurídico seria um atributo de um campo social;
	
	o pluralismo jurídico prestigia a legitimidade consensual.
	
	no pluralismo jurídico a norma é válida não em função da autoridade competente ou dos mecanismos procedimentais do Estado quanto a sua criação, mas é válida porque a comunidade a reconhece como tal
	
	o pluralismo jurídico engloba uma visão antidogmática e interdisciplinar que advoga a supremacia de fundamentos ético-sociológicos sobre critérios tecnoformais
	 6a Questão (Ref.: 201512856863)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Existem, a esse respeito, duas escolas, uma das quais pode ser chamada monista e a outra pluralista. A primeira, onde se situam quase todos os juristas, acredita que um único tipo de grupo social, o grupo político atualmente conhecido pela denominação genérica de sociedade global -, está habilitado a criar normas de direito. O outro que compreende afora alguns juristas sociólogos e filósofos, professa que qualquer agrupamento, seja qual for a sua consistência, pode instituir e quase sempre institui normas de funcionamento capazes de ultrapassar o caráter de simples regulamentos para elevar-se à categoria de verdadeiras normas jurídicas. (LÉVY-BRUHL, Henri. Sociologia do direito. São Paulo: Martins Fontes, 1997, p. 24). No que concerne à elaboração da norma jurídica, no sentido das duas escolas citadas, podemos entender que :
	
	somente o agente político elabora norma jurídica.
	
	apenas o Estado está apto a criar normas jurídicas.
	 
	é possível perceber a existência de relações na sociedade que independem da regulação estatal.
	
	existe a possibilidade de elaboração da norma fora do plano estatal, o que estaria em sintonia com o monismo jurídico
	 7a Questão (Ref.: 201512846410)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	FICHA LIMPA. Substitutivo de projeto de lei é entregue à Câmara (www.conjur.com.br) 18.03.2010. Parlamentares e entidades integrantes do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral entregaram ao presidente da Câmara dos Deputados, Michel Temer, nesta quarta-feira (17/3), o substitutivo do projeto de lei sobre a divulgação de nomes de candidatos que respondem a processo na Justiça, conhecido como "Ficha Limpa". O PL 518/2009 é do deputado Índio da Costa (DEM-RJ), e tem como objetivo proibir pessoas condenadas por crimes graves de disputar eleições. Essa política coaduna-se com as seguintes preocupações, EXCETO:
	
	reação do povo e parlamentares quanto à qualidade dos candidatos
	
	sistema de escolha de legisladores
	
	pré-selecionar candidatos às eleições
	
	moralização do processo eleitoral
	 
	descaso com o sistema de escolha de legisladores
	 8a Questão (Ref.: 201512907323)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Súmula é a síntese ou enunciado de um entendimento jurisprudencial extraído dereiteradas decisões no mesmo sentido. Desde a EC 45/2004 as súmulas podem ser classificadas em vinculantes e não vinculantes. Para serem vinculantes devem seguir rigorosamente o procedimento descrito na Lei, de 19.12.2006, que regulamentou o art. 103-A da CF. Os principais aspectos que envolvem a compreensão das súmulas vinculantes são os seguintes:
I- por deixarem para trás o conteúdo de mera sugestão passam a revestir-se de verdadeiras normas jurídicas aumentando, consideravelmente, a esfera de influência do Poder Judiciário;
 II- o argumento da celeridade da justiça, pois devido à longa demora no julgamento de processos, o Poder Judiciário é alvo de inúmeras críticas por toda a sociedade;
III- a introdução do Poder Judiciário na era da "commonlawlização" do direito nacional;
IV- o aspecto da judicialização política;
V- o argumento de evitar-se o recorrismo e a litigância de má-fé.
Estão corretas as alternativas:
	
	I, II e III
	
	II, III e V
	
	III e V
	
	II e IV
	 
	I, II, III, IV e V
	 9a Questão (Ref.: 201513589490)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Entre as afirmativas abaixo, é uma das competências do Supremo Tribunal Federal (STF):
	
	zelar pela autonomia do Poder Judiciário e pelo cumprimento do Estatuto da Magistratura, podendo expedir atos regulamentares, no âmbito de sua competência.
	
	elaborar relatórios anuais, indicando as providências que forem consideradas como necessárias para a modernização do Poder Judiciário no país.
	
	receber reclamações ou denúncias contra qualquer dos membros ou órgãos do Poder Judiciário, podendo determinar a aplicação de outras sanções administrativas, assegurada ampla defesa.
	 
	atuar como guardião da Constituição, declarando a inconstitucionalidade das leis sempre que houver violações a seus princípios e agindo politicamente como moderador dos demais poderes.
	
	apreciar, de ofício ou mediante provocação, a legalidade dos atos administrativos cometidos por membros ou órgãos do Poder Judiciário, podendo inclusive desconstituí-los.
	 10a Questão (Ref.: 201512977625)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) divulgou nota em que defende a diminuição da ¿interferência política¿ na escolha de novos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). ¿A AMB sempre defendeu a adoção de mecanismos que diminuam a interferência política na composição das cortes superiores. A falta de regras objetivas para fundamentar a indicação do Executivo abre espaço para que a nomeação dos ministros seja alvo de questionamentos¿, destaca trecho da nota assinada pelo presidente da entidade, Mozart Valadares. O texto acima evidencia a posição da AMB no que concerne a indicação pelo Executivo para ministro do STF, segundo os magistrados esta indicação em particular comprometeria
	
	a imunidade do magistrado;
	
	a parceria do magistrado;
	
	a inviolabilidade do magistrado;
	
	a honestidade do magistrado;
	 
	a independência do magistrado.

Outros materiais