Buscar

Independência financeira revisada

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

“Independência financeira: Onde está o dinheiro? O gato comeu? “
Será que é o gato que realmente come nosso dinheiro?
Algumas pessoas pensam que ter independência financeira significa ter dinheiro para pagar suas contas. Porém é muito diferente do que se pensa.
A independência financeira está relacionada ao ganho mensal que se tem, para conseguir manter um padrão estabelecido por cada pessoa. Se pararmos para pensar, vamos perceber que temos pequenos gastos que consomem nosso rico dinheirinho. A vida é cheia de escolhas, diariamente temos de tomar decisões que irá afetar a curto ou a longo prazo, o nosso caminho.
Então quanto mais cedo aprender a fazer escolhas certas, mais proveito tiraremos das boas condições. O dinheiro é uma forma portadora para se realizar um desejo, a economia é uma arte de administrar o dinheiro. Deve-se pensar em como está gastando, será que realmente preciso de determinado produto? O dinheiro é uma forma concreta que dá acesso ao consumo, seja bom ou ruim. 
Quando se tem uma renda mensal é preciso estabelecer prioridades. Para poder ter dinheiro para investir é preciso que manter o foco simples: ganhar mais e gastar menos. Aproveitar ocasiões para economizar e passar a ter um consumo consciente. O melhor é obter informações básicas sobre finanças para ter uma boa condição financeira. Saber matemática lógica, saber lidar com uma planilha de Excel básica e saber quando a situação não está boa, abrir os olhos.
Devemos prestar atenção também que quanto mais opções existem de compra, mais dívidas vamos fazer, porque não se tem foco. Existem muitas pegadinhas de consumo que se faz gastar mais do que se planeja. Fazer uma lista básica com os itens coisas que eu gasto para fazer, coisas que me atrapalho e coisas eu não quero é um bom exercício para ver aonde está gastando o dinheiro.
Ao verificar os gastos é necessário saber o que é primordial e o que é dispensável. Depois disso pense no salário ganho e nas despesas, faça um planejamento de gastos com 30% de margem, dentro desse salário.
Refletir sobre finanças é algo simples. Basta começar pensando como está nossa vida atualmente. Tenho dívidas? Será que realmente preciso comprar alguma coisa? Pensar no que possui, no que gostaria de possuir e no que poderia dispensar, vai ajudar a analisar o que realmente importa. 
Sem dedicar um tempo para pensar em nossa vida, nossas ações são tomadas sem a certeza de que estamos fazendo o melhor para chegar onde desejamos. Se não sabemos sequer onde queremos chegar, como saber quais serão os passos necessários que nos levarão até lá? Como decidir o melhor caminho a seguir, se nosso destino é incerto? Primeiro, é preciso estabelecer um foco e depois caminhos para consegui chegar até ele.
Em relação ao nosso trabalho, como ganhamos nosso dinheiro, existem duas possibilidades. Uma é desenvolver uma atividade para a qual não houve um estudo específico, é um emprego. Ao profissional que requer um estudo específico, para desempenhar determinada tarefa é um trabalho. É preciso estudar continuamente para acompanhar o mercado de trabalho e ter uma oportunidade para aumentar sua renda.
Estudar é fundamental para conseguir a planejada independência financeira. Investir na carreira, fazer uma especialização e trabalhar com afinco para se tornar um excelente profissional.
Na área da Educação Física não falta opções para escolher. Os profissionais de Educação Física possuem uma base teórica e prática que permite atuar em vários segmentos sem a necessidade de ter grandes gastos. 
Trabalhar como autônomo e prestar serviços em vários lugares ou possuir o seu próprio local de trabalho, traz um leque de opções para o educador atuar e obter sua independência financeira.
Um profissional diferenciado e com capacidade de se adequar as diversidades que a área da Educação Física proporciona, será bem remunerado pelo conhecimento que aplica e que demonstra resultados satisfatórios.
O professor de Educação Física é um conhecedor profundo de diversos esportes e práticas corporais. É conhecido pela versatilidade e criatividade. As áreas de atuações são inúmeras. Encontrar uma que nos agrade ou que está em alta no mercado de trabalho não é difícil. 
Para atingir nosso objetivo de ter uma independência financeira é necessário desenvolver um bom plano de marketing pessoal conhecer nosso potencial e conhecer nosso público. Com a mudança de hábitos e costumes financeiros, é possível alcançar os sonhos e objetivos financeiros de curto, médio e longo prazos.
Agregar tal conhecimento ajudou a ver como o profissional na área da Educação Física, sintonizado nas mudanças que envolvem a sua área de atuação e o mercado de trabalho, sendo organizado, pode planejar e elevar a situação financeira. Com o objetivo de alcançar metas profissionais e pessoais.

Outros materiais