Buscar

Desafio Profissional Nike

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP
Curso de Tecnologia em Marketing Digital
POLO: Anhanguera Pelotas
ACADÊMICO: Diego Bilhalva Ferreira – RA: 5419781530
TUTOR A DISTÂNCIA: Kelly Sinara Cavalheiro de Rezende
Kelly Sinara Cavalheiro de Rezende
DESAFIO PROFISSIONAL
Pelotas - RS
Maio - 2017
�
ACADÊMICO: Diego Bilhalva Ferreira – RA: 5419781530
TUTOR A DISTÂNCIA: Kelly Sinara Cavalheiro de Rezende
DESAFIO PROFISSIONAL
Trabalho apresentado ao Curso de Tecnologia em Marketing Digital do Centro de Educação a Distancia - CEAD da Universidade Anhanguera UNIDERP, como requisito parcial para obtenção de nota nas disciplinas de Técnicas de Negociação, Comportamento Organizacional, Empreendedorismo, Ética e Relações Humanas no Trabalho e Desenvolvimento Pessoal e Profissional.
Pelotas – RS 
Maio - 2017�
SUMÁRIO
3INTRODUÇÃO	�
41.	A INFLUÊNCIA DA “VISÃO DE MUNDO” NAS NEGOCIAÇÕES	�
52.	NOVAS FERRAMENTAS PARA MOLDAR A CULTURA ORGANIZACIONAL	�
52.1	Storytelling	�
52.2	Benefícios do Storytelling para a empresa	�
62.3	NIKE e os impactos do Storytelling	�
62.4	Casos verídicos de Storytelling	�
83.	EMPREENDEDORISMO	�
83.1	Comportamentos mais frequentes	�
104.	ÉTICA E RELAÇÕES HUMANAS NO TRABALHO	�
145.	DESENVOLVIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL	�
156.	CONSIDERAÇÕES FINAIS	�
16REFERÊNCIAS	�
�
�
INTRODUÇÃO
O objetivo inicial da elaboração deste Projeto Integrador foi a oportunidade de expor conhecimentos acadêmicos e mesclar ao processo prático de funcionamento e gestão na vida prática profissional. Analisaram-se criticamente diversos aspectos do Modelo Organizacional; incluindo nestes, práticas acadêmicas de eficácia comprovada.
Um dos grandes diferenciais na escolha de profissionais sabe-se que é a vida pregressa da pessoa, isso inclui sua vivência corporativa e também, sua vida acadêmica...
Como parte desse Desafio, mostramos as principais questões sobre Weltanschauungen, Storytelling relações humanas no trabalho, Brand, desenvolvimento pessoal e profissional nos processos administrativos da empresa que tem como lema vender ideia e manter-se como líder no mercado mundial ou inexistente.
�
A INFLUÊNCIA DA “VISÃO DE MUNDO” NAS NEGOCIAÇÕES
Weltanschauungen, conceito do vocabulário alemão, e pode ser traduzido como a “visão de mundo”. Trata-se de uma visão única, mesmo que semelhante, é pessoa. Várias pessoas podem compartilhar a mesma experiência, mas, não vão considerar significados e representações de acordo com sua subjetividade, ou seja, a sua visão de mundo, relacionada com sua experiência, suas atitudes, comportamentos, intenções, sentimentos e até seu humor. Considerar a Weltanschauungen dos participantes de um processo de negociação é importante porque cada pessoa ou grupo tem atitudes e cultura diferentes em relação ao tempo e ao outro. Diz-se que os alemães são pontuais, latinos atrasados, japoneses negociam lentamente, e americanos são rápidos. A cultura pode ser influenciar nas características dos negociadores, assim como as experiências pessoais e o grau de conhecimento que podem valorizar de forma diferente tempo e qualidade, custo e benefício. A NIKE por possuir subsidiárias em vários países do mundo, precisa considerar a importância do Weltanschauungen no processo de negociações, a partir de diferentes Weltanschauungen. Cada indivíduo tem sua visão de mundo, variáveis próprias, histórias. Isso tudo integrado ao ser humano permite percepções variadas que pode afetar as negociações. A intenção da marca Nike e uma identificação mais rápida e fácil em relação aos seus concorrentes. Apoiada em seu logotipo, em qualquer lugar do mundo a empresa é reconheci da pelos seus usuários o que naturalmente facilita a fidelização. Considerando o a importância da comunicação nas negociações, em geral as empresas procuram conciliar seus objetivos de comunicações com rentabilidade ou quota de mercado procurando reconhecimento de marca e fidelização de clientes.
Sendo a comunicação nas negociações o elemento fundamental, dentro e fora da empresa. Variáveis internas e externas associadas à comunicação da empresa ou marca, podem ser representadas na sua história, missão, valores, parceiros estratégicos, visão geral do negócio, processos internos e planos futuros. Várias pessoas vivendo a mesma experiência podem ter considerações diferentes, envolvendo suas percepções específicas, suas reações e suas emoções. Nesse contexto, a estratégia global da NIKE é ser a melhor companhia de esportes e & fitness do mundo. Levar inspiração e inovação a todo atleta no mundo. Comprometida com fazer produtos de qualidade para todos os níveis de esporte e desafiar as pessoas para compreender o lado bom dos esportes, o que é excitante acerca dos esportes, o que é paixão e o que é excitante nesse segmento. O espírito NIKE representa o lado romântico e amador do esporte.
�
NOVAS FERRAMENTAS PARA MOLDAR A CULTURA ORGANIZACIONAL
Storytelling 
Storytelling é a prática de se contar uma boa história. Uma história relevante, que prensa a atenção do interlocutor e que fique na memória dele. Deve ser uma narrativa com começo, desenvolvimento e final específicos, voltada para o publico alvo, seja tragédia, comédia ou ação. No mercado atual, manter um anúncio é cada vez mais difícil, devido a dispersão dos públicos das mídias de massa. Desse modo o mercado da comunicação se apropria de recursos de narrativa para combater a dispersão (ENDEAVOR, 2015). O principal ganho do Storytelling é percepção dos consumidores através de uma história que pode ser compartilhada e possuir afinidade com a vida dele ou emociona-lo a ponto de refletir sobre a importância do tema e associar a história à marca do produto toda vez que compartilhar. Storytelling, como ferramenta de gestão, com suas narrativas e histórias de uma experiência vivida por uma pessoa ou grupo, a história é uma reimaginação impregnada por emoção e detalhes suficientes para provocar a imaginação do ouvinte para “viver” a experiência contada como se fosse real.
 
Benefícios do Storytelling para a empresa 
Storytelling é uma importante habilidade da liderança para cumprir sua função de inspirar e motivar pessoas. Nelson Mandela, líder político, costumava contar histórias sobre o período em que ficou preso para influenciar e inspirar os seus seguidores. Ele conseguiu remodelar uma nação inteira com sua capacidade de liderança lançando mão do Storytelling. Uma das cinco práticas do líder pelo exemplo, como formulada por Kouzes e Pouzes no best-seller “O Desafio da Liderança”, é animar os corações das pessoas. O líder fala para os corações dos seguidores e não para as mentes. Ele contagia por meio da emoção, motivando para a ação. E para a motivação tocar no coração das pessoas, nada melhor do que uma boa história (MORESCH, 2016).
NIKE e os impactos do Storytelling
Em relação ao posicionamento global, a corporação deve deixar de focar o Atleta famoso como o centro avalizador da marca Nike, optando por ampliar sua comunicação também para pessoas comuns que praticam esportes, tornando-se mais próxima e integrante da realidade do consumidor, aproximando-se do que o esporte significa para a maioria das pessoas. “Todo mundo é um atleta, todo mundo tem a capacidade de ser um atleta, então saia e faça alguma coisa”. Esta frase sintetiza o posicionamento Nike. O Storytelling pode ajudar a superar as diferenças culturais em uma negociação internacional ou entre duas culturas distintas. Não por acaso, a Nike tornou-se uma das marcas que proporciona uma identificação mais rápida e fácil em relação aos seus concorrentes. Apoiada em seu logotipo facilmente identificável em qualquer ponto do mundo, com elevada qualidade técnica e com design arrojado, a empresa tem sido competente em proporcionar, aos seus utilizadores, status e satisfação pessoal, o que naturalmente facilita-lhes afidelização. O Storytelling é a ferramenta que impulsiona o brilho da marca NIKE, não através da venda, mas da história da empresa, e das histórias criadas pelos próprios usuários (ou ainda a combinação de ambas). É uma forma da marca ser lembrada através das histórias e compartilhada no mundo, não somente pela equipe da empresa.
Casos verídicos de Storytelling
Campanha "real beleza" dos produtos Dove 
O caso das campanhas da “Real Beleza”, da Dove, é consagrado e multipremiado. Um artista desenha o rosto de um grupo de mulheres sem vê-las, elas estão separadas dele por um biombo e vão respondendo às perguntas que ele faz a respeito dos traços faciais delas. Ao terminar, elas são convidadas a fazerem amizades entre si na próxima sala.
Voltam e o artista, ainda separados dela, começa a fazer perguntas a respeito dos traços faciais de uma das outras mulheres com quem fizeram amizade na outra sala. Após o ensaio o artista mostra os dois retratos dela e explica. O primeiro eu fiz com sua ajuda, o segundo eu fiz a partir do que me disseram a seu respeito. Elas reconhecem que deveriam gastar mais tempo em ser feliz e viver a beleza natural delas. Impressionante como elas se emocionam, comparam seus retratos e reconhecem que se enxergaram de forma diferente de como as outras pessoas a enxergaram. Disponível em: < https://endeavor.org.br/storytelling/> 
VIVO
Outro caso clássico é a transformação em clipe, pela Vivo, da música “Eduardo e Mônica”, do Legião Urbana. Lá se vão quatro anos que a campanha foi lançada, mas até hoje é lembrada por ter conquistado o público pela música e pela forma natural como a marca foi inserida, a música mantém original, com um toque decenário moderno e bem atual onde a tecnologia dos produtos vivos acompanha a evolução da relação entre Eduardo e Monica. Disponível em: < https://endeavor.org.br/storytelling/>.
�
EMPREENDEDORISMO
Joseph Schumpeter explica em sua teoria as atividades que levam aos ciclos de expansão e retração do sistema Capitalista. Derivada dos ciclos longos de Kondratieff e tem como foco as inovações empresariais e seu papel como o principal indutor do crescimento econômico. Schumpeter defende que a concorrência, estimula o desejo empreendedor de buscar novas formas de incrementar a tecnologia, novas maneiras de fazer negócios e outros tipos de vantagens competitivas que poderiam incrementar as margens de lucro e impactar diretamente padrão de vida do empreendedor. “Descreve o processo onde as inovações recentes substituem as inovações mais antigas denominadas destruição criativa”. Para a teoria Schumpeteriana, o boom econômico se deve ao fato de que outros empreendedores copiam a ideia, plagiam e investem recursos fazendo o bem idealizado pelo empreendedor inovador. Beneficamente, os novos investidores inundam o mercado e elevam o índice econômico e a taxa de emprego. 
Comportamentos mais frequentes
O mesmo autor também enumera os comportamentos que considera como os mais importantes e frequentes no empreendedor:
Criatividade
Este é dos traços principais do empreendedor, pois sempre busca soluções inovadoras para tudo que faz.
Capacidade de implementação
Além de desenvolver coisas e processos novos, o empreendedor se destaca por levar as ideias até a sua consecução, ou seja, finaliza o que imagina.
Disposição para assumir riscos
Este é um traço básico da personalidade do empreendedor, ou seja, a capacidade de lidar com as incertezas, e é citado por todos os que estudam os empreendedores, uma vez que desenvolver um novo negócio é uma atividade de constante risco.
Otimismo
Uma das características do empreendedor é conseguir formar uma visão de futuro, nem sequer considerando a possibilidade de fracasso. E mesmo que fracasse, considera o fato como natural e uma chance de aprender algo para ter sucesso na próxima tentativa.
Perseverança
Uma vez que criar um negócio pode envolver grande dispêndio de energia e tempo, às vezes com sacrifícios pessoais e da família, ter perseverança, ou seja, não desistir frente aos muitos obstáculos do caminho, é condição chave para realizar seus sonhos.
Senso de independência
Os verdadeiros empreendedores têm um forte senso de independência, ou seja, não dependem do suporte ou da opinião de outros, mas confiam na própria capacidade para realizar o que muitos podem considerar irrealizável.
Este conjunto de características e comportamentos varia bastante em intensidade e forma para cada empreendedor, dependendo de inúmeros fatores, entretanto, os citados acima quase sempre estão presentes em todos os empreendedores que se destacam em suas áreas de atuação. Naturalmente, há muitas outras características que também podem estar presentes e são importantes para definir os vários perfis de empreendedores de sucesso.
Recentemente, a NIKE encontrou nas corridas uma forma de implantar uma rede global de relacionamento. Batizada de NIKE Plus, a comunidade de corredores entrou no ar em 2006. Para participar dela, o consumidor precisa comprar um tênis acompanhado por um marca-passos. O aparelho permite ao corredor calcular dados como distância percorrida e gasto calórico. Com a ajuda de um Smartphone, essas informações podem ser então transferidas para o site da NIKE. Lá, o atleta recebe dicas de especialistas e pode desafiar outros corredores. O site já teve 45 milhões de acessos em 160 países.
ÉTICA E RELAÇÕES HUMANAS NO TRABALHO
Quais são as iniciativas sociais do Grupo NIKE? A NIKE tem três objetivos de responsabilidade social empresarial que refletem nossos esforços de melhor focar e alinhar a responsabilidade social ao nosso negócio e à marca. O primeiro diz respeito a assegurar melhores condições de trabalho nas indústrias que fabricam os produtos por meio de uma mudança positiva sistemática nas manufaturas de nossos calçados, equipamentos e vestuário. Segundo, comprometidos a fazer da sustentabilidade ambiental um atributo principal na inovação dos produtos NIKE. A terceira meta é contribuir para as comunidades contribuindo para que o acesso ao esporte e atividades físicas seja um direito fundamental de todo jovem. 
Para melhor alinhar as atividades de responsabilidade social empresarial (RSE) com o seu negócio, além da equipe global de responsabilidade social empresarial, a empresa conta também com diretores regionais de SER nos grupos de negócios em cada região (Américas, Ásia, EUA e Europa). Qual seria a definição de responsabilidade social para a NIKE? Como marca, a NIKE está baseada em princípios de inovação e inspiração e acredita que cada pessoa é um atleta em potencial - e define o conceito de "atleta" de maneira bem inclusiva. Um dos fundadores da NIKE, o treinador da Universidade de Oregon, Bill Bowerman, acreditava que se "você tem um corpo, você é um atleta". 
A NIKE adotou esse princípio conjuntamente com o compromisso de trazer inspiração e inovação a cada atleta no mundo. Essa é a sua missão. A marca, portanto, existe para despertar o atleta e dar fôlego ao desempenho e à cultura do esporte. Em termos de responsabilidade social corporativa, reconhece que o impacto no mundo se expandiu além do esporte, do atleta e de assuntos correlatos. Tem impacto nas comunidades onde trabalha, nos lugares onde os produtos são fabricados e no meio ambiente. Também reconhece o papel como potencial agente de mudança em todo mundo, particularmente em lugares onde tem uma relação direta de negócios, onde a sua voz e influência como companhia global, podem fazer uma diferença significativa.
Quais são as prioridades da NIKE para a América Latina e, particularmente, para o Brasil? O investimento na comunidade, que faz parte da estratégia da NIKE de RSE, enfoca a prática do esporte como instrumento para a transformação social e participação ou acesso ao esporte como direito dos jovens. Acredita que os jovens precisam ter acesso ao esporte, antes mesmo de procurar atingir outros objetivos sociais usando o esporte como instrumento. O foco mais amplo é nainclusão e saúde. Cada região onde trabalha tem uma estratégia própria para esse fim. No Brasil, utilizar o esporte como forma de abordar problemas decorrentes da exclusão econômica, particularmente entre os jovens. Programas nesta área devem trabalhar o desenvolvimento de habilidades para toda a vida (como espírito de equipe, autoestima e cidadania), educação, capacitação profissional, e outros obstáculos para a inclusão social plena. O segundo foco para o Brasil é apoiar programas que usem o esporte como mecanismo de fortalecimento de mulheres e meninas na sociedade. 
Em conformidade com essa política, apoia programas com a Fundação Gol de Letra (construíu uma quadra poliesportiva na Vila Albertina em São Paulo para o projeto FAC Esportes), o Instituto Bola pra Frente, Instituto Fernanda Keller, Instituto Joaquim Cruz, Esporte Talento (programa apoiado pelo Instituto Ayrton Senna) e o projeto Gotas de Flor. Outra prioridade de RSE para a NIKE, tanto para a América Latina quanto para o Brasil, é continuar a aprimorar as condições de trabalho dos trabalhadores envolvidos na fabricação dos produtos, assegurando total comprometimento ao seu Código de Conduta. No passado a NIKE era constantemente acusada de abusar de mão de obra barata em fábricas do Sudeste Asiático, por exemplo.
O que mudou desde então no tocante a assuntos trabalhistas e como a NIKE pode monitorar sua cadeia produtiva de forma a evitar tais incidentes? Fez muitos progressos desde então, mas também reconhece que ainda há muito trabalho a fazer. Em abril de 2005 publicou um relatório completo, descrevendo os esforços, desafios e prioridades nesse sentido. Com este relatório também publicou a lista de fábricas contratadas internacionalmente para produzir os produtos, foi a primeira indústria no ramo a adotar tal abertura. Tornar pública a lista de empresas contratadas era uma demanda antiga de várias pessoas com base no argumento que maior transparência levaria a um melhor entendimento de problemas industriais e suas soluções. Concordou-se então, assim como todos esperavam, que o primeiro passo iria instigar outras empresas a fazer o mesmo. A maioria das fábricas tem problemas de cumprimento de certas normas, em menor ou maior nível, algumas mais fáceis de resolver, outras aparentemente intratáveis. Quatro questões de cumprimento de normas levam a alguns dos maiores desafios tanto para a NIKE quanto para outras companhias. Tais questões se referem a salários, horas de trabalho, liberdade de associação (o direito dos trabalhadores de escolher se querem ou não fazer parte de sindicatos ou uniões) e assédio. Existe assim, um monitoramento contínuo das fábricas para a busca do cumprimento dos padrões pré-estabelecidos. Contudo são para essas quatro variáveis - cada vez mais complexas, permeáveis e desafiadoras - que se dedica mais tempo e recursos. 
A NIKE sabe que é apenas uma peça deste quebra-cabeça para solucionar tais questões. Trabalha de forma conjunta com vários grupos para desenvolver mudanças na indústria em geral. Também se devem desenvolver melhores formas de gerir negócios, pois pode haver um impacto positivo na planta industrial, afinal os gestores das fábricas desenvolvem as habilidades que eles precisam para solucionar tais problemas. A NIKE endossa o "Global Compact" das Nações Unidas desde 2000. Quais são as vantagens de ser uma das signatárias dessa iniciativa? O "Global Compact" foi uma das primeiras organizações a oferecer um fórum construtivo para o diálogo com a comunidade de negócios sobre a importância de se avançar em metas de desenvolvimento. O setor de organizações não governamentais reconheceu essa ligação desde cedo, mas o "Global Compact" proporciona uma oportunidade para as empresas de aprender e compreender este importante papel no futuro. 2005 foi o Ano Internacional do Esporte e da Educação Física. Como a NIKE vê a relação entre o esporte e a inclusão social? O esporte pode ter um importante impacto na inclusão social em dois diferentes níveis. Primeiro, é frequentemente necessário agir de forma deliberada para assegurar o acesso ao esporte a grupos que são geralmente excluídos, como populações em desvantagem financeira, meninas ou pessoas portadoras de necessidades especiais. A NIKE tem uma história de apoio a favor de atletas que são vítimas de preconceitos, sejam raciais, de gênero, etnia etc.
A força do esporte também pode trabalhar num sentido mais amplo como ferramenta para abordar as causas centrais da exclusão social. A NIKE tem apoiado programas que usam o esporte como método para alcançar questões mais amplas, com o objetivo de conseguir inclusão social, como programas que usam o esporte como "gancho" para atrair jovens para programas/projetos onde eles aprendem outros ofícios, habilidades ou usando a força do esporte para ensinar importantes lições de vida. Um exemplo deste trabalho é o que tem sido feito pelo Instituto Bola pra Frente, o qual combina o acesso ao esporte a programas educacionais e de ensino vocacional. Quais são as preocupações ambientais da NIKE e as prioridades corporativas para a sustentabilidade ambiental para o século XXI? Passou-se mais de uma década analisando os aspectos socioambientais do negócio. Na área de meio ambiente, desenvolveram programas de reciclagem de tênis, reduzindo, portanto, a emissão de gases que contribuem para o efeito estufa, reduzindo o uso de produtos tóxicos na manufatura dos produtos e continuando a procurar novas formas de reduzir o desperdício no desenho e fabricação dos produtos. O objetivo agora é adicionar valor a essas conquistas levando a sustentabilidade aos passos iniciais no desenho de produtos. É desenhar produtos inovadores com decrescente impacto ambiental de forma que não haja detrimento nem da desempenho esportiva nem da desempenho ambiental. Sabe-se que um desenho sustentável pode agregar valor. No Brasil a NIKE é frequentemente vista como uma empresa que investe grandes somas de dinheiro em publicidade. 
A ideia de Responsabilidade Social Empresarial (RSE) é considerada por muitos um simples exercício de relações públicas, ainda que em curto prazo possa levar a importantes mudanças de gestão que não só fazem sentido do ponto de vista ético, como também são lógicas do ponto de vista de retorno financeiro. Qual a percepção da NIKE para sua participação no desenvolvimento da ideia de RSE nos últimos 10 anos? A equipe de RSE não trabalha apenas com o negócio. Mais do que nunca, faz parte do "business". Isso por si só traz novos desafios e oportunidades. Estamos avançando na abordagem de negócios, alinhando melhor a equipe de RSE com a estrutura de negócios, integrando de forma mais profunda o conceito de RSE no centro do modelo de negócios.
Em relação às mudanças nas condições de trabalho, isso significa enfocar na excelência da fabricação e em aperfeiçoar o planejamento de negócios. Considerações ambientais fortalecem a habilidade de conduzir inovação, o que é fundamental para a NIKE. Finalmente, na área de investimento na comunidade, o foco continuará a ser o esporte como instrumento de mudança e transformação social. A NIKE acredita que o quanto mais alinhada estiver a política de investimento comunitário com as prioridades de negócio, maior será a sustentabilidade sob a perspectiva dos "stakeholders", incluindo os diretores da NIKE, os empregados e todos os acionistas da empresa.
A higiene e segurança do trabalho (HST) cuidam da prevenção de doenças e acidentes relacionados com o trabalho. A higiene do trabalho esta relacionada com as condições ambientais de trabalho que assegurem saúde física e mental das pessoas. Os seus principais itens são: ambiente físico de trabalho (como iluminação, ventilação, temperatura, ruídos) ambiente psicológico (redução do estresse), aplicação de princípios de ergonomia e saúde ocupacional. O estresse no trabalho pode ser provocado por fatores ambientais ou pessoais e pode ser reduzido através de medidas relativamente simples. A segurança no trabalho envolve prevenção de acidentes,de incêndios e de roubos.
�
DESENVOLVIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL
No passado, a notícia sobre o uso de mão-de-obra escrava na fabricação de calçados causou má impressão. Porém a empresa adotou postura diferente e passou a envolver desde a equipe de desenvolvimento de produtos até os executivos. As atitudes socioambientais passam a fazer parte da agenda empresarial para o desenvolvimento de instrumentos de gestão e a empresa estabelece sua estratégia de terceirização da produção, internacionalização do consumo, associação com atletas de reputação no ambiente de trabalho proporciona, treinamentos, aprendizados, plano de carreira. A empresa tem cerca de 34.000 funcionários no mundo, que geram trabalhos indiretos para fábricas terceirizadas, operando mais de 300 outlets próprios (NIKE Factory Outlets), além de aproximadamente 334 lojas em mais 140 países. A NIKE lança por trimestre produtos direcionados ao público feminino atualmente geram um faturamento de 20% das vendas totais da marca.
CONSIDERAÇÕES FINAIS 
De acordo com as informações arguidas das pesquisas, entende-se que a NIKE, apresenta um alto grau de conscientização de sua diretoria, com relação às questões ambientais, apesar de que a empresa ainda não se considera ecologicamente correta. A “batalha” que está sendo travada requer um alto índice de conhecimento, por parte de todos os grupos de colaboradores, pois um núcleo de produção pode prejudicar seriamente o trabalho dos outros núcleos se não tomar as medidas impostas pela organização.
Pode-se considerar que a elaboração desse trabalho, foi uma experiência única e inesquecível, pois exigiu empenho, dedicação, troca de opiniões e muita pesquisa. Sabemos que esses requisitos foram fundamentais para o desenvolvimento do mesmo. Sabe-se que ainda é apenas o primeiro desafio profissional, mas com certeza, será a base que nos guiará para a elaboração dos que estão por vir.
�
REFERÊNCIAS
AZEVEDO [Jr.], Aryovaldo de Castro; PALOCCI, Luciana. Um case de Marketing Global: Nike Inc. Santos: Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação, XXX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 29 de agosto a 2 de setembro de 2007.
DORNELAS, José Carlos Assis. Empreendedorismo: transformando ideias em negócios. 3ª edição - revisada. Rio de Janeiro: Elsevier, 2008.
ENDEAVOR, Brasil. Storytelling: separando as marcas que vêm a passeio daquelas que vêm pra ficar. 2015. Disponível em: https://endeavor.org.br/storytelling/ Acesso em: 20 maio de 2017.
MORSCH, Marcos. Storytelling como habilidade para a liderança. In: Administradres/artigo, 2016. Disponível em: http://www.administradores.com.br/mobile/artigos/negocios/storytelling-como-habilidade-para-a-lideranca/99433/ Acesso em: 20 maio 2017.
http://www.NIKE.com/NIKEos/p/NIKE/pt_BR/ Acesso em 28 de maio de 2017

Outros materiais