Buscar

BIOMASSA quimica

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

BIOMASSA
Biomassa é a energia química produzida pelas plantas na forma de hidratos de carbono através da fotossíntese, a qual é distribuída e armazenada nos corpos dos seres vivos através da cadeia alimentar, cuja base primária são os vegetais. Plantas, animais e seus derivados são biomassa. Considerada uma fonte de energia renovável, pode ser utilizada para a produção de combustíveis.
Atualmente, o petróleo é a principal substância empregada na geração de energia, porém, a biomassa é uma fonte utilizada bem antes da descoberta do “ouro negro”. O homem utiliza a lenha como fonte energética desde o início da civilização. Portanto, a biomassa faz parte da história da humanidade como fonte de energia.
Essa fonte energética é renovável, pois a sua decomposição libera CO2 na atmosfera, que, durante seu ciclo, é transformado em hidratos de carbono, através da fotossíntese realizada pelas plantas. Nesse sentido, a utilização da biomassa, desde que controlada, não agride o meio ambiente, visto que a composição da atmosfera não é alterada de forma significativa.
A utilização da energia da biomassa é de fundamental importância no desenvolvimento de novas alternativas energéticas. Sua matéria-prima já é empregada na fabricação de vários biocombustíveis, como, por exemplo, o bio-óleo, BTL, biodiesel, biogás, etanol etc.
A biomassa pode ser formada de substâncias de origem animal ou vegetal, como casca de frutas, esterco, madeira, restos de alimentos, resíduos agrícolas e florestais, entre outros materiais orgânicos.  
Ela também pode ser utilizada como fonte de alimento. A produção da biomassa comestível acontece através do processo de cozimento da fruta ou legume, que depois é transformado em uma massa biológica que pode ser usada em diversas receitas, como bolos ou brigadeiros.
Entre as principais vantagens em utilizar a biomassa como fonte alternativa de energia, destaca-se:
Produz menos poluentes, sendo considerada uma "energia limpa";
Pode ser facilmente transportada;
Aplicável em vários lugares com facilidade;
Fonte inesgotável de matéria-prima;
Baixo custo;
Reaproveitamento de resíduos sólidos orgânicos jogados nos lixos;
Possui uma elevada eficiência energética.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais