Buscar

A doença mental é uma doença do cérebro

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

TRANSTORNOS 
MENTAIS
A doença mental é uma doença do cérebro. 
As causas dessas doenças são complexas. Geralmente resultam de problemas no funcionamento do cérebro, vulnerabilidade genética, traumas, padrões de pensamentos persistentes ou outras experiências emocionalmente difíceis. É muito possível que o estresse, próprio do mundo moderno, aumente a incidência destes transtornos. Estamos cada vez mais alertas para tais patologias ,diagnosticando-as precocemente seus sintomas serão menos graves.
As doenças psicológicas devem ser encaradas do mesmo modo como se olha para as doenças físicas. 
Porque elas são doenças reais,como o câncer e as doenças de coração, sabe-se que muitos transtornos têm causas definidas, requerendo cuidados e tratamento médico. 
A maioria dos preconceitos existem justamente pela falta de informação. 
O assunto ainda é considerado tabu e dificilmente é discutido abertamente, mesmo na mídia. Também não existem muitos materiais informativos ou campanhas para esse tipo de doença. E a informação é um aliado importantíssimo na hora de fazer um diagnóstico e buscar um tratamento, que pode fazer toda a diferença para a qualidade de vida e o bem-estar do paciente.
As doenças mentais variam de lugar para lugar e de cultura para cultura...
Mas, de maneira geral, os transtornos de humor, como a depressão, os transtornos bipolares, os transtornos da ansiedade e as dependências químicas, principalmente o alcoolismo, em nosso meio são as patologias psiquiátricas mais comuns. 
Segundo a Associação Brasileira de Psiquiatria, transtornos mentais são a segunda causa dos atendimentos de urgência. 
Quais são os sinais de doenças psiquiátricas ?
Mudança evidente de personalidade 
Mudança evidente de personalidade 
Atitudes obsessivas e compulsões
Incapacidade de lidar com problemas e atividades diárias
P
R
E
O
C
U
P
A
Ç
Õ
E
S
E
X
C
E
S
S
I
V
A
S
 Tristeza prolongada e apatia
Mudanças marcantes no padrões de alimentação e sono
"Altos e baixos" extremos do humor
Abuso de álcool ou drogas
R
A
I
V
A
E
X
C
E
S
S
I
V
A
H
O
S
T
I
L
I
D
A
D
E
 Pensar ou falar sobre suicídio
Pensar ou falar sobre homicídio
Doenças 
neurológicas
As doenças neurodegenerativas
são doenças em que ocorre a destruição progressiva e irreversível de neurônios, as células responsáveis pelas funções do sistema Nervoso. Quando isso acontece, dependendo da doença, gradativamente o paciente perde suas funções motoras, fisiológicas e/ou sua capacidade cognitiva.
Encontram-se no grupo das patologias com maior efeito devastador na medicina
devido à inexistência de cura
O cérebro está protegido com excelentes defesas.
Além do crânio, as células que formam a barreira hematoencefálica protegem o sistema nervoso central da “invasão” de substâncias tóxicas e patogénicas presentes no sangue, permitindo ao cérebro manter uma função metabólica normal. Esta proteção é muito útil, no entanto, dificulta a passagem de medicamentos para o tratamento de doenças.
O especialista que cuida das doenças neurológicas é o neurologista...
Mas, dependendo da doença, um psiquiatra, psicólogo ou terapeuta ocupacional também pode ser necessário.
Algumas doenças neurológicas: 
Epilepsia:
A doença é caracterizada pela ocorrência de crises epilépticas, que se repetem a intervalos variáveis. Essas crises são as manifestações clínicas de uma descarga anormal de neurônios, que são as células que compõem o cérebro.
Mal de Parkinson:
É decorrente da perda de neurônios do sistema nervoso central (SNC) em uma área específica do cérebro, levando à redução de dopamina (substância neurotransmissora fabricada pelos neurónios do corpo) que prejudica a coordenação motora e provocar tremores e dificuldades para caminhar e se movimentar.
Acidente Vascular Cerebral (AVC):
é um problema neurológico decorrente de uma obstrução (isquemia) ou rompimento dos vasos sanguíneos cerebrais (hemorragia). Acontece quando o cérebro deixa de ser irrigado pelo sangue, que normalmente deveria abastecer todo o encéfalo com oxigênio e glicose, causando assim, a perda da funcionalidade das células de tecido nervoso conhecidas como neurônios.
Demência:
Caracteriza-se pela perda da capacidade de memorizar, de resolver os problemas do dia a dia, de orientação, de compreensão, capacidade de aprendizagem, que interfere em seus relacionamentos e atividades sociais e profissionais.
Celafeias:
São dores de cabeça que se podem propagar pela face, atingindo os dentes e o pescoço. A enxaqueca é um dos tipos de cefaleia, que se caracteriza por uma dor pulsátil em um dos lados da cabeça (às vezes dos dois), geralmente acompanhada de fotofobia e fonofobia, náusea e vômito.
Mal de Alzheimer :
é a forma de demência mais comum entre os idosos e se caracteriza pela perda gradual e irreversível das capacidades intelectuais como memória, aprendizado, orientação, comunicação, raciocínio lógico e abstrato e da capacidade de realizar tarefas cotidianas podendo haver inclusive mudança de personalidade e diminuição da capacidade de julgamento.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais