Buscar

A fase menstrual embriologia

Prévia do material em texto

A fase menstrual (Menstruação)
O primeiro dia da menstruação é o início oficial do ciclo menstrual. É quando a sua frase menstrual, que também é conhecida como período menstrual, começa. O ciclotermina na próxima menstruação, quando se inicia um novo período menstrual.
Você deve estar pensando, “De onde vem esse sangue?”. O sangue da menstruaçãovem da camada interna do seu útero. Ele passa do útero para o colo do útero, vagina esai através da abertura da vagina.
A menstruação costuma durar de três a cinco dias, mas isso varia de mulher paramulher. Pode parecer mais, mas a quantidade média de sangue do fluxo menstrualdurante todo o período da menstruação é de cerca de um quarto de uma xícara!
A fase folicular
É nessa fase que o seu corpo se prepara para engravidar. Um hormônio chamado estrogênio faz a camada interna do útero engrossar e se desenvolver para receber umóvulo fecundado. Ao mesmo tempo, outro hormônio, conhecido como hormôniofolículo-estimulante (FSH), estimula o crescimento dos folículos dos ovários. Cada folículo contém um óvulo. Geralmente, todo mês um óvulo fica pronto para serfertilizado.
A fase ovulatória
Esse aumento dos níveis de estrogênio estimula um terceiro hormônio – o hormônio luteinizante, ou LH. O LH é o que faz o folículo se romper para liberar um óvulo. Se oseu ciclo menstrual é de 28 dias, a ovulação normalmente acontece no 14º dia. Noentanto, a maioria das mulheres tem diferentes durações de ciclo menstrual. Namaioria das vezes, a ovulação ocorre entre 11 e 16 dias antes da menstruação.
A ovulação acontece quando um dos ovários libera um óvulo maduro. O óvulo sai doovário em direção à trompa de Falópio mais próxima e vai para o útero. Enquanto oóvulo desce pela trompa de Falópio com o passar do tempo, a camada interna doútero engrossa cada vez mais.
Demora cerca de três a quatro dias para o óvulo chegar ao útero. No útero, o óvulo espera cerca de 24 horas para ser fertilizado antes de começar a se desfazer. (Conheça quais são as causas dos ciclos irregulares)
A fase lútea
Após a ovulação, a fase lútea começa. O folículo vazio se transforma em um corpo lúteo. As células do corpo lúteo produzem estrogênio e grandes quantidades deprogesterona. A progesterona estimula a camada interna do útero para se prepararpara o óvulo fecundado.
Aqui estão as duas coisas que podem acontecer. Se você engravidar, o óvulo irá para oútero e se prenderá à camada interna. Se você não engravidar, a camada interna doútero será expelida pela abertura da vagina. Sua menstruação começará, assim comoum novo ciclo menstrual.
Fonte:
Fases da Fertilização
1) Passagem do espermatozóide através da corona radiata:
Acredita-se que a enzima hialuronidase, liberada do acrossoma do espermatozóide, é responsável pela dispersão das células foliculares da corona radiata. Mas não é só isso que facilita a passagem, os movimentos da cauda do espermatozóide junto às enzimas da mucosa tubária também contribuem bastante.
2) Penetração da zona pelúcida:
Esta é uma fase importante para o início da fertilização. É provável que as enzimas esterases, acrosina e neuraminidase, também liberadas pelo acrossoma, causem o rompimento da zona pelúcida, agindo como facilitador da chegada do espermatozóide ao ovócito. Assim que este penetra a zona pelúcida, ocorre a reação zonal, uma mudança que torna esta zona impermeável a outros espermatozóides. A composição desta cobertura é feita por glicoproteínas extracelularmente e muda após a fertilização. Alguns estudiosos acreditam que a reação zonal seja o resultado da ação das enzimas lisossomais liberadas por grânulos corticais.
3) Fusão das membranas plasmáticas do ovócito e espermatozóides:
Nesta fase estas membranas se unem e se rompem no exato lugar onde se uniram. A cabeça e a cauda do espermatozóide entram no ovócito, mas a membrana plasmática do espermatozóide fica de fora.
4) Término da segunda divisão meiótica e formação do pronúcleo feminino:
Quando o espermatozóide penetra o ovócito, ele o estimula a completar a segunda divisão meiótica, resultando num ovócito maduro e num segundo corpo polar. A partir disso, há a condensação dos cromossomos maternos e o núcleo já maduro do ovócito evolui para um pronúcleo feminino.
5) Formação do pronúcleo masculino:
O núcleo do espermatozoide aumenta no interior do citoplasma do ovócito com objetivo de compor o pronúcleo masculino e a cauda, então, sofre degeneração. Enquanto acontece o crescimento dos pronúcleos, que são indistinguíveis morfologicamente, eles replicam seu DNA. O ovócito que contém dois pronúcleos haplóides é chamado de oótide.
6) Formação do zigoto:
Logo que os pronúcleos se juntam em um conjunto único e diplóide, a oótide se transforma em um zigoto. Os cromossomos neste zigoto arranjam-se em um fuso de clivagem, preparando-se para a divisão que irá sofrer. Esta estrutura é geneticamente única, já que metade dos seus cromossomos vem da mãe e a outra metade do pai, formando assim uma nova combinação cromossômica, diferente da contida nas células dos pais. Este fato forma a base da herança biparental e, consequentemente, da variação da espécie humana.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes