Buscar

Propriedades físicas da água

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Propriedades físicas da água:
Capacidade térmica: quando se aquece um copo de papel com água dentro, pode-se notar que o papel não queima e a temperatura da água aumenta. Isso acontece porque a água é capaz de absorver o calor do papel. Essa propriedade é conhecida como capacidade térmica.
Outro exemplo é a água do mar ou mesmo da piscina: quando há uma variação grande de temperatura externa, a temperatura da água quase não se altera. Essa capacidade térmica da água se deve à propriedade do calor específico.
Calor específico: é a quantidade de calor necessária para alterar em 1°C a temperatura. A água possui um elevado calor específico, ou seja, é necessário fornecer ou retirar uma grande quantidade de calor para alterar a sua temperatura.
Solvente universal: a água é capaz de quebrar substâncias como açúcar ou sal, por exemplo, em partes tão pequenas que não conseguimos mais enxergá-las. Essa capacidade de dissolver as substâncias faz a água ser considerada um solvente universal.
Transporte: a água tem a propriedade de transportar líquidos e partículas de substâncias. Essa capacidade de transportar substâncias é vital nos seres vivos, pois o sangue, feito aproximadamente de 60% de água, transporta para diferentes partes do corpo gases (como oxigênio, gás carbônico), hormônios, nutrientes e produtos da excreção.
Tensão superficial: Por causa das características físicas e químicas da água formam-se uma tensão superficial. É uma força capaz de manter a água unida, ou coesa, como se uma capa a cobrisse. Objetos leves, como folhas e alguns insetos, não conseguem romper essa camada. Por essa razão, não afundam, e às vezes nem se molham.
Propriedades físicas da água no meio líquido e Natação:
Flutuação: A flutuação no meio líquido envolve duas leis da física, muito conhecidas que são: O Princípio de Arquimedes e a Lei de Pascal.
Na Pressão Hidrostática, segundo Arquimedes:
 “quando um corpo está completo ou parcialmente imerso em um líquido, ele sofre um empuxo para cima igual ao peso do líquido deslocado”.
Já segundo Pascal:
 “a pressão de um líquido é exercida igualmente sobre todas as áreas da superfície de um corpo imerso em repouso, a uma determinada profundidade”.
Baseado nessas duas leis entende se que a flutuação é a força experimentada como empuxo para cima que atua em sentido oposto a força da gravidade e que o corpo submerso sofre pressão de todos os lados. Sendo assim em maiores profundidades a pressão de baixo para cima aumenta, melhorando a flutuabilidade, fazendo o corpo subir.
Viscosidade: Já que no meio líquido a força da gravidade é combatida firmemente pelo empuxo, a resistência que o corpo exerce na água quanto ao seu deslocamento não pode ser esquecida.
A viscosidade é um tipo de atrito que ocorre entre as moléculas de um líquido que oferece resistência ao movimento debaixo da água em qualquer direção, provocando uma turbulência maior ou menor de acordo com a velocidade que executamos o mesmo. 
O ar é menos viscoso que a água, portanto temos mais resistência aos movimentos executados dentro de uma piscina do que fora dela. A resistência que a água oferece é 12 vezes maior do que fora dela.
Na realidade, quanto mais rápido o movimento, maior será o arrastão. Por isso torna-se muito importante o aprendizado correto dos nados, para que haja um menor dispêndio de energia com maior eficiência.
De uma forma prática podemos observar um nadador que possui a técnica correta de um nado e de outro que apenas realiza movimentos coordenados para se deslocar no meio líquido. O primeiro atravessará a piscina muito mais rápida e com menos gasto energético que o segundo.
A viscosidade também pode aumentar quando nadamos com roupas de uso cotidiano e não de maiô ou sunga. Ela também é maior na água quente do que na fria.
Arrasto: Existem dois tipos de arrasto que atuam num nadador: fricção (atrito) e onda de arrasto. A fricção de arrasto é o resultado da interação entre o corpo do nadador e as moléculas de água e esta força faz com que o nadador nade mais lentamente. Mas este arrasto impulsiona o nadador através da água (3ª Lei de Newton). Este aumento causa uma diferença de pressão entre duas extremidades do corpo, resultando numa turbulência.
Uma segunda forma de arrasto, a onda de arrasto, ocorre quando o nadador se move através da superfície de um líquido. A pressão á volta do corpo do nadador aumenta por causa de diferentes velocidades da água, que resultam em ondas. Estas ondas podem ser problemáticas porque a amplitude das ondas aumenta com a velocidade do nadador. Assim vai existir uma maior resistência à medida que a velocidade do nadador aumenta.
Competição:
O objetivo da natação pura é o de determinar qual é o nadador mais rápido em uma determinada distância. A natação pura tornou popular no século XIX, e inclui 36 provas individuais - 18 masculinas e 18 femininas, porém o COI (Comité Olímpico Internacional) reconhece apenas 34 provas - 17 masculinas e 17 femininas. A natação pura é uma modalidade dos Jogos Olímpicos de Verão, onde atletas de ambos os sexos competem em 16 das provas reconhecidas pelo COI. As provas Olímpicas realizam-se em piscina de 50 metros.
A natação pura é regulada pela FINA (Federação Internacional de Natação).
As piscinas oficiais de competição podem ser de, 25 ou 50 metros em extensão. Têm que ter 8 pistas, cada uma com 2,5 metros de largura e com um espaço suplementar mínimo de 20 centímetros ao lado das pistas externas. A profundidade deve ser igual ou superior a 1,35 metros. A água deve estar a uma temperatura entre 25°C e 28°C nas competições, não sendo homologados recordes se as temperaturas forem inferiores ou superiores a esses valores.
Estilos:
Os estilos em natação pura são quatro: crawl, peito, costas e borboleta. No entanto, não existem provas de crawl, existindo em seu lugar as provas de estilo livre. Normalmente os nadadores escolhem efetuar estas provas em crawl por ser o mais rápido dos quatro estilos.
Cada um destes estilos tem especificações próprias em relação ao posicionamento do tórax do atleta e ao movimento das pernas e dos braços.
No estilo peito: o primeiro a surgir, o atleta fica com o peito voltado para o fundo da piscina, arremessando os dois braços em simultâneo por baixo de água, produzindo um movimento sincronizado com as pernas, em um movimento semelhante ao de uma tesoura.
No estilo crawl: o atleta posiciona-se com o peito voltado para o fundo da piscina, em posição horizontal ao nível da água, executando movimentos circulares alternados com os braços em posição paralela ao corpo, às pernas movimentam-se para cima e para baixo também alternadamente.
O estilo de costas: é similar ao crawl, sendo praticamente uma inversão deste, ficando o atleta com o peito voltado para cima, e as costas voltadas para o fundo da piscina.
No estilo borboleta: o atleta também fica com o peito voltado para o fundo da piscina, mas jogam os dois braços ao mesmo tempo para frente por cima da água e produz um movimento também sincronizado com as pernas, para cima e para baixo, similar ao movimento da cauda de um golfinho.
Provas:
Livre:
50 metros livres
100 metros livres
200 metros livres
400 metros livres
800 metros livres (mulheres)
1500 metros livres (homens)
Costas:
50 metros costas (JO Juventude)
100 metros costas
200 metros costas
Peito:
50 metros peito (JO Juventude)
100 metros peito
200 metros peito
Borboleta:
50 metros borboleta (JO Juventude)
100 metros borboleta
200 metros borboleta
Arbitragem:
A Federação Internacional de Natação escala um time de árbitros para as provas de natação.
 Tomando como base as competições como os Jogos Olímpicos e Pan-americanos, uma equipe de arbitragem é dividida da seguinte forma: 2 árbitros gerais (um para as provas masculinas e outro para a feminina); 2 juízes de partida (também um para cada prova, masculina e feminina); 1 supervisor da sala de controle; 2 inspetores de volta (1 para cada cabeceira da piscina); 16 inspetores de volta(1 localizado em cada cabeceira de cada raia); 4 inspetores de nado (2 em cada lado da piscina); 1 anotador, 1 responsável pela corda de falsa saída ou escape e 1 locutor ou anunciador.
Árbitro geral: É o responsável pelo andamento da competição e tem a palavra final.
Juízes de partida: Dá a largada da prova com o sinal eletrônico.
Juízes de nado: Ficam posicionados nas laterais da piscina, acompanhando cada braçada e verificando se os nadadores estão praticando corretamente os estilos, sem falhas ou erros.
Os inspetores de volta: Verificam se as viradas são feitas de acordo com as regras.
Os anotadores: Ficam em uma sala especial acompanhando os resultados informados pelos instrumentos eletrônicos e o processamento de tempos feito em tempo real pelos computadores.
O locutor: Serve para facilitar a comunicação dos árbitros com os atletas e o público.
Juiz de corda de saída falsa: É o responsável pela corda de saída falsa que é colocada a 15 metros da borda. Quando um atleta queima a largada, um sinal soa para indicar que os atletas devem retornar às suas plataformas. Ao mesmo tempo, esta corda cai na água.

Outros materiais