Buscar

PRINCIPAIS CONTRIBUIÇÕES Libras

Prévia do material em texto

PRINCIPAIS CONTRIBUIÇÕES 
Grécia e Roma: Esses povos não valorizavam as pessoas que não possuíam os atributos de intelectualidade ou de virtude corporal. As deformidades eram consideradas aberrações ou castigo dos deuses. Naquela época os deficientes passavam por enormes perigos de sobrevivência, pois eram vistos de forma marginalizada e taxados como incompetentes.
Idade moderna – Ponce de Leon: Na Europa a educação de surdos está dando os primeiros passos, o que influenciou os demais países em suas práticas educacionais. O monge De Leon desenvolveu um método de educação de surdos que envolvia o alfabeto manual a escrita e a organização, e criou uma escola de professores para surdos. 
Charles Michel De L’Epée: Conhecido como “pai dos surdos”, se dedicou à educação religiosa dos surdos, criando o Instituto Nacional de Surdos-Mudos da França, assumida pelo governo francês e seus métodos foram difundidos pelos diferentes países. 
Idade Contemporânea – Samuel Heinick: Na Alemanha surgiu uma escola em Leipzig, onde as primeiras ideias sobre a educação oralista, rejeitando a língua de sinais. A partir de então surgem vários métodos orais para reabilitação dos surdos, focando aspectos clínicos em vez de pedagógico. 
Thomas Hopkins Gallaudet: Thomas viajou para Inglaterra para obter mais informações sobre educação de surdos. Encontrou um professor escocês que fundou a primeira escola para surdos no Reino Unido, com o objetivo de conhecer e importar a metodologia da educação para a América, porém a missão foi frustrada diante da recusa de Braidwood de compartilhar suas informações pedagógicas. Passando pelo França, onde conhece o Abade L’Epée, onde o mesmo mostrou seus métodos educacionais, que incluía o alfabeto manual francês e sinais francês. Após dois anos Gallaudet retornou para América onde fundou a primeira escola para surdos, dando início a “comunicação total”.
William C. Stokoe: Em Washignton, Dr.Stokoe percebe que a língua de sinais americana usada pelas comunidade de surdos tem aspectos linguísticos. A língua de sinais é uma língua natural, completa e complexa e que possuía aspectos linguístico de estrutura da linguagem humana. 
Império no Brasil – Dom Pedro||: Destaca-se na história que D.Pedro|| se interessou pela educação dos surdos devido ao seu genro, o Príncipe Luís ser parcialmente surdo. Assim Dom Pedro|| convida um professor surdo para fundar uma escola para surdos. Em 26 de setembro de 1857 é fundado o INES.
Hernest Huet: O professor surdo Hernest teve dificuldades para lecionar no INES, pois as famílias brasileiras não confiava no seu trabalho pedagógico, assim tendo poucos alunos. Após cinco anos na direção do instituto, afastou-se dos seus trabalhos e viajou para México. A escola INES era um ponto de convergência e referência, pois usavam a língua de sinais francesa e misturavam com a existente no país. Dando origem mais tarde a língua brasileira de sinais – Libras. 
Oralismo: 
É o uso da leitura labial, sem utilização de sinais. Na perspectiva do oralismo, a criança ou a pessoa surda é submetida a um processo de reabilitação, por meio de estimulação auditiva, que consiste em aproveitar os resíduos auditivos que os surdos possuem. Em 1880 ocorreu o Congresso de Milão que proíbe o uso de sinais nas escolas de surdos.
Comunicação Total: `
É um método misto de utilização do oralismo e linguagem de sinais, é vista também como uma filosofia de educação onde o princípio básico é se comunicar. Seja ela oralizada ou sinalizada. Teve início em 1817 onde Gallaudet e dois alunos de L’Pée fundam a primeira escola para surdos. 
Bilinguismo: 
A filosofia bilíngue é de que os surdos formam uma comunidade, com cultura e língua próprias. Fazendo utilização principal de sinais. Da qual traz a ideia de que a língua portuguesa deve ser estudada para ser lida, interpretada e escrita por parte dos surdos, porém não falada.
ATIVIDADE AVALIATIVA
LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS – LIBRAS
2 período – Pedagogia
TURNO: Noite 
ALUNAS: Lília Sabrina de Sousa Marques
 Lisnya Maria de Sousa Araújo

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes