Buscar

simulado saude da mulher

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201404690266)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	De acordo com a fisiologia da micção responda verdadeiro (V) ou falso (F)
		
	 
	A micção ocorre em três etapas: enchimento, relaxamento e contração.
	 
	Durante a fase de esvaziamento vesical os nervos hipogástrico e pélvico estão atuando estimulando o relaxamento da musculatura detrusora e contração da musculatura do assoalho pélvico.
	 
	A frequência urinária de um indivíduo deve variar de 3 a 7 vezes por dia e no máximo uma vez por noite.
	 
	A capacidade vesical funcional máxima é de 500 a 600ml. Num diário miccional de 24 horas essa medida é dada pelo maior volume urinado, que geralmente corresponde a primeira micção do dia.
	 
	O nervo hipogástrico é responsável pelo relaxamento da musculatura detrusora e uretral durante da fase de enchimento.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201404755077)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Um grupo de 6 gestantes de baixo risco, sendentárias antes de engravidar, reúne-se semanalmente para praticar atividade física desde que tinham 15 semanas de idade gestacional. Atualmente, a idade gestacional delas varia de 23 a 27 semanas. Como elas não dispõem do acompanhamento de nenhum profissional de saúde para o exercício, confira abaixo se estão praticando corretamente ou não. (1 ponto) I- Todas realizam alongamentos apenas da musculatura de quadríceps femoral e peitoral, por 4 segundos. II- Três vezes por semana realizam caminhada por 50 minutos, num ritmo em que conseguem andar e falar, sem que ocorra batimento de asa de nariz. III- Elas acreditam que podem continuar fazendo a caminhada até o final da gravidez. IV- As gestantes fazem a caminhada com tênis e roupa bem aquecida, pois acreditam que seja bom suar bastante para manter o ganho de peso adequado.
		
	
	Apenas o item I é falso.
	
	Apenas os itens pares são corretos.
	
	Apenas o itens ímpares são corretos.
	 
	Apenas os itens II e III são corretos.
	
	Apenas o item II é correto.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201404643463)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Que músculos formam o diafragma pélvico?
		
	 
	Isquiococcígeo e Elevador do Ânus
	
	Puborretal e Iliococcígeo
	
	Elevador do Ânus e Iliococcígeo
	
	Obturador interno e Elevador do Ânus
	
	Isquiococcígeo e Piriforme
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201404688667)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A saúde e a doença estão intimamente relacionadas e constituem um processo cuja resultante está determinada pela atuação de fatores sociais, econômicos, culturais e históricos. Isso implica em afirmar que o perfil de saúde e doença varia no tempo e no espaço, de acordo com o grau de desenvolvimento econômico, social e humano de cada região (LAURELL, 1982). As mulheres em idade reprodutiva, ou seja, de 10 a 49 anos, são 58.404.409 e representam 65% do total da população feminina, conformando um segmento social importante para a elaboração das políticas de saúde. Segundo o Censo 2000 do IBGE, os adolescentes, indivíduos de 10 a 19 anos de idade, somam 35.287.282, em torno de 20% da população brasileira; esse mesmo censo evidenciou que a fecundidade das brasileiras de 15 a 19 anos de idade aumentou (BRASIL, 2004). Para tanto, a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Mulher deve expandir a atuação dos profissionais de saúde às adolescentes. Leia e reflita atentamente as afirmações a seguir, destacando APENAS aquela que é falsa:
		
	 
	As ações de saúde junto a adolescentes deverá privilegiar os grupos de maior vulnerabilidade e deverá ser intensificada a atenção integral à saúde sexual e reprodutiva, apoiando essas famílias iniciantes com ações multisetoriais para o acesso igualitário a bens e serviços que promovam a qualidade de vida.
	 
	É necessário que as estratégias de atenção à gravidez na adolescência contemplem, dentre outros, a heterogeneidade de adolescentes nos nichos culturais, sociais e familiares.
	 
	Durante a adolescência, são importantes as ações educativas e de redução da vulnerabilidade das adolescentes aos agravos à saúde sexual e reprodutiva. Assim, cabe aos serviços de saúde a prestação de uma assistência adequada e o desenvolvimento de ações educativas que abordem a sexualidade com informações claras e científicas, introduzindo gênero, classe social e as diferenças culturais de iniciação da vida sexual e reprodutiva.
	 
	A presença de DST aumenta de três a cinco vezes o risco de transmissão do HIV. O professional de saúde deve considerar o potencial de atividade sexual e reprodutiva das adolescentes e que nessa etapa da vida há a dificuldade de negociar o uso do preservativo e portanto é mais fácil a prevenção tanto das DSTs, como da gravidez indesejada.
	 
	O professional da saúde que atua junto a adolescentes deve estar ciente que processos de comunicação pobres e pouco sensíveis, aliados à falta de estímulos e suportes sociais diversos, bem como a carência e a indisponibilidade de recursos materiais, dificultam atitudes mais seguras que visem a promoção da saúde, prevensão de DSTs e gravidez indesejada na adolescência.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201404592764)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Sobre as alterações musculoesqueléticas na gravidez marque a alternativa INCORRETA:
		
	
	Com o aumento uterino e das mamas tende a ocorrer um giro anterior da pelve sobre o fêmur (anteversão pélvica), o que provoca o deslocamento anterior do centro de gravidade.
	 
	A postura característica da grávida compreende, dentre outras alterações, a diminuição da base de sustentação com semiflexão de joelhos.
	
	O músculo quadrado lombar, quando sobrecarregado, provoca dor sacroilíaca referida no baixo ventre.
	
	O ligamento redondo é responsável pela presença de dor na região inguinal principalmente durante os movimentos de levantar e andar.
	
	O músculo piriforme, quando sobrecarregado na gravidez, pode comprimir o nervo ciático e causar dor irradiada para o membro inferior.
		
Simulado 2
	 1a Questão (Ref.: 201404162862)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O ciclo menstrual na mulher é causado pela secreção alternada dos hormônios folículo-estimulante e luteinizante, pela adenohipófise, e dos estrogênios e progesterona, pelos ovários. Normalmente possui o ciclo que varia de 28 a 31 dias entre eles. A sequencia correta do ciclo menstrual é respectivamente:
		
	
	Fase proliferativa ou estrogênica, Fase secretora ou lútea, Fase pré-menstrual ou isquêmica e Fase menstrual
	
	Fase menstrual, Fase secretora ou lútea, Fase pré-menstrual ou isquêmica e Fase proliferativa ou estrogênica
	
	Fase secretora ou lútea, Fase proliferativa ou estrogênica, Fase pré-menstrual ou isquêmica e Fase menstrual
	 
	Fase menstrual, Fase proliferativa ou estrogênica, Fase secretora ou lútea e Fase pré-menstrual ou isquêmica
	
	Fase pré-menstrual ou isquêmica, Fase menstrual, Fase proliferativa ou estrogênica e Fase secretora ou lútea
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201404191710)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Assinale a INCORRETA sobre a gestante:
		
	
	O cloasma gravídico é a presença de áreas de pigmentação aumentada principalmente na face.
	
	Devemos orientar a gestante a utilização de sapatos confortáveis, firmes, fechados, sutiã reforçado, uso de meias elásticas, estímulo à deambulação e ingesta hídrica.
	 
	A gestante raramente terá Incontinência Urinária uma vez que a condição de gestação não causa nenhuma sobrecarga musculo-esquelética.
	
	Na avaliação, as mamas devem ser inspecionadas, avaliando simetria, sensibilidade, secreção mamilar e mamilos, que podem estar protrusos, invertidos, planos ou semi-protrusos.
	
	A preparação das mamas deve ser enfatizada no final da gestação, o que inclui: tomar sol e condutas para aumentar a queratinização, dessensibilização e pigmentação da aréola / mamilos.3a Questão (Ref.: 201404621127)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Na gravidez o corpo da mulher sofre alterações nos seus sistemas , o que refletem alterações nas funções. Marque a opção correta em relação a estas alterações
		
	
	diminuição das micções
	
	A pressão aumenta no primeiro trimestre
	 
	aumento do consumo e da necessidade de oxigênio
	
	Vasoconstricção dos vasos sanguíneos
	
	diminuição da atividade metabólica
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201404191705)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	São alterações ocorridas no período do climatério, exceto:
		
	 
	Atrofia dos anexos cutâneos.
	
	Alteração na distribuição da gordura corporal.
	
	Irritabilidade e insônia.
	
	Ondas de calor ou "fogachos".
	 
	Linfedemas em extremidades.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201404162076)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	A duração de um ciclo menstrual típico é de 28 dias, podendo variar entre os 21 e os 35 dias. Convencionou-se designar o primeiro dia de menstruação por "dia 1" do ciclo, porque o fluxo de sangue menstrual é a mais evidente das alterações que acontecem.
PORQUE
As variações cíclicas na secreção de gonadotrofinas estão na base das transformações que ocorrem no ovário durante um ciclo mensal (ciclo menstrual). O ciclo ovárico faz-se acompanhar de variações cíclicas na secreção de estradiol e progesterona que, interactuando com o hipotálamo e hipófise, regulam a secreção de gonadotrofinas.
		
	
	as duas afirmações são falsas.
	 
	as duas afirmações são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira.
	
	as duas afirmações são verdadeiras, e a segunda não justifica a primeira.
	 
	a primeira afirmação é verdadeira, e a segunda é falsa.
	
	a primeira afirmação é falsa, e a segunda é verdadeira.

Outros materiais