Buscar

CASO 10

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

SEMANA 10 
Descrição CASO CONCRETO
 No que concerne às condutas previstas na lei n.9455/1997 e seu confronto com condutas previstas no Código Penal, analise as seguintes situações hipotéticas e responda, de forma objetiva e fundamentada, se a tipificação apresentada está correta:
 Situação 1: Agente que submete seu filho, de 2 anos de idade, por diversas vezes a queimaduras com o fim de causar intenso sofrimento físico ou mental, como forma de aplicar castigo pessoal, pois ficava incomodado com o choro do bebê pratica a conduta de maus tratos prevista no art.136, do Código Penal.
 Situação 2: Delegado de Polícia ao perceber que na sala ao lado, agente policial lotado em sua Delegacia, submete indivíduo preso em flagrante a sofrimento físico mediante violência, como forma de aplicar-lhe castigo pessoal e nada faz para impedir tal conduta será responsabilizado como partícipe da conduta de tortura perpetrada pelo policial. 
Situação 3: Um agente que se encontra detido em uma delegacia da polícia civil por ter ameaçado a vida de um terceiro lá apresentou comportamento violento e incontido: agrediu outros detentos e dirigiu ofensas contra os policiais. Após ter sido separado de outros detentos e algemado provocou, ofendeu e cuspiu no rosto do policial que o algemou. O policial, ato contínuo, adentrou a cela e lhe desferiu vários golpes de cassetete, causando graves lesões, cessando sua conduta somente após a intervenção de outro policial. Neste caso a conduta do policial configura o delito de lesões corporais graves. 
 QUESTÃO OBJETIVA
 Assinale a opção correta, à luz do disposto nas leis que definem os crimes de tortura. 
1. Considere que um policial civil, após infligir sofrimento mental mediante privação do sono, exija que o acusado de roubo reconheça determinado homem como sendo seu comparsa. Nessa situação, o referido policial não cometeu o delito de tortura, mas de constrangimento ilegal em concurso material com cárcere privado. 
2. Por se tratar de crime próprio, o crime de tortura é caracterizado pelo fato de o agente que o pratica ser funcionário público. 
3. Aquele que se omite em face de conduta tipificada como crime de tortura, quando tinha o dever de evitá-la ou apurá-la, será punido com as mesmas penas do autor do crime de tortura.
 4. Os bens jurídicos protegidos pela tortura discriminatória são a dignidade da pessoa humana, a igualdade e a liberdade de crença. 5. O crime de tortura é cometido por quem constrange outrem, por meio de violência física, com o fim de obter informação ou confissão da vítima ou de terceira pessoa, desde que do emprego da violência resulte lesão corporal. Desenvolvimento

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais