Buscar

PAPER A TECNOLOGIA E A EDUCAÇÃO ANDAM JUNTAS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

4
A TECNOLOGIA E A EDUCAÇÃO ANDAM JUNTAS .
 Solange Crispim Salazar 
Barbara Mª Siqueira Dagostin
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Curso Pedagogia 0786–Metodologia do Trabalho Acadêmico 
14/06 /2013
RESUMO
Quando pensamos em tecnologia logo lembramos em computadores e internet, sendo que não é somente isso, tudo que utiliza- se para o conhecimento e aprendizagem é forma de tecnologia, assim como livros, jornais, revistas. Possuem outras ferramentas que auxiliam o dia a dia que são úteis em sala de aula como a televisão, o DVD, aparelho de som, máquina digital, e tem alguns que não são tão bem utilizados por falta de informação e conhecimento como o data show, o projetor multimídia.
 
Palavras-chave: tecnologia, escolas, conhecimento.
INTRODUÇÃO
A trajetória da humanidade vem evoluindo, e no final do século XVI que se dá o boom da comunicação. A fotografia acompanhada posteriormente do cinema, sendo que este é um veículo que remete a inúmeras imagens, trazendo consigo movimento, sons, a ilusão da projeção instantânea encanta com emoção o público, através de um processo de engajamento visual, narrativo e estético. A partir daí inicia-se com mais objetividade a comunicação, contribuindo com o progresso cultural.
A cada momento são dados novos passos para esse futuro informatizado, mas existem pessoas que se negam a acompanhar, por sentirem dificuldades em aceitarem o novo. Hoje nos é transmitido muitas informações boas e ruins, só depende saber-se escolher, comparar, avaliar o que realmente interessa.
Atualmente a internet possibilita o acesso instantâneo à busca de informações, mas ainda necessita-se do educador, não como repetidor de pensamentos e opiniões prontas, mas como o mediador e organizador, onde também passa a ser um pesquisador como os alunos, articulando aprendizagens ativas, avaliando resultados diferentes, tornando-se mais criativo.
2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Com a velocidade destas novas descobertas as escolas não conseguem acompanhar, por falta de máquinas atualizadas, de educadores capacitados, utilizando-se dessa tecnologia nas áreas burocráticas. No Brasil há poucas escolas que utilizam os recursos tecnológicos para avanços no ensino, mas para que isso aconteça plenamente são necessário conscientização e transformação na visão de futuro.
“A integração das tecnologias como TV, vídeos, computadores e internet ao processo educacional, pode promover mudanças bastante significativas na organização e no cotidiano da escola e na maneira como o ensino e a aprendizagem se processam, se considerarmos os diversos recursos que estas tecnologias nos oferecem (...). (Prata, 2002, p.77)”.
Grandes mudanças acontecem nos lares e instituições escolares, afetam diretamente os discentes de forma positiva e em contra partida negativa. Dentro deste contexto, com a revolução tecnológica o educador deve assumir o papel de intercessor para orientar em certos aspectos divulgados pela mídia que levam os alunos erroneamente a desviar dos conceitos e valores que a mesma tenta introduzir através de linguagens e imagens que desastrosamente influenciam na alienação da cultura original. As crianças utilizam-se dos computadores já na tenra idade, pois possuem a capacidade em adquirir conhecimento com bastante facilidade.
Espalhado pelo mundo existe um apaixonado caso de amor entre crianças e computadores (...). Em todo lado, com poucas exceções, vi o mesmo brilho nos seus olhos, o mesmo desejo de se apropriarem dessa coisa. Não se limitando a desejá-lo, parecia que lá no fundo já sabiam que lhes pertenciam. Sabiam que podiam dominar mais facilmente e mais naturalmente do que seus pais. Sabem que pertencem á geração dos computadores. (Papert, 1997).
Diante do desenvolvimento tecnológico não a como negar o rico conhecimento que os alunos trazem á sala de aula, a televisão e outros recursos tecnológicos é um meio eficaz. Neste sentido, o mundo relacionado ás tecnologias, é um instrumento de criação e traz aos discentes alimentos de informação, conduzindo-as fantásticas fantasias das imagens técnicas, produzidas pela televisão e computadores, contribuindo com importantes alternativas num processo de agregar conhecimentos, fortalecendo um diálogo.
A invenção da escrita foi um marco, chegando hoje ao fantástico mundo dos computadores, a arte digital e internet, facilitando a comunicação entre pessoas, dispondo de conhecimentos de vários assuntos, permitindo que o estudante possa ter uma educação a distancia, mecanismo de grande apoio aos discentes de ter formação universitária,de acordo com Kochanski e Lopes, (2012, p. 55 ) “ Acesso a internet é permitir acesso ao novo mundo. Nele pode-se explorar uma quantidade muito vasta de informações, conhecimentos científicos, [...].
4 RECURSOS TECNOLÓGICOS
PROJETOR MULTIMÍDIA
Conectado a internet possibilita aos educadores e discentes simulações em vídeos, jogos, materiais em CD, DVD e páginas WEB em tempo real. É um apoio pedagógico que os alunos visualizam seus trabalhos, porém pouco utilizado.
INTERNET
Possibilita acessar páginas com informações e conteúdos científicos.
DATA SHOW
Uma ferramenta que ligada ao microcomputador é usada para exibir palestras e apresentações de aulas.
TELEVISÃO
Usado paratransmitir DVD de aulas semipresenciais e a distancia, e ligada ao micro também utilizada para enviar imagens.
APARELHO DE DVD
Reproduz mídias gravadas em DVD ou pen drive, também CD para reprodução de músicas, possuem entradas para microfones.
COMPUTADORES
Tecnologia que armazena e processam dados, transmitindo informações.
MÁQUINA DIGITAL
Pode ser fotográfica ou de cinema, captura imagens, podendo ser armazenadas no computador, em DVD, em cartões de memória. Pode se visualizar essas imagens na própria câmera, em álbuns virtuais, em revelações digitais, até mesmo na tela de TV.
5 CONSIDERAÇÕES FINAIS
Diante destas tecnologias, vindo proporcionar inúmeras vantagens, abrindo cada vez mais horizontes para a modernidade, trazendo transformações fantásticas e inovadoras para a população, á mídia e fundamentos da comunicação são uma forma interessante de aplicação nos estudos, sendo que esta explosão tecnológica é significativa nos recursos tecnológicos de aprendizagem. Do ponto e vista de paradigmas modernos, a tecnologia avança mundialmente, num processo contínuo de evolução deixando de ser auxiliar na aprendizagem para assumir o lugar de ferramenta de comunicação e dos modos de interação.
	
REFERÊNCIAS
MORAN, João Manuel. Como Utilizar As Tecnologias Na Escola. Disponível em: <http://www.eca.usp.br/moran/utilizar.htm/ 19/03/2013/ 20h45min
MORAN, João Manuel. Os Novos Espaços De Atuação Do Educador Com As Tecnologias. Disponível em: <http://www.eca.usp.br/prof/morn/espaços.htm/19/03/2013/08h45min
Papert. S.A Família Em Rede. Lisboa: Relógio d’Água/1997
KOCHANSKI, Djone. LOPES. Elisiane Souza Saiber. Artes e Novas Tecnologias. Indaial: Uniasselvi, 2012.
D’ESPINDOLA, Vamilson Souza. AS Tecnologias Disponíveis Nas Escolas, NETSABERARTIGOS, Disponível em: <http://www.artigos.netsaber.com.br/resumos_artigo-15093/artigo_sobre_as_tecnologias_disponíveis_nas_escola.
ROQUE, Valéria. O papel das tecnologias digitais no contexto escolar, Webinsider, Disponível em: <http://www.uol.com.br/2006/11/09/o-papel-das-tecnologias-no-contexto-escolar/

Outros materiais