Buscar

Aula 03

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO
Carla Veloso
AUDIÊNCIA
AUSÊNCIA DE ACORDO 
RESPOSTA DO RÉU 
Defesa do Réu – apresentada oralmente 20 (vinte) minutos 
para aduzir sua defesa 
(art. 847 CLT) 
RESPOSTA DO RÉU
EXCEÇÃO DE SUSPEIÇÃO E IMPEDIMENTO DO JUIZ 
Art. 801 CLT c/c arts. 134 e 135 CPC – Hipóteses 
Art. 802 CLT – Audiência para julgamento da exceção 
EXCEÇÃO DE INCOMPETÊNCIA (RELATIVA)
 A incompetência relativa depende de arguição pelo réu sob pena de PRORROGAÇÃO DA COMPETÊNCIA. O juiz não pode, de ofício, reconhecer a incompetência territorial. 
RESPOSTA DO RÉU:
Art. 800 CLT – abrir-se-á vista ao exceto – 24 horas improrrogáveis – decisão na primeira audiência ou sessão seguinte. 
OBS: As decisões sobre exceção de incompetência, em regra não cabe recurso, salvo quando terminativas do feito. (Art. 799, §2º, CLT) – Súmula 214 TST.
 CONTESTAÇÃO 
Peça mediante a qual se formaliza o exercício do direito de defesa do réu. Defesa oral (Art. 847 CLT). 
RESPOSTA DO RÉU
PRELIMINARES – antes de adentrar no mérito compete ao réu suscitar as preliminares. 
OBS: Sobre incompetência absoluta o juiz pode se pronunciar de ofício.
 
OBS: PEREMPÇÃO – ART. 731 e 732 CLT – aquele que apresentar reclamação verbal e não comparecer na vara no prazo de 05 dias para reduzir a termo e o reclamante que der causa a dois arquivamentos, ambos perdem pelo prazo de 06 meses o direito de demandar na Justiça do Trabalho.
RESPOSTA DO RÉU
MÉRITO – compete ao réu contestar todos os fatos alegados na inicial pois os fatos não contestados presumem-se verdadeiros e independem de prova. A contestação deve estar acompanhada dos documentos da defesa, não sendo necessário o requerimento de provas pois estas serão produzidas em audiência, independentemente de requerimento prévio. (Art. 845 CLT). 
RESPOSTA DO RÉU:
RECONVENÇÃO 
Modalidade de resposta em que o réu demanda em face do autor, na mesma relação jurídica processual. Não há previsão na CLT aplicando-se subsidiariamente as disposições do CPC. São requisitos para a admissão da reconvenção no processo do trabalho: que o juiz seja absolutamente competente para apreciar a matéria veiculada na reconvenção, haver compatibilidade dos ritos procedimentais, haver conexão entre a reconvenção e a ação principal ou com o fundamento da defesa. 
RESPOSTA DO RÉU:
. 
FASE INSTRUTÓRIA:
A instrução probatória destina-se a formar o convencimento do juiz acerca dos fatos ocorridos. Nessa fase são colhidas as provas que o juiz irá se basear para proferir a sua decisão (art. 818 a 830 da CLT). Aplicamos, também, o CPC de forma subsidiária, na forma do art. 769 da CLT. 
ÔNUS DA PROVA - AUTOR - Cumpre o ônus de provar o fato constitutivo do direito alegado. (art. 818 da CLT). 
RÉU - Tem o ônus de provar os fatos modificativos, impeditivos e extintivos do direito do autor (art. 818 da CLT). 
MEIOS DE PROVA
1) PROVA DOCUMENTAL - ART. 830, CLT – O documento em cópia oferecido para prova poderá ser declarado autêntico pelo próprio advogado, sob sua responsabilidade pessoal.
Parágrafo único: Impugnada a autenticidade da cópia, a parte que a produziu será intimada para apresentar cópias devidamente autenticadas ou o original, cabendo ao serventuário competente proceder à conferência e certificar a conformidade entre esses documentos. NR Lei n. 11.925/09.
OBS: Juntada de documentos pelo reclamante com a inicial (art. 787 CLT). Juntada de documentos pelo reclamado em audiência (art. 845 CLT) 
MEIOS DE PROVA
2) DEPOIMENTO PESSOAL - A finalidade do depoimento pessoal é provocar a confissão real que goza de presunção absoluta de veracidade. 
Art. 820 CLT: “As partes e testemunhas serão inquiridas pelo juiz ou presidente, podendo ser reinquiridas, por seu intermédio, a requerimento dos juízes classistas, das partes, seus representantes ou advogados”. 
MEIOS DE PROVA
3) PROVA TESTEMUNHAL - As testemunhas comparecerão à audiência independente de intimação. As que não comparecerem serão intimadas, ex offício, ou a requerimento da parte, ficando sujeita à condução coercitiva, além de multa, caso, sem motivo justificado, não atender à intimação. (art. 825 CLT) 
EXCEÇÃO: RITO SUMARÍSSIMO: Só será deferida a intimação da testemunha que, COMPROVADAMENTE convidada, deixar de comparecer. Não comparecendo a testemunha intimada, o juiz poderá determinar a sua imediata condução coercitiva. (art. 852-H, §3º, CLT) 
MEIOS DE PROVA
NÚMERO DE TESTEMUNHAS 
Rito ordinário – até 3 testemunhas para cada parte (art. 821 CLT) 
Rito Sumaríssimo – até 2 testemunhas para cada parte (art. 852-H, §2º, CLT) 
Inquérito Judicial – até 6 testemunhas para cada parte (art. 821 CLT) 
MEIOS DE PROVA:
OBS: Testemunha que litiga contra o mesmo empregador (súmula 357 TST: Não torna suspeita a testemunha o simples fato de estar litigando ou ter litigado contra o mesmo empregador). 
4) PROVA PERICIAL - Sempre que houver necessidade de conhecimentos técnicos o juiz pode nomear perito de sua confiança para elaboração de laudo técnico. ART. 827 CLT. 
ART. 195, §2º, CLT – insalubridade e periculosidade – perícia obrigatória. 
MEIOS DE PROVA
ART. 790-B, CLT: “A responsabilidade pelo pagamento dos honorários periciais é da parte sucumbente na pretensão objeto da perícia, salvo se beneficiária de justiça gratuita”. 
ASSISTENTES TÉCNICOS: Súmula 341 TST: A indicação do perito assistente é faculdade da parte, a qual deve responder pelos respectivos honorários, ainda que vencedora no objeto da perícia. 
OJ 98 SDI-II TST: “Mandado de segurança. Cabível para atacar exigência de depósito prévio de honorários periciais dada sua incompatibilidade com o processo do trabalho e súmula 236 do TST, sendo cabível o mandado de segurança visando à realização da perícia independentemente do depósito”. 
PROCEDIMENTOS FINAIS 
Encerrada a instrução 
cada parte tem até 10 minutos para razões finais orais. 
Após o juiz fará a última tentativa obrigatória de conciliação
art. 850 da CLT. 
 Sentença 
•
RESUMO DA AUDIÊNCIA

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais