Buscar

trabalho 05

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1- Em 2010, Platão foi contratado pelo Município do Belo Horizonte para prestar serviços internos ligados à administração pública. Em meados de 2016, por meio de uma ação civil pública intentada pelo Ministério Público, a administração pública teve que romper com os serviços prestados por todos aqueles que não ingressaram em seus quadros por concurso público. Platão, indignado, procurou um advogado e entrou com uma Reclamação Trabalhista, pleiteando o reconhecimento do vínculo com o Município de Belo Horizonte e o consequente pagamento das verbas decorrente deste vínculo. Diante do caso apresentado, responda justificadamente:
 a) Platão terá êxito na Reclamação Trabalhista no que concerne ao reconhecimento do vínculo empregatício? Justifique indicando a posição jurisprudencial sobre a matéria. 
Não terá êxito na solicitação do reconhecimento do vinculo empregatício já que o art.37, II da CF/88 define que a investidura e m cargo ou emprego publico depende de aprovação em concurso público. 
b) Platão faz jus ao pagamento de alguma parcela em decorrência da prestação de serviços acima referida?
Súmul a nº 363 do TST 
CONTRATO NULO. EFEITOS (nova redação) - Re s. 121/ 200 3, DJ 19, 20 e 21.1 1. 20 03 
A contratação de servidor público, após a CF /1988, sem prévia aprovação e m concurso público, encontra óbice no respectivo art. 37, II e § 2º, somente lhe conferindo direito ao pagamento da contraprestação pactuada, em relação ao número de horas trabalhadas, respeitado o valor da hora do salário mínimo, e dos valores referentes aos depósitos do FGTS.

Outros materiais