Buscar

Capital resumo 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Valor relativo e valor equivalente
"As mercadorias,..., só encarnam valor na medida em que são expressões de uma mesma substância social, o trabalho humano; seu valor é, portanto, uma realidade apenas social...", ou seja, o valor só se manifesta quando há a relação social de troca.
Mercadoria possui valor-de-uso e valor, mas não POSSUI valor-de-troca. Valor-de-troca se manifesta apenas nas relações sociais, não é algo inserido na mercadoria.
20 varas de linho (valor relativo, ativo) = 1 casaco (valor equivalente, passivo)
Valor relativo = valor de uma mercadoria expressa no valor de outra
Valor equivalente = fornece o material à expressão do valor de outra mercadoria, ou seja, é a forma de sua PERMUTABILIDADE direta com outra mercadoria.
Para que linho seja comparado ao casaco, o linho precisa assumir uma forma que o torne capaz de ser comparado ao casaco, já que se tratam de mercadorias com papéis qualitativamente diferentes. O linho, "transformado" em valor, ou seja, em trabalho humano abstrato, pode ser comparado ao casaco, sem que este precise assumir qualquer outra forma que não a sua natural, pois a forma natural do casaco encorpora a forma de valor do linho.
Ex.1: Em 1 hora são produzidas 20 varas de linho e em 1 hora é produzido 1 casaco
(forma natural) 20 varas de linho = 1 casaco (forma natural)
Efetua-se a transformação da forma natural das varas de linho para sua forma de valor
(forma de valor) 1 hora de trabalho = 1 casaco (forma natural)
O resultado demonstra o que dissemos no enunciado do exemplo, 1 hora de trabalho equivalem a 1 casaco.
Ex. 2: Em uma feira, utiliza-se um pedaço de ferro na pesagem das mercadorias. O ferro e a mercadoria (seja banana, uva, etc.) em nada tem a ver, possuem papeis qualitativamente distintos, mas quando o ferro é transformado em peso - uma propriedade que é comum a ambos -, pode ser comparado à mercadoria em sua forma natural, já que ela também possui peso. Nesse caso, o ferro é o valor relativo e a mercadoria, o valor equivalente.
Vale notar que se torna indiferente a ordem das mercadorias na equação, contanto que a mercadoria transformada em valor seja SEMPRE o valor relativo e a mercadoria em sua forma natural, seja SEMPRE o valor equivalente.

Outros materiais