Buscar

WAGNER PROVA 4

Prévia do material em texto

WAGNER 
Nota: 100
PROTOCOLO: 20171
Disciplina(s):
Gestão e Mapeamento de Processos
Sistemas de Informação Gerencial
Questão 1/5 - Sistemas de Informação Gerencial
Analise a tabela de estoque a seguir e depois marque com V ou F as alternativas, assinalando depois a alternativa correta:
(     ) NOME é uma coluna da tabela que contém os nomes dos produtos
(     ) A chave de fenda possui o código 2, com a quantidade 20 e o custo 4,50, configurando este conjunto de dados um registro
(     ) O parafuso possui o código 1, com a quantidade 1000 e o custo 0,05, configurando este conjunto de dados um campo
(     ) A coluna QUANTIDADE é de tipo texto ou string, enquanto que a coluna NOME é do tipo numérico
(     ) A coluna NOME é de tipo texto ou string, enquanto que a coluna CODIGO é do tipo numérico
Nota: 20.0
	
	A
	(     ) V-V-V-F-V
	
	B
	(     ) V-V-F-F-F
	
	C
	(     ) V-F-F-F-V
	
	D
	(     ) V-V-F-F-V
Você acertou!
Questão 2/5 - Gestão e Mapeamento de Processos
Para se ter um ponto de partida na análise dos processos de negócio, é necessário que se analise os mesmos. Uma empresa, para controlar a qualidade, utiliza três ferramentas. A ferramenta X contém um conjunto de itens que podem aparecer em determinado processo e cuja ocorrência ou não ocorrência devem ser assinaladas, geralmente, em forma de tabelas. A ferramenta Y é um gráfico de barras que ordena as frequências de ocorrência. A ferramenta Z é um diagrama com o formato de espinha de peixe, que facilita a visualização das causas de determinado problema. Considerando o que foi descrito, avalie as seguintes afirmações:
I. A ferramenta X é a Folha de Verificação, cujo uso facilita as ações de coletar, organizar e classificar dados, localizar defeitos e identificar a relação de causa e efeito;
II. A ferramenta Y é o Diagrama de Pareto, que mostra a informação e torna evidente priorização dos problemas, além de separar as causas críticas das triviais;
III. A ferramenta Z é o Diagrama de Ishikawa, que apresenta a relação entre os resultados de um processo (efeito) e seus fatores (causas).
É correto o que se afirma em:
Nota: 20.0
	
	A
	I, apenas
	
	B
	I, II e III
Você acertou!
	
	C
	I e III, apenas
	
	D
	II e III, apenas
	
	E
	II, apenas
Questão 3/5 - Sistemas de Informação Gerencial
Paula faz análises de giro de estoque de matérias-primas no setor de PCP de uma fábrica, podendo acessar os dados necessários às suas tarefas no sistema integrado de gestão. Entretanto, os dados no ERP tem um atraso de dois dias, devido à entrada dos dados de compras ser feita de forma manual, não existindo integração com o sistema dos fornecedores. Para contornar isso, Paula mantém em sua estação de trabalho uma planilha de fornecimento de matérias-primas que ela digita a partir das notas fiscais de entrada, o que dá a ela mais segurança quanto à situação real dos estoques. Com isto, existem dois controles: um provido pelo sistema ERP, outro pela planilha. Quando Paula requisita ao sistema o relatório de giro de estoque, as informações são diferentes dos indicadores que ela obtém com a sua planilha. Com relação aos dados desatualizados de um sistema em relação ao outro, podemos afirmar que não é seguido qual princípio?
Nota: 20.0
	
	A
	(     ) Inconsistência
Você acertou!
	
	B
	(     ) Redundância
Errada: A redundância seria a resposta se fosse afirmado quanto ao controle dos mesmos dados por dois sistemas diferentes, mas a última frase é explícita quanto aos dados desatualizados.
	
	C
	(     ) Integração
Errada: A integração seria a resposta se houvesse problemas explícitos de comunicação ou presença de ruído, ou falta de integração no trabalho de duas pessoas ou mais. No entanto, a situação se refere à atuação de um único funcionário, e a última frase é explícita quanto a existência de dados desatualizados.
	
	D
	(     ) Interrupção
Errada: Esta opção não é um princípio de banco de dados. Reveja novamente no texto quais são os princípios.
Questão 4/5 - Sistemas de Informação Gerencial
Marque as alternativas com V ou F conforme seu grau de verdade quanto aos sistemas de gerenciamento de banco de dados, e depois marque a alternativa correta:
(     ) Um SGBD possui o mesmo significado que um Sistema de Informação.
(     ) É responsável por todas as tarefas pertinentes ao armazenamento, recuperação, segurança e gerenciamento dos dados.
(     ) Fornecem uma interface de conexão ao banco de dados, a qual permite a comunicação do sistema de informação com o mesmo.
(     ) SGBDs são aplicados a sistemas internos à empresa, sendo que para a internet deve-se utilizar outro tipo de sistemas para gerenciar bancos de dados.
Nota: 20.0
	
	A
	(     ) F-V-V-F
Você acertou!
	
	B
	(     ) V-V-V-F
	
	C
	(     ) F-F-V-F
	
	D
	(     ) F-V-F-F
Questão 5/5 - Gestão e Mapeamento de Processos
A segunda maior rede internacional de restaurantes do mundo, o Mc Donald’s (atrás apenas da rede Subway), opera em mais de 100 países, cada qual com seus costumes e culturas diferentes. Só no Brasil, a rede possui mais de 1.000 pontos de venda.
Entre os motivos de sucesso da rede, alguns estão sustentados por melhorias. Dentre os princípios de melhoria utilizados pelo McDonald’s que pode-se afirmar que são pontos de referência da marca, podemos destacar:
I. Minimização do envolvimento de pessoas e foco em liderança.
II. Processo de terceirização e redução de custos com fornecedores.
III. Padronização dos processos e redução no tempo de ciclo.
IV. Padronização dos processos e foco na cozinha saudável.
Nota: 20.0
	
	A
	As alternativas I e III estão corretas;
	
	B
	Somente a alternativa I está correta;
	
	C
	Somente a alternativa III está correta;
Você acertou!
Uma das vantagens competitivas do MacDonald’s em relação a outras redes de restaurantes é o nível de padronização dos processos: tempos reduzidos e similares de atendimento, padrões rigorosos de prestação de serviços e níveis de qualidade praticamente idênticos entre todas as unidades. Portanto, a padronização dos processos e a redução do tempo de ciclo são os princípios de melhoria de destaque desta rede. Em qualquer lugar do mundo onde haja um MacDonald’s, o processo de atendimento e o tempo de ciclo (cada vez menor) serão os mesmos. Estes princípios conferem uma certa estabilidade no processo, ocasionando poucas variações.
	
	D
	As alternativas II e IV estão corretas;
	
	E
	Somente a alternativa IV está correta.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes