Buscar

prova filosofia

Prévia do material em texto

Leia o fragmento de texto a seguir:
As abordagens de Marx e Weber divergem essencialmente tanto em relação ao viés teórico-metodológico quanto aos objetos de análise. O olhar de Marx se dirige à sociedade capitalista, seu modo de produção, contradições, limites e problemas. Enquanto Max Weber tem em foco o entendimento da sociedade pela ação dos indivíduos.
Fonte: Citação elaborada pelo autor desta questão.
	
	A
	Existe uma confluência entre os autores em relação a raiz dos conflitos existentes na sociedade industrial moderna. Ambos concordam que o aspecto econômico é central para explicar o funcionamento da sociedade.
	
	B
	Marx toma o fator econômico como determinante para explicar as contradições da sociedade, Weber entende que o os conflitos são reais, porém multicausais.
	
	C
	Tanto Marx quanto Weber elaboram uma crítica social e propõem, dentro do escopo de seus pensamentos, uma alternativa ao capitalismo.
	
	D
	Weber, ao analisar a origem do capitalismo industrial, identifica o protestantismo como fator gerador do ethos Marx concorda e acrescenta que que a religião justifica o domínio e a exploração como sendo o ópio do povo.
	
	E
	Tanto o individualismo metodológico (Weber) quanto o materialismo dialético (Marx) estão de acordo sobre o funcionamento básico da sociedade, isto é, as classes são o motor da história.
De acordo com os conteúdos do livro-base Fundamentos socioculturais da educação sobre as principais diferenças entre Marx e Weber, assinale a alternativa correta:
Leia o extrato de texto a seguir:
“Marx, em 1867, já descrevia algumas das coisas do trabalho infantil. Segundo ele, como com o advento das máquinas, reduz-se a necessidade da força muscular, permitindo agora o emprego de trabalhadores fracos ou com desenvolvimento físico incompleto, mas com membros mais flexíveis. Assim, emprega-se o trabalho das mulheres e das crianças”.
Após esta avaliação, caso queira ler este artigo integralmente, ele está disponível em: KASSOUF, Ana Lúcia. O que conhecemos sobre o trabalho infantil? Nova economia. Belo Horizonte. v. 12, n. 2, maio/ago. 2007. p. 323-350. Link: <http://www.scielo.br/pdf/neco/v17n2/v17n2a05.pdf>2014. Acesso em 28 dez. 2016.
De acordo com os conteúdos do livro-base Fundamentos filosóficos da educação, a respeito da classe trabalhadora no contexto social e econômico em que Marx viveu, analise as sentenças a seguir:
I. A educação das crianças era comprometida com a sua prematura inserção no mercado de trabalho.
II. O alto grau de insalubridade afetava pouco as crianças nas minas de carvão quando comparado aos adultos.
III. O fato de que as famílias eram pobres não obrigava a inserção das crianças no mercado de trabalho.
IV. Em relação às crianças, pode-se dizer que as suas condições de trabalho nas minas de carvão eram as piores.
Agora, assinale a alternativa correta:
	
	A
	Estão corretas as sentenças II e III apenas.
	
	B
	Estão corretas as sentenças I e III apenas.
	
	C
	Estão corretas as sentenças I e IV apenas.
	
	D
	Estão corretas as sentenças II e IV apenas.
	
	E
	Estão corretas as sentenças I e II apenas.
eia a premissa a seguir, a qual é um pressuposto fundamental do materialismo dialético de Marx:
“O modo de produção da vida material condiciona o desenvolvimento da vida social, política e intelectual em geral”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível no livro: MARX, Karl. Contribuição à crítica da economia política. São Paulo: Martins Fontes, 1977. p. 23.
Considerando os estudos dos conteúdos do livro-base Fundamentos socioculturais da educação e das rotas de aprendizagem da disciplina em relação à contribuição de Marx, é correto afirmar que o seu pensamento social:
	
	A
	Significa o antagonismo fundamental entre as classes.
	
	B
	Trata-se do processo de mais-valia, a partir do qual a burguesia promove a expropriação do trabalho excedente.
	
	C
	Representa a alienação econômica e política.
	
	D
	Trata-se da relação entre o modo de produção e seus desdobramentos na sociedade.
	
	E
	É uma reflexão sobre o papel da educação no processo revolucionário.
Leia o fragmento de texto a seguir:
“Assim, além de sua perspectiva histórica, a sociologia weberiana apresenta outra inovação, a saber: um novo objeto de estudo sociológico. Esse objeto de estudo seriam as ações sociais. Podemos dizer que ação social é toda ação cujo sentido subjetivamente pensado pelo ator social, ou seja, pelo indivíduo, faz referência a outro indivíduo ou grupo”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: http://www.klickeducacao.com.br/conteudo/pagina/0,6313,POR-4632-39350-,00.html. Acesso em 17 nov. 2015.
De acordo com os conteúdos do livro-base Fundamentos socioculturais da educação, considere os tipos de ações propostos por Weber e identifique o conceito e sua explicação, relacionando corretamente as colunas:
1. Ação direcionada a fins racionais
2. Ação racional orientada por valores
3. Ação motivada pela tradição
4. Ação motivada pela afetividade 
(  ) Fazer um curso superior para melhorar de vida.
(  ) Ir sempre à Igreja aos domingos com a família.
(  ) Fazer o curso de direito para assumir o escritório da família.
(  ) Envolver-se em movimentos sociais em defesa do meio ambiente.
(  ) Contribuir em uma campanha para doação de sangue.
Agora, selecione a sequência correta:
	
	A
	1 – 3 – 2 – 4 – 2
	
	B
	2 – 3 – 4 – 3 – 1
	
	C
	1 – 3 – 3 – 2 – 4
	
	D
	4 – 3 – 2 – 1 – 1
	
	E
	3 – 1 – 1 – 2 – 4
Leia o fragmento de texto a seguir:
“O dicionário Houaiss define o Iluminismo como movimento intelectual do século XVIII, caracterizado pela centralidade da razão e da ciência, crítico do dogmatismo e das doutrinas políticas e religiosas tradicionais. É um pensamento que trabalha com paradoxos e dicotomias: razão e fé, luzes e sombras, ilustração e ignorância, direitos e privilégios, contrato social e absolutismo etc.”
Após esta avaliação, caso queira ler este artigo integralmente, ele está disponível em: MARRACH, Sônia. Outras histórias da educação: do iluminismo à indústria cultural. São Paulo: UNESP, 2009. p. 38.
Conforme os conteúdos do livro-base Fundamentos filosóficos da educação, Voltaire e Rousseau destacam-se entre os pensadores iluministas. Pensando nessa direção, relacione corretamente os referidos pensadores às suas proposições:
1. Voltaire
2. Rousseau
(  ) Sua obra faz alusão aos índios da América, caracterizados como seres autênticos, porém, que se corromperam no contato com o homem civilizado.
(  ) A crítica à educação da nobreza da época é tema  de sua obra, na qual propõe uma aprendizagem que enfatiza questões de ordem prática.
(  ) É contra o fato de que as crianças aprendam a ler muito cedo; afirma que isso leva ao enfraquecimento das experiências sensórias.
(  ) Temas como “bom selvagem” e “homem natural” são pressupostos que perpassam sua obra.
Agora, marque a sequência correta:
	
	A
	2 – 1 – 2 – 1.
	
	B
	2 – 1 – 2 – 2.
	
	C
	1 – 1 – 2 – 1.
	
	D
	2 – 2 – 1 – 1.
	
	E
	2 – 2 – 2 – 1.
Considere a seguinte citação:
“A filosofia existencialista não trata de pedagogia, mas, ao enfatizar que o conhecimento só tem valor quando capaz de realizar as escolhas estabelecidas pelo próprio existente, deu uma visão mais fecunda à educação. Justamente por discutir a conclusão de Sartre de que o homem é condenado à liberdade, o existencialismo fornece várias sugestões para procedimentos pedagógicos”.
Após esta avaliação, caso queira ler este artigo integralmente, ele está disponível em: NISKIER, Arnaldo. Filosofia da educação: uma visão crítica. São Paulo: Loyola, 2001. p. 215.
De acordo com a citação e com os conteúdos do livro-base Fundamentos filosóficos da educação a respeito do legado de Sartre para a educação, classifique as proposições a seguir em Verdadeiras (V) e Falsas (F):
I. ( ) Numa perspectiva sartreana,é possível dizer que não há relação estabelecida entre professor e aluno que não seja baseada no autoritarismo.
II. ( ) Os indivíduos, quando engajados de fato num projeto, segundo Sartre, conseguem superar a situação de conflito que os envolvem naturalmente.
III. ( ) O legado de Sartre para a educação pode ser classificado como sendo problemático devido às diversas e conflitantes interpretações feitas de suas obras.
Agora, assinale a sequência correta:
	
	A
	V – F – F.
	
	B
	F – F – V.
	
	C
	V – V – F.
	
	D
	F – V – V.
	
	E
	V – F – V.
Leia o extrato de texto a seguir:
“Desenvolvimento rápido, no decorrer da época clássica, das disciplinas diversas, escolas, colégios, casernas, ateliês; aparecimento, também, no terreno das práticas políticas e observações econômicas, dos problemas de natalidade, longevidade, saúde pública, habitação e migração; explosão dos corpos e o controle das populações. Abre-se, assim, a era de um biopoder. As duas direções em que se desenvolve ainda aparecem nitidamente separadas, no século XVIII. Do lado da disciplina as instituições como o Exército ou a escola; as reflexões sobre a tática, a aprendizagem, a educação e sobre a ordem da sociedade”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível no livro: FOUCAULT, M. Segurança, território, população. Curso dado no Collège de France (1977 - 1978). Trad. Eduardo Brandão. São Paulo: Martins Fontes, 2008. p. 131.
Existem funções desempenhadas pela escola na perspectiva de Foucault. A esse respeito, conforme os conteúdos livro-base Fundamentos socioculturais da educação, assinale a alternativa correta:
	
	A
	A escola tem a função de promover a socialização, educando e formando seus alunos para a vida social integrada e positiva.
	
	B
	A escola em sua natureza burocrática desenvolve processos pedagógicos uniformizados que visam permitir a progressão dos saberes e a formação cultural de seus alunos.
	
	C
	O modo como funciona a escola favorece o direcionamento heterônomo dos sujeitos e sua conformação a ordem disciplinadora.
	
	D
	O processo educativo, embora disciplinador e restritivo, tem como escopo a autonomia e a individualidade de seus atores. É pelos limites e disciplina que se descobre a liberdade.
	
	E
	Para Foucault, a escola possui uma ambivalência intrínseca, tanto pode castrar e frustrar as subjetividades quanto pode ser progressista e revolucionária.
	1(?)
	2(?)
	3(?)
	4(?)
	5(?)
	6(?)
	7(?)
	8(?)
	9(?)
	10(?)
Leia o fragmento de texto a seguir:
“A escola como instituição social tem no sistema escolar a função de legitimação cada vez mais necessária à perpetuação da ‘ordem social’ uma vez que a evolução das relações de força entre as classes tende a excluir de modo mais completo a imposição de uma hierarquia fundada na afirmação bruta e brutal das relações de força”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível no livro: BOURDIEU, P; PASSERON, J. C. A reprodução: Elementos para uma teoria do sistema de ensino. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1975.  p. 311.
Considerando os conteúdos do livro-base Fundamentos socioculturais da educação sobre a reprodução da exclusão social na escola, assinale V para as afirmativas verdadeiras, e F para as afirmativas falsas:
I. ( ) A escola desenvolve suas práticas a partir de uma relação social homogênea de equidade, equiparando a relação que desenvolve com seus alunos.
II. ( ) A escola dispõe de mecanismos que contribuem para a segmentação e estratificação do aluno, como notas, classificação e reprovação.
III. (  ) O processo de avaliação funciona como mecanismo de promoção e reconhecimento escolar.
	
	A
	F – V – F
	
	B
	F – F – V
	
	C
	V – V – F
	
	D
	V – V – V
	
	E
	F – F – F
Considere a seguinte afirmação:
“O existencialismo é a única tentativa ocidental de filosofia irracional. Ninguém questiona o seu sucesso enquanto tal - mas apenas, antes de mais nada, se tal coisa é possível. Ao contrário das filosofias racionais, passadas ou presentes, o existencialismo é puramente subjetivo”.
Após esta avaliação, caso queira ler este artigo integralmente, ele está disponível em: STRATHERN, Paul. Kierkegaard em 90 minutos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1999. p. 64.
A partir do texto e de acordo com os conteúdos do livro-base Fundamentos filosóficos da educação a respeito das proposições sobre o existencialismo de Kierkegaard, classifique as sentenças a seguir em Verdadeiras (V) e Falsas (F):
I. ( ) Kierkegaard foi um dos filósofos que se contrapôs às proposições dominantes da época, propondo a possibilidade de uma existência singular.
II. ( ) Segundo Kierkegaard, a possibilidade de o ser humano assumir uma existência autêntica é quando ele estabelece relação com Deus.
III. ( ) Nas proposições de Kierkegaard, o homem é levado à angústia simplesmente porque a sua própria existência é absurda e sem sentido.
Agora, assinale a sequência correta:
	
	A
	V – V – F.
	
	B
	V – F – V.
	
	C
	F – V – V.
	
	D
	F – F – V.
	
	E
	V – F – F.
Leia o fragmento de texto a seguir:
“Quando a autoridade da Igreja sobre o pensamento finalmente afrouxou, muita gente passou a acreditar que o conhecimento do mundo podia ser obtido apenas pelo uso da razão. Na filosofia, esse desenvolvimento é conhecido como racionalismo. Foi lançado por Descartes, depois do qual as figuras de destaque na filosofia racionalista foram Spinoza e Leibniz".
Após esta avaliação, caso queira ler este artigo integralmente, ele está disponível em: MAGEE, Bryan. História da filosofia.  3ª ed. São Paulo: Loyola, 2001. p. 83.
De acordo com o texto e com os conteúdos do livro-base Fundamentos filosóficos da educação sobre o racionalismo, analise as assertivas a seguir, marcando V para as afirmativas verdadeiras, e F para as falsas.
I. ( ) René Descartes, mesmo tendo vivido no século XVII, é considerado até hoje um dos mais influentes pensadores racionalistas.
II. ( ) Descartes afirmava que as ideias humanas são adquiridas, ou seja, vão se construindo na interação com o meio e com os outros homens.
III. ( ) Os pensadores racionalistas, entre eles Descartes, defendem que o conhecimento verdadeiro deriva da razão genuína.
IV. ( ) Os preconceitos são, para os racionalistas, obstáculos que impedem a razão de alcançar o verdadeiro conhecimento.
Agora, assinale a sequência correta:
	
	A
	F – V – F – V
	
	B
	V – F – V – F
	
	C
	V – V – F – F
	
	D
	F – F – V – V
	
	E
	F – V – V – F

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes