Buscar

Importância da Energia Eólica em Pernambuco

Prévia do material em texto

PRÉ - PROJETO DE TCC
	
DADOS DE IDENTIFICAÇÃO
	
ALUNO: RODOLFO CORREIA VAZ
	
MATRÍCULA: 201102188034
	
CAMPUS: SAN MARTIM
	
E – mail: RRODOLFOVAZ@GMAIL.COM
	
TEMA
	
A IMPORTÂNCIA DA GERAÇÃO DE ENERGIA EÓLICA NO ESTADO DE PERNAMBUCO.
	
JUSTIFICATIVA
	 Este trabalho terá sua justificativa baseada na coleta de dados e análise, tendo como foco principal o estudo das mais importantes fontes de energias renováveis do mundo, a energia limpa. O Brasil se destaca por ser o maior gerador de energia eólica da América Latina. Pernmambuco se apresenta de forma exitosa por ter planejamento e diretrizes estratégicas para este tipo de atendimento, sendo prioridade para o combate à seca , na redução do nível de água dos rios para hidroelétricas.
Em números hoje, a energia eólica é a 2ª maior fonte de geração de energia do Brasil, o nordeste
 é o maior pólo do pais, Pernambuco é o 6º maior do país. Sabemos que o planejamento para este tipo de atendimento é de responsabilidade do Ministério das Minas e Energias, onde são definidos os objetivos com parceria com o Comitê nacional de Política Energética, direcionando a outros órgãos atribuições técnicas como: Regulação, fiscalização e mediação, estudos para o planejamento indicativo,contabilização de contratos: câmara de Energia Elétrica, coordenação do despacho e geração do sistema de transmissão.
 Segundo ANEEL:
 Existem em Pernambuco 54 empreendimentos de geração de energia elétrica em operação, totalizando 2,76 GW de potência, o que corresponde a pouco mais de 2,5% da capacidade de instalada no país. (ANNEL, 2010).
 Entendemos que se analisarmos, de modo geral este potencial de geração de energia eólica, poderá ser maior se considerarmos os lugares onde não há condições geográficas para a instalação de indústrias. Na perspectiva nacional, a energia eólica também teve registro de crescimento de forma significativa no mercado elétrico brasileiro, o que nos faz pensar que nesse redimensionamento do setor a energia eólica se destaca consideravelmente.
 A indústria eólica tem-se destacado de modo rentável, no mundo. Ela não tem só como fator primordial complementar a energia elétrica, mas, também como fonte de crescimento econômico e tecnológico.
 De acordo com a ABEEÓLICA (Associação Brasileira de Energia Eólica), cada MW de energia eólica gerada tem potencial de criar 200 novos postos de trabalho, o que representaria, para a região nordeste, um aumento de renda e na distribuição.
 Podemos observar que vários são os desafios no processo e geração de energia eólica no entanto, estamos nos encaminhando para enfrentarmos novos desafios na busca por uma energia eólica de qualidade para o estado de Pernambuco que já é um destaque nacional.
 A importância dessa pesquisa está no desenvolvimento de estudos baseados em dados coletados para um melhor entendimento de como se dá todo o processo de desenvolvimento e implantação da energia eólica no estado de Pernambuco.
 Outra justificativa seria a de que com a análise de reflexão de cada pesquisa realizada os objetivos propostos auxiliem na compreensão da necessidade do crescimento de energia eólica no Brasil e em Pernambuco.
 A produção de energia de fontes limpas e renováveis vem sendo de interesse mundial em termos de observarmos uma maior sustentabilidade de acordo com novos projetos de implantações da referida energia, no entanto, para a produção dessa energia limpa deve-se analisar como é viável para a economia a sua geração.
 Segundo Terra e Coelho:
As usinas hidroelétricas usam como recurso natural renovável e de custo zero (a água), podendo gerar energia a baixo custo. Sua duração é muito prolongada e os custos de manutenção são baixos. Apesar de todas estas vantagens, é importante lembrar que os complexos hidroelétricos (usinas, represas, etc) sempre alteram a passagem e podem causar impactos ambientais e outros problemas como grandes desmatamentos, com prejuízos à flora e à fauna inundação de áreas verdes, aumento de evaporação e da umidade relativa do ar, entre outros. (2005,p.192)
Nesse processo é importante focarmos na conferência de possibilidades para o desenvolvimento econômico na produção de energia eólica como fonte alternativa de energia elétrica.
 
 
 
 
 
	
OBJETIVOS 
	 
 3.1 OBJETIVO GERAL
	Mostrar a importância da energia eólica como fonte alternativa para utilização de energia elétrica, uma fonte de energia limpa, renovável e disponível em todo o globo, que se produzida em excedente pode ser armazenada de algumas formas. 
	
 3.2 – OBJETIVOS ESPECÍFICOS
	
Mostrar a importância da energia eólica como fonte de energia alternativa;
Reconhecer a utilização de energia eólica como forma alternativa de geração de energia elétrica;
Conferir possibilidades para o desenvolvimento econômico na produção de energia eólica.
	
METODOLOGIA
	
 A metodologia utilizada para elaboração deste trabalho está fundamentada no uso de fontes secundárias de informação. Para tanto serão utilizados livros publicados por autores, dissertações, teses e monografias tendo como abordagem principal este tema.serão utilizados também artigos científicos, jornais e revistas disponíveis na internet.
 Nesta pesquisa qualitativa será empregado o método exploratório e descritivo usando para isso, uma coleta técnica de dados. Segundo Gil (2008) “ [...] a análise qualitativa dos dados como as pesquisas definidas como estudo de campo, estudo de caso, pesquisa-ação ou pesquisa participante.Nessas os procedimentos analíticos são de natureza qualitativa”.(2008, p.194). Para a análise dos dados será adotado uma análise quantitativa, por se tratar do estudo da viabilidade econômica da produção deste tipo de energia ao qual se refere o tema da pesquisa.
 
	
REFERENCIAL TEÓRICO
	 É fundamental refletirmos como a energia eólica desenvolvendo um papel importante na vida das pessoas, na indústria, nas residências, enfim em todo um contexto que envolve a energia limpa. O termo eólico vem do latim aeolicus, pertencente ou relativo a Éolo, deus dos ventos na mitologia grega e, portanto, pertencente ou relativo ao vento. “O crescimento da energia eólica é um processo irreversível” (CIRILLO JUNIOR,2011). 
 Nesse sentido se faz necessário acompanharmos a evolução dessa energia e nos apropriarmos de estudos que nos remetam a novas experiências. Ainda que produza um pequeno impacto ambiental a Geração de energia elétrica a partir dos ventos está inserida em um novo modelo mundial de desenvolvimento que é conhecido como “desenvolvimento sustentável” (ANDRADE,2010). A implantação de novos parques eólicos em Pernambuco deve ser assegurada pelas Polítcas Públicas e pelos gestores governamentais. Entendemos que trabalhar as dificuldades que se apresentam requer empenho e comprometimento e comprometimento em analisar a realidade que se apresenta, para que toda ação desenvolvida seja em prol do desenvolvimento sustentável e da economia de energia, dentre outras ações que requerem uma dinâmica mais condizente com a realidade econômica do nosso estado para implementação de novos geradores da referida energia.
 Nesse sentido a ANEEL afirma que:
Do ponto de vista econômico os efeitos diretos de desenvolvimento de um projeto eólico incluem renda para o proprietário da terra, receita para os governos locais, estaduais e federais proveniente de impostos sobre as transações e a propriedade, geração de emprego e o uso de serviços locais (ANEEL,2012,p.127).
Nestes termos podemos concluir que a energia eólica é um ótimo investimento e sua implantação deve ser assegurada, para tanto é indispensável a visão de conjunto, que é um instrumento muito importante para dinamizar os objetivos propostos, onde o comprometimento seja um elo que permita a construção de novos parque que contemplem a indústriae as residências de forma mais abrangente.
	
REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS
	
ANDRADE Alexandre de. O papel das PCHS na Economia Catarinense. 2010.71 f.
Monografia(Bacharelado) – Curso de Ciências Econômicas, Ufsc, Florianlpolis,2010.
ANEEL, ATLAS DE ENERGIA ELÉTRICA DO BRASIL. ed.Brasília: Aneel,2008.
Disponível em: <http:// www.aneel.gov.br>
ANEEL, ATLAS DE ENERGIA ELÉTRICA DO BRASIL. ed.Brasília: Aneel,2010.
Disponível em: <http:// www.aneel.gov.br>
CIRILLO JUNIOR, Energia eólica deve crescer 320% nesta década no Brasil,prevê governo. Folha de São Paulo, São Paulo, p.21. Disponível em: <http:// www.1.folhauol.com.br>.
GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social, 6ª Ed. São Paulo: Atlas 2008.
TERRA, Lygia; COELHO, Marcos de Amorim. Geografia Geral e Geografia do Brasil: o espaço natural e socioeconômico: volume único.1ed. São Paulo: Moderna,2005

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes