Buscar

HIDROGENAÇÃO CATALÍTICA MARGARINA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Origem da Margarina e Reações de Hidrogenação
A origem da margarina se deu quando o imperador Napoleão III (1808-1873) propôs um desafio para alguém descobrir algo que tivesse um gosto e aparência similar à da manteiga, porém, que custasse menos, para que pudesse alimentar as classes mais pobres e os soldados. Para quem fizesse tal descoberta ele daria uma recompensa.
O descobridor e ganhador do prêmio foi o químico francês Hippolyte Mege-Mouriés (1817-1880). Inicialmente, a margarina era uma mistura de emulsão de água em óleo, gordura de vaca, sebo, leite desnatado, estômago de porco e a úbere triturada, isto é, a glândula da vaca que produz o leite.
Pensando nessa composição da margarina, talvez fiquemos até com um pouco de receio de comê-la. Mas não se preocupe; hoje o processo industrial de produção da margarina é bem diferente.
São feitas reações de hidrogenação (adição de hidrogênio) com óleos vegetais. Esses óleos (éster de ácido graxo com propano-1,2,3-triol) são líquidos em razão da presença de muitas insaturações em suas longas cadeias carbônicas. Porém, com a reação de hidrogenação catalítica, essas ligações duplas são quebradas e transformadas em ligações simples. Isso causa a transformação do óleo em gordura semissólida, isto é, com a consistência mais pastosa, como a da margarina.
Quase todas as margarinas consumidas no mundo são obtidas por meio dessas reações de hidrogenação. É por isso que as margarinas são conhecidas como gorduras hidrogenadas.
A hidrogenação é uma reação orgânica de adição, pois o reagente gás hidrogênio, H2, adiciona-se a uma molécula orgânica.
A molécula orgânica que sofrerá a reação precisa ser insaturada, como ocorre no caso dos alcenos, alcinos, dienos e aromáticos. Isso porque o mecanismo dessa reação nos mostra que ocorre primeiramente a quebra de uma ligação pi (π) entre os carbonos, pois essa ligação é bem mais fraca que as ligações do tipo sigma (σ).
Esse tipo de reação é muito importante industrialmente, pois ela é usada para se obter a margarina (80% de óleos), cremes vegetais (60% de óleos) ou halvarinas, que são margarinas light (40% de óleos).
Os óleos são derivados predominantemente de ácidos graxos insaturados, enquanto as gorduras são derivadas predominantemente de ácidos graxos saturados. A insaturação é a única diferença química entre os óleos e as gorduras. Assim, por meio da adição catalítica de hidrogênio, as insaturações dos óleos são rompidas e eles se transformam em gorduras.
Os óleos vegetais podem ser endurecidos com a adição de átomos de hidrogênio e a conversão de ligações duplas em ligações simples.
Existem ácidos graxos saturados, isto é, sem duplas ligações na cadeia carbônica, como é o caso do ácido esteárico (octanodecanóico): 
A hidrogenação das duplas de um ácido insaturado leva a um aumento do índice de saturação e, consequentemente, a uma elevação do ponto de fusão da gordura. Um exemplo é a margarina, que é obtida pela hidrogenação catalítica de óleos vegetais. É um processo que transforma um óleo líquido em um óleo semilíquido, o qual é chamado de gordura. Quanto mais hidrogenado for o óleo, mais sólido ele será na temperatura ambiente, portanto, mais saturado. De um modo geral, as gorduras saturadas são encontradas principalmente em alimentos de origem animal, enquanto as gorduras cremosas ou líquidas (mono e poliinsaturadas) são mais abundantes em determinados vegetais. Por isso é que o grau de saturação é facilmente identificável nos três tipos de gordura: pela sua dureza em temperatura ambiente. As saturadas são sólidas; as gorduras mono-insaturadas são cremosas, porém se solidificam se colocadas no refrigerador. Já as gorduras poli-insaturadas são muito cremosas, até mesmo líquidas, não se solidificam nem mesmo quando colocadas no congelador.
Os óleos e gorduras de origem animal e vegetal encontram grande aplicação também no campo industrial. A produção mundial destes compostos tem aumentado significativamente para atender a demanda. Os processos químicos empregados são: 
- Hidrogenação – Saturação total ou parcial dos ácidos não saturados;
 - Desidratação – Retirada de uma molécula de água de um hidroxi-ácido; 
- Polimerização – Polimerização das duplas existentes na molécula dos ácidos polisaturados, conjugados ou não. 
Além das industrias alimentícias, os óleos e gorduras, são empregados nas indústrias de sabão, perfumaria, farmacêutica, detergentes, explosivos, polímeros, metalurgia do pó, óleos para freio, fabricação de tintas e em certas fases de laminação na metalurgia do ferro, entre outras.
A quantidade de hidrogênio necessária é função da redução da insaturação, medida pela diminuição do número de iodo durante a hidrogenação. Para ocorrer a hidrogenação é necessário que hidrogênio gasoso, óleo líquido e catalisador estejam juntos a uma pressão e temperatura adequados, trata-se de uma catálise heterogênea.

Outros materiais