Buscar

Tecnologia da Informação e Comunicação em Educação (1)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Questões de múltipla escolha
Disciplina: 656660 - Tecnologia da Informação e Comunicação em Educação
Questão 1: No ano de 2009 foi realizado um estudo nas escolas do interior paulista dotadas de laboratórios de informática. Os professores responderam aos questionários sobre como eram utilizados os laboratórios de informática e quais eram os seus objetivos. Após a realização do estudo, foi apresentado o que era necessário para que a tecnologia educacional fosse adotada como ferramenta pedagógica. A estas necessidades, foi dado o nome de “pilares da educação com tecnologia”. Dentre os itens apresentados, quais correspondem aos pilares?
A) Direção, coordenação pedagógica, funcionários e professores.
B) Estrutura física, direção e coordenação pedagógica, monitores de informática e internet.
C) Estrutura física, direção e coordenação pedagógica, professores e contexto pedagógico.
D) Estrutura física, micros e programas de aplicação educativa.
E) Estrutura física, direção, professores e bibliotecas.
LETRA C ESTRUTURA FISICA, DIREÇÃO E COORDENAÇÃO, PROFESSORES, E CONTEXTO PEDAGÓGICO
Questão 2: O Google Agenda é um software aplicativo, disponível na internet e gratuito. Para ser utilizado, é necessária a criação de uma conta de e-mail. Dentre as vantagens do Google Agenda, podemos citar a sua total integração com o e-mail e a criação de múltiplas agendas, que podem ser usadas para grupos de usuários, assim, a cada nova inserção na agenda ou novo acontecimento, será remetido um e-mail para cada um dos usuários cadastrados, permitindo total controle e gestão dos agendamentos. Dentre os e-mails apresentados abaixo, qual é o necessário para a ativação de tal agenda?
A) Hotmail.
B) MSN.
C) Bol. 
D) Uol. 
E) Gmail.
LETRA E GMAIL
Questão 3: Um aluno, em busca de uma escola de ensino médio, se depara com um cartaz de propaganda com os seguintes dizeres: “estude em nossa escola, ela conta com inglês, espanhol, datashow, laboratório de informática de ultima geração, lousa eletrônica, biblioteca e reforço aos sábados”. Diante do cartaz, qual é a dedução que se pode ter em relação à escola?
I - Podemos afirmar que a escola é informatizada e que trabalha com educação e tecnologia em seus projetos pedagógicos.
II - Ter laboratórios de informática não é suficiente para o trabalho de educação com tecnologia. É necessário ter uma proposta pedagógica.
III - Ter os laboratórios de informática já diz que os alunos terão atividades de informática educacional e de construção de conhecimento. 
Dentre as afirmativas apresentadas, selecione as falsas: 
A)Apenas I.
B)Apenas II.
C)Apenas III.
D)I e III. 
E)I e II. 
LETRA D, QUESTÃO I E II SÃO FALSAS
Questão 4: Dentre os sistemas operacionais apresentados abaixo, indique qual possui o código-fonte e diversos programas aplicativos livres (sem qualquer custo para os usuários):
A) Windows XP.
B) Office XP.
C) Mac Os.
D) Linux Kurumin.
E) Windows 2008 Server.
LETRA D LINUX KURUMIM
Questão 5: Sobre o uso das tecnologias nas escolas, marque a alternativa correta:
A)A inserção das tecnologias pouco contribui para a aquisição do conhecimento do aluno, pois o foco do processo de ensino e aprendizagem deve ser a exposição oral e os métodos tradicionais de avaliação. FALSO
B)Os professores devem incentivar a pesquisa e deixar que o aluno construa seu conhecimento sozinho, não havendo a necessidade de mediar o processo de aprendizagem. FALSO
C)O vídeo e as outras tecnologias são ferramentas que, quando utilizadas corretamente, contribuem muito com a formação crítica do aluno. VERDADEIRO
D)A Educação a Distância é uma tendência passageira, que será esquecida nos próximos meses. FALSO .
E)A inclusão digital nas escolas não ocorrerá de fato, pois não há interesse do governo em atualizar as escolas. FALSO
Questão 6: Ao utilizar os recursos de informática, estes devem ser pré-planejados, de acordo com os conteúdos, e escolhidos quais serão os programas de computadores adequados para o desenvolvimento pedagógico. Assim, a tecnologia desempenha apenas o papel auxiliar de ensinar, de trabalhar e de ensinar e aprender. Para não correr riscos, Valente afirma que o uso da tecnologia deveria seguir alguns pontos fundamentais. Das alternativas abaixo, qual está incorreta?
A) Propiciar condições para entender o microcomputador como uma nova maneira de representar o conhecimento, provocando um redimensionamento dos conceitos já conhecidos e possibilitando a busca e compreensão de novas ideias e valores.
B) Propiciar a vivência de uma experiência que contextualiza o conhecimento que ele constrói.
C) Prover condições para a construção de conhecimentos sobre as técnicas computacionais, entender por que e como integrar o microcomputador em sua prática pedagógica e ser capaz de superar as barreiras de ordem administrativas e pedagógicas.
D) Criar condições para que o professor saiba recontextualizar o que foi aprendido e a experiência vivida durante a formação para a sua realidade de sala de aula, contribuindo com os objetivos a serem atingidos.
E) Criar condições para que a tecnologia seja o próprio objeto de aprendizagem, de forma que o computador possa ensinar o aluno passo a passo, mesmo sem a presença do professor.
LETRA E, alternativa incorreta (pg 42 unid do livro texto)
Questão 7: Sobre o comportamento do professor em relação aos recursos tecnológicos utilizados, pode-se afirmar que:
I - Para garantir aprendizagens significativas, o professor precisa considerar a experiência prévia dos alunos em relação ao recurso tecnológico que será utilizado e ao conteúdo em questão e ainda organizar as situações de aula em função do nível de competência dos alunos.falso
II - As aulas não devem ser planejadas levando em consideração os objetivos e os conteúdos de aprendizagem, as potencialidades do recurso tecnológico para promover aprendizagens significativas, os encaminhamentos para problematizar os conteúdos utilizando tecnologia, e os procedimentos da máquina que são necessários conhecer para sua manipulação.falsa
III - Utilizar recursos tecnológicos não significa utilizar técnicas simplesmente e não é condição suficiente para garantir a aprendizagem dos conteúdos escolares. Por isso, é fundamental criar um ambiente de aprendizagem em que os alunos possam ter iniciativas, problemas a resolver e possibilidades para corrigir erros e criar soluções pessoais.verdade
Analisando as alternativas, conclui-se que:
A) I e III são corretas.
B) I e II são corretas.
C) II e III são corretas.
D) Apenas I é correta.
E) Apenas III é correta.
Questão 8: Demo (2009, p. 55-56) afirma que a Pedagogia está “atrasadíssima” em relação aos avanços das tecnologias, assim como a questão da autoria e de novas pretensões pedagógicas favoráveis ao ensino. No entanto, enfatiza que “novas tecnologias são tão fundamentais que não podem ser apenas engolidas”. 
O que o autor quer dizer com “novas tecnologias são tão fundamentais que não podem ser apenas engolidas”?
A)O autor quer dizer que é preciso questionar as expectativas diante da internet, em especial da Web 2.0, distanciando-se de posturas acríticas sobre esse tema.
B)O autor quer dizer que devemos explorar, de qualquer forma, as expectativas diante da internet e da Web 2.0.
C)O autor quer dizer que fomos obrigados a aceitar/engolir os avanços decorrentes da evolução da internet, em especial da Web 2.0.
D)O autor quer dizer que a Pedagogia precisa recuperar o prejuízo, incluindo as novas tecnologias em suas práticas educativas, valendo-se das ferramentas da Web 2.0.
E)O autor quer dizer que são os professores que precisam acessar mais a internet, aprender a utilizar as ferramentas da Web 2.0 e escrever textos em blogs.
Questões discursivas
Questão 1: Pedro Demo (2009) afirma que há alguns desafios pedagógicos quanto ao uso das tecnologias nos espaços educacionais e, principalmente, nas escolas de educação básica. Dentre os desafios apresentados, ele afirma que há alguns especificamente relacionadosaos professores. Quais são eles?
Questão 2: A estudante Aline Cristina do curso de Pedagogia observa, durante seu estágio, que a professora leva para sala de aula uma televisão e um aparelho de DVD. A professora, em silêncio, pega seu filme na sua bolsa, insere o vídeo no equipamento e inicia a transmissão. Os alunos, paralisados, começam a assistir ao filme, duas aulas após encerra-se o vídeo e a professora, calada, retira seu DVD e sai da sala, apenas despedindo-se dos alunos. O filme exibido é atual, recente e a estudante tenta relacioná-lo com o conteúdo programático, mas não encontra nenhuma ligação. No próximo dia, a professora não faz nenhum relato, não fala nada, apenas pergunta: “Gostaram do filme?” Embora a professora tenha utilizado um recurso tecnológico, podemos afirmar que os filmes e vídeos devem ser usados como?

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

200 pág.
Recursos computacionais

EE Colegio Estadual Mimoso Do Oeste

User badge image

Daniela Santos

Perguntas Recentes