Buscar

Avaliando2 de RTM2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201602291557)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	M. I. A., 45 anos, teve um episódio de artrite séptica no quadril direito, que foi devidamente diagnosticado e tratado pelo reumatologista. Porém, pela imobilização prolongada e pela própria patologia, a paciente precisou ser encaminhada para a fisioterapia, pois apresentava quadro de fraqueza muscular (quadríceps, glúteo máximo e glúteo médio) e dor durante os movimentos de flexão e abdução do quadril, com certa limitação de ADM destes mesmos movimentos. Para o ganho de ADM de flexão e abdução do quadril, devem ser realizadas as seguintes manobras, respectivamente:
		
	 
	Deslizamento posterior e deslizamento caudal da cabeça do fêmur
	
	Deslizamento caudal e deslizamento anterior da cabeça do fêmur
	
	Deslizamento anterior e deslizamento caudal da cabeça do fêmur
	
	Deslizamento anterior e deslizamento posterior da cabeça do fêmur
	
	Deslizamento posterior e deslizamento anterior da cabeça do fêmur
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201602278948)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	A técnica que consiste na mobilização articular de tecidos em uma frequência padronizada, com o objetivo de modular o fuso muscular e órgão tendinoso de golgi e que facilita o realinhamento articular, conforme seus criadores é:
		
	 
	P.O.L.D
	
	Osteopatia
	
	Mulligan
	
	Maitland
	 
	Mobilização neural
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201602219654)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	O campo da terapia manual vê o sistema musculoesquelético dentro de um contexto muito amplo, sobretudo como uma parte integrante e inter-relacionada do organismo humano, uma vez que ele se comunica diretamente com o cérebro através de estimulo-resposta por meio, dos órgãos proprioceptivos PORQUE Embora a maioria dos terapeutas aceite que o toque gera integração do corpo total e este inclui o sistema musculoesquelético, conceitos, específicos e utilizáveis a respeito de como essa integração ocorre parecem ser limitados mostrando uma adequação do toque sobre alterações neste sistema porém sem termos muitas comprovações.
		
	
	A primeira afirmação é falsa, e a segunda é verdadeira.
	 
	As duas afirmações são verdadeiras, sendo que a segunda justifica a primeira.
	
	As duas afirmações são falsas.
	
	As duas afirmações são verdadeiras, e a segunda não justifica a primeira.
	 
	A primeira afirmação é verdadeira, e a segunda é falsa.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201602278910)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Dentre as alterações neurais verificadas no sistema músculo-esquelético, verificamos a presença de desordens como a compressão e sensibilização local. Com respeito a compressão podemos afirmar que:
		
	 
	Apresenta sensação de queimação, formigamento , choque , caracterizada por dor superficial e profunda, com frequência contínua.
	
	A distribuição da dor é mais profunda
	
	Melhora com o repouso e piora com o movimento
	 
	Apresenta sensação de queimação, formigamento , choque , caracterizada por dor superficial e profunda, com frequência variável.
	
	É uma dor familiar, com sensação de dolorimento e formigamento.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201602278840)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Um paciente deu entrada em sua clínica com sequela de fratura de úmero. Após imobilização com gesso, o fisioterapeuta estabeleceu como uma das condutas a mobilização passiva. Os principais movimentos restritos eram a abdução e a flexão. Sobre as mobilizações nesse complexo, assinale a verdadeira:
		
	
	O grau III de mobilização estaria indicado, caso a articulação estivesse muito dolorida, mas com uma certa mobilidade até a metade da ADM;
	
	Caso o úmero fosse o osso a ser mobilizado em deslizamento em relação à escápula, essa manobra se daria no mesmo sentido do rolamento dessa articulação;
	 
	Caso a escápula fosse o osso a ser mobilizado em deslizamento em relação ao úmero, essa manobra se daria no mesmo sentido do rolamento dessa articulação;
	
	Nenhuma acima é verdadeira.
	
	As mobilizações de escápula em decúbito dorsal estão indicadas, pois a articulação gleno-umeral depende desse segmento para boas amplitudes;

Outros materiais