Buscar

Escassez e Curva de Possibilidades de Produção

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Aula 1: A escassez e a curva de possibilidades de produção
Introdução
Ao analisarmos os vários mercados específicos de milhares de produtos, as alternativas de escolha são inúmeras. Neste sentido, dada a escassez existente de bens, de serviços e de fatores de produção, a curva de possibilidades de produção (CPP) mostra o máximo de combinações de produtos que uma dada organização social pode produzir utilizando todos os recursos existentes.
O problema da escassez
O termo “escassez” em economia, assim como em microeconomia, diz respeito ao que está limitado ou ao que é econômico, em oposição ao limitado ou livre. O problema de toda e qualquer organização econômica está na essência, que pode ser representada por:
- Uma Sociedade;
- Uma Empresa;
- Uma nação.
Esse conceito (relativo) está relacionado à disparidade que existe entre os desejos existentes dos agentes econômicos e os meios disponíveis para satisfazer a tais desejos.
A escassez é o princípio fundamental da ciência econômica. Provavelmente, os problemas econômicos não existiriam, se os recursos para se produzir bens e serviços não fossem escassos frente às necessidades ilimitadas das pessoas.
Devido a essa condição, as unidades econômicas são forçadas a fazer escolhas entre as diversas alternativas existentes para tentar resolver as seguintes questões:
- Quais bens e serviços devem ser produzidos ?
- Como produzi-los?
- Como distribuí-los?
Assim, para ajudar as unidades econômicas a fazer escolhas e para melhor ilustrar o problema da escassez de recursos, os economistas desenvolveram o modelo da curva ou fronteira de possibilidades de produção, conforme veremos a seguir nesta aula.
Definição e análise gráfica
A curva de possibilidades de produção pode ser definida como o conjunto representativo de pontos das quantidades máximas de dois produtos (x e y) que as unidades econômicas podem gerar num determinado período de tempo, admitindo uma disponibilidade constante de fatores de produção, dado certo grau de conhecimento tecnológico. 
A CPP é a fronteira máxima que a organização econômica pode produzir de x e y, dados os recursos produtivos limitados.  Melhor dizendo, mostra as alternativas de produção da sociedade, supondo os recursos plenamente empregados.
Os pontos da CPP representam as possíveis combinações dos fatores de produção na obtenção das quantidades dos bens x e y. A partir daí, observamos que se uma unidade de produção ou empresa tivesse todos os seus recursos aplicados na produção do produto x (ou seja, xmax), não teria produzido nenhuma quantidade de y (y = 0), porém, x estaria em abundância. Por outro lado, se a empresa empregasse todos os recursos na produção de y (isto é, ymax), ela não estaria produzindo nenhuma quantidade do bem x (x = 0).
Pelo gráfico, observamos que quando dispomos de um ponto (A) abaixo da CPP, significa que ou não estão se empregando todos os recursos produtivos, ou tais recursos não estão sendo usados com eficiência, existindo, neste caso, capacidade ociosa de produção. Conforme veremos no próximo item, neste ponto o custo de oportunidade é zero, pois não é necessário sacrifício de recursos produtivos para aumentar a produção de qualquer um dos dois bens, reduzindo a quantidade produzida do outro.
Em B e C tem-se a combinação das quantidades dos dois produtos no pleno emprego, ou no nível eficiente de produção. Entretanto, não há como produzir mais de x ou de y, sem reduzir a produção do outro, tendo em vista a disponibilidade limitada dos fatores de produção e o nível de desenvolvimento tecnológico. Nesse contexto, a linha que combina esses pontos é definida como sendo a curva de possibilidades de produção (CPP), porque mostra as combinações máximas que a unidade de produção está apta a produzir.
Já no ponto D, o nível de produção de x e y é impossível, pois está fora da capacidade de produção da empresa no período imediato com os recursos de que dispõe. Para que a empresa possa alcançar este nível, há necessidade de aumento da utilização dos fatores, bem como da inovação tecnológica.
Custo de oportunidade
O modelo da curva de possibilidade de produção demonstra claramente a principal lição de que a elevação na produção de x somente pode ocorrer com a redução na produção de y e vice-versa, em virtude da limitação dos recursos produtivos e da tecnologia utilizada pela organização social.
A quantidade reduzida na produção de um produto para incorrer no aumento da produção de outro bem ou serviço é chamada de custo de oportunidade. Esse conceito explica o principio de que tudo tem um custo, ou seja, “não existe almoço grátis”. Por essa lógica, podemos dizer que a opção de estudar significa renunciar, durante o tempo de estudo, a outras coisas que poderíamos fazer, como ir a festas.
Observando o perfil da curva de possibilidade de produção, podemos dizer que o custo de oportunidade é crescente. Isto porque, ao deixar de produzir um bem para produzir outro, reduz-se a capacidade da unidade de produção. E a ideia é bastante simples: quando a empresa está empenhada em produzir y, ela acaba dominando técnicas de produção deste bem. Ao iniciar a produção de x, a empresa passa a atuar numa classe de produto que não detém conhecimento sobre as melhores formas de produção, as quais serão apreendidas com o passar do tempo.
Deslocamentos da CPP
Vamos imaginar que a empresa KZW, produtora dos bens x e y, inicialmente possuía 50 trabalhadores e 3 máquinas em um determinado período de tempo t1 e no tempo t2 resolve contratar mais 5 trabalhadores e comprar mais 2 máquinas. A ampliação da dotação desses recursos por essa empresa irá ampliar suas possibilidades de produção.
Por outro lado, no tempo t3, a empresa KZW passou a utilizar também técnicas de produção mais avançadas derivadas, por exemplo, da implantação de um sistema de controle de qualidade computadorizado. Logo, esta incorporação feita pela empresa irá permitir que ela produza uma quantidade maior dos dois bens com a mesma dotação de fatores produtivos de t2.
No desenrolar desses momentos de tempo discriminados, observamos que pela expansão dos fatores de produção disponíveis e pela geração de inovações tecnológicas, a empresa KZW obteve, portanto, um crescimento econômico ou uma maior quantidade de produtos x e y. Tais acontecimentos produzem deslocamentos positivos (para a direita) da CPP.
Mas havendo, por exemplo, redução, sucateamento ou progressiva desqualificação dos fatores de produção disponíveis, haverá deslocamentos negativos (isto é, para a esquerda) da curva de possibilidades de produção.
�PAGE �
�PAGE �1�
Microeconomia

Outros materiais