Buscar

escola científica da administração

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

http://www.administradores.com.br/artigos/marketing/taylor-fayol-e-ford/36825/" http://www.administradores.com.br/artigos/marketing/taylor-fayol-e-ford/36825/
14-10-17 às 17h20min
http://www.administradores.com.br/artigos/academico/a-importancia-de-taylor-para-a-administracao/78695/
14/10/2017 ás 13:06
Passada a tempestade que a Revolução Industrial trouxe com o advento de diversas máquinas, foi necessária para a época uma melhor administração tocante à área de produção, pois na época não existia uma forma de avaliar, controlar e melhorar o que um funcionário produzia. A verdade é que não existia nenhum padrão relacionado a esta contenda.
O empregado produzia da maneira que melhor lhe conviesse, neste período surge uma figura que vai ser crucial para o profundo desenvolvimento da administração, seus pensamentos se fizeram tão relevantes que até hoje os mesmos são encontrados no interior de diversas organizações.
Estamos falando de Frederick Winslow Taylor, sobre ele Davis, Aquilano e Chase (2001, p.34) mencionam “[...] Taylor, um engenheiro cheio de idéias e ótimo observador de atividades organizacionais.”
Por outra vertente ensinam Gaither e Frazier (2002, p. 8):
Frederick Winslow Taylor é conhecido como o pai da administração científica. Ele estudou os problemas de sua época cientificamente e popularizou a noção de eficiência – obter o resultado desejado com o menor desperdício de tempo, esforço e materiais.
Buffa (1972, p. 5), aponta:
Frederick W. Taylor foi, sem duvida, a figura histórica preponderante no desenvolvimento do campo da administração da produção.[...] Taylor era, ao mesmo tempo, um pensador e um homem de ação.
Chiavenato (2011, p. 54, grifo do autor) diz:
[...] Taylor (1856-1915), o fundador da Administração Científica, nasceu em Filadélfia, nos Estados Unidos. Veio de uma família quaker* de princípios rígidos e foi educado com forte mentalidade de disciplina, devoção ao trabalho e poupança.
De Masi (2000, p. 50) nos incita a pesquisar e refletir:
Geralmente tem-se uma imagem deformada de Taylor, um pouco caricata. Na verdade, ele nasceu rico, trabalhava por hobby e estudava a organização do trabalho porque era sua paixão. Foi o maior importador do racionalismo para o interior dos Estados Unidos e das fábricas.
Morgan (2011, p.210, grifo nosso) esmiúça de maneira extraordinária:
Frederick Taylor, o pai da “Administração Cientifica”, era um homem totalmente preocupado com a ideia de controle. Era possuidor de um caráter obsessivo e compulsivo, movido por insaciável necessidade de domar e dominar todos os aspectos da sua vida. As suas atividades em casa, no jardim, no campo de golfe, assim como no trabalho, eram regidas por programas e horários planejados em detalhe e seguidos à risca. Mesmo as suas caminhadas à tarde eram cuidadosamente planejadas com antecedência e não lhe era estranho observar os seus próprios movimentos, cronometrar o tempo despendido nas diferentes fases ou até mesmo contar o numero de passos dados.
Em se tratando de suas pesquisas, Martins e Laugeni (1998, p. 2, grifo do autor) mencionam:
E com os trabalhos de Taylor surge a sistematização do conceito de produtividade, isto é a procura incessante de se obter melhoria da produtividade com o menor custo possível. Essa procura ainda hoje é o tema central em todas as empresas, mudando-se apenas as técnicas utilizadas.
De acordo com Davis, Aquilano e Chase (2001, p. 34):
A essência da filosofia de Taylor era que leis cientificas governam o quanto um trabalhador pode produzir por dia, e que é função da administração descobrir e usar estas leis na operação de sistemas produtivos (e a função do trabalhador é executar os desejos dos administradores sem questioná-los).
Maximiano (2010, p. 23, grifo nosso) também aponta:
Em uma experiência famosa, Taylor demonstrou que a produtividade mais elevada resulta da minimização do esforço muscular. Essa é uma das ideias fundamentais da administração cientifica: a produtividade resulta da eficiência do trabalho e não da maximização do esforço. A questão não é trabalhar duro, nem depressa, nem bastante, mas de forma inteligente.
Chiavenato (2011, p. 54) explica:
O nome Administração Científica é devido à tentativa de aplicação dos métodos da ciência aos problemas da Administração, a fim de aumentar a eficiência industrial. Os principais métodos científicos aplicáveis aos problemas da Administração são a observação e a mensuração.
Por fim, Morgan (2011, p. 32) menciona com simplicidade “[...] Taylor defendeu o uso de estudos de tempos e movimentos como meio de analisar e padronizar as atividades de trabalho.”
Taylor de fato foi um indivíduo extremamente importante para a administração da produção, note-se que o mesmo iniciou sua carreira como Peão de fábrica a Mecânico, mais adiante de Encarregado a Mecânico de manutenção, chefe e finalmente Engenheiro.
Vale ressaltar que desde seu início em funções operacionais Taylor já mensurava tudo o que estava relacionado à produção, desses estudos surge a famosa “teoria dos tempos e movimentos”, onde tudo era medido e repetido até que se achasse a perfeição, desta forma fica reluzente que o que Taylor queria era encontrar a melhor forma de se criar/produzir algo, sem perca de tempo, desperdício de material e mão de obra.

Outros materiais