Buscar

LÍNGUA PORTUGUESA.avaliando

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

LÍNGUA PORTUGUESA 
		Devemos adaptar a nossa linguagem para situações formais ou informais. Sendo assim, qual das sentenças abaixo mais adequada pode ser usada ao escrever um e-mail no ambiente de trabalho? RESp Senhor, quando fizer o depósito, mande o comprovante.
Dentre os conceitos apresentados a seguir, relativos à língua e à linguagem, qual o que não é correto?
Resp A linguagem é uma das variações da língua, portanto uma engloba a outra
As gírias são usadas por jovens e por adultos das mais diferentes classes sociais.  É certo afirmar que as gírias: são variações sociais ou culturais.
A linguagem está relacionada à interpretação do mundo, à nossa capacidade de atribuir significado às coisas, à natureza, aos anseios, objetivando, portanto, qualquer forma de comunicação. Logo, existem dois tipos de linguagem, a linguagem verbal e não verbal. Deste modo, marque a opção abaixo que se aplica à linguagem não verbal: Mímica.
Lendo o texto de Carlos Drummond de Andrade, você poderá perceber que o poeta antes de mais nada falou de seus sentimentos que pode ser encontrado no emprego do eu no poema. Marque a função da linguagem em que prevalece essa característica.
     Poesia
  Passei uma hora pensando um verso
                que a pena não quer escrever.
                No entanto ele está cá dentro
  inquieto, vivo.
  Ele está cá dentro
  e não quer sair.
  Mas a poesia deste momento
  inunda minha vida inteira.
RESPOSTA EMOTIVA
O homem tem a capacidade de adequar sua fala, o que é permitido devido à faculdade da linguagem e as atividades de linguagem são exercidas em diferentes contextos. Podemos dizer, então, que: RESP Para contextos diferentes existem linguagens diferentes.
"O professor e o aluno são muito amigos e religiosos. Este é católico e aquele é evangélico".
O período apresenta um tipo de coesão que é a: RESp coesão referencial.
Em relação ao conceito de texto,
	Texto é uma unidade de comunicação que transmite uma ideia completa.
	
	
	A frase "Vamos" só se constitui texto se estiver inserida em um contexto.
	
	
	Pode-se considerar como texto uma unidade de comunicação da língua portuguesa que possui coerência e coesão.
	
	
	Podemos observar textos que apresentam uma única palavra.
Para que haja uma boa comunicação, é preciso que o texto apresente uma ideia completa, que possa ser entendida pelo interlocutor ou pelo leitor. Considerando essa definição, marque a alternativa na qual NÃO se verifica a textualidade. Resp A cidade está
		A palavra texto origina-se do latim textum, que significa tecido, entrelaçamento de ideias. Na linguagem verbal, ocorre através da "tessitura" de enunciados oracionais e não oracionais. Um exemplo de texto composto por enunciados NÃO ORACIONAIS é: 
Resp "Por fora, bela viola; por dentro, pão bolorento".(ditado popular) 
Não é composta por oração. Não tem verbo.
	
Assinale a única alternativa que traria coesão e coerência para unirmos as duas frases em uma só: "Joaquim quebrou a perna. Os ossos estavam fracos"REsp porque.
Assinale a única alternativa que traria coesão e coerência para unirmos as duas frases em uma só, dando uma ideia de consequência: "Eu não pude ir à escola hoje. Jamais me encontraria lá". RESP logo.
		Boa parte da classe  política  não desfruta  da credibilidade da população no Brasil.  ............deve-se pesquisar sobre  o candidato  antes do voto .
Assinale a opção que preenche com coerência a sentença acima. Resp LOGO
		
	
	
		Assinale a alternativa que melhor completa a lacuna do trecho a seguir:
Um texto pode ser ________________em determinada situação se seu autor não consegue estabelecer um sentido ou uma ideia através da articulação de suas frases e parágrafos e por meio de recursos linguísticos (pontuação, vocabulário etc.).RESp Incoerente
"Meu filho irá à festa, DESDE QUE faça os exercícios primeiro". Nesta frase, o conectivo "DESDE QUE" expressa uma relação de .......... Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna. RESp Condição.
Quando consideramos as articulações sintáticas, sabemos que os elementos articuladores estabelecem relações semânticas entre as orações. Analise a sentença a seguir e indique a relação semântica estabelecida por SEGUNDO.
Segundo as autoridades competentes, o prazo para o pagamento das multas será ampliado. RESp Conformidade.
		
	
	
 
PLANEJ.CAR.SUC.PROF. 
O mundo acadêmico vai muito além de uma cadeira dentro da sala de aula ou ao conteúdo apresentado nas aulas online e você precisa conhecê-lo bem, aproveitando todas as oportunidades que ele oferece. Neste processo a leitura se torna a base do seu desenvolvimento e seu objetivo é conduzir à produção de sentido. Neste contexto, analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta:
I- A leitura envolve todos os tipos de relações e pressupõe a noção de interatividade: o objeto (texto, foto, filme, situações) e o leitor, refletindo para o leitor o que o objeto propõe.
PORQUE
II- Há um trabalho cognitivo que você como leitor precisa fazer para interagir com o objeto: inferências, deduções, ponderações, conclusões etc.
As afirmativas I e II são verdadeiras e a segunda justifica a primeira.
2 ) A internet trouxe uma série de novas possibilidades para os profissionais do século XXI,como o acesso à uma grande quantidade de informações, pesquisas, interação com pessoas de outros países, educação on line etc. Neste contexto, onde predomina um fluxo de informações crescente e grande visibilidade pessoal, diversas oportunidades profissionais e realização de negócios poderão surgir. Entretanto, os profissionais precisam cada vez mais ficar atentos à construção de uma imagem positiva na grande rede. Neste sentido o relacionamento social na internet deverá ser marcado pela: RESPOSTA Ética (PLAGIAR NÃO)
Cada vez mais podemos verificar o aumento da importância das mídias sociais no aprendizado, onde temos a internet como grande ferramenta para transmissão de informações e conhecimento. Dentro do contexto, podemos afirmar que: RESP No ambiente virtual, o aprendizado irá ocorrer por meio da construção coletiva do conhecimento 
Você já ultrapassou mais da metade das disciplinas do seu curso e até já fez algumas disciplinas específicas de sua formação superior. Agora, você tem o desejo de unir o conhecinmento acadêmico à vivência profissional. Qual das opções é que MELHOR lhe permitirá obter esta experiência? RESPOSTA O estágio.

Outros materiais