Buscar

revisão analise do comportamento AV1 AV2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Análise experimental do comportamento – estudo dirigido
Explique o condicionamento clássico.
Tipo de relação que o organismo estabelece, no qual estímulos se tornam associados e produzem mudanças no comportamento. É uma associação entre estímulos na qual um estímulo que antes era neutro se torna condicionado produzindo uma resposta condicionada.
Explique os gráficos de linha e de barra no experimento de condicionamento clássico.
Nos experimentos de condicionamento clássico feitos em aula, observamos principalmente dois tipos de gráfico: 
De linha: Frequência do comportamento. Faz uma espécie de inferência da emoção do animal durante o experimento. A medida de medo usada é o ato de ficar congelado (freezing). Quanto mais congelado ele fica, nos indica que mais medo ele está sentindo.
De barra: Associado a uma medida psicológica de medo. Mostra a força da associação. Quanto o estímulo som foi associado ao choque. É possível estabelecer essa medida a partir de um índice de movimento, onde quanto mais alta é a caluna, maior o tempo no qual o rato está em congelamento.
Conceitue:
Estímulo condicionado: Nova denominaçlão dada a um estimulo que antes era neutro e que foi associado a um estimulo incondicionado. Ou seja, houve aprendizado. Uma alteração no ambiente que agora produz uma reposta; tal resposta foi aprendida.
Estímulo incondicionado: estímulo/alteração no ambiente que produz uma resposta, mas que não foi aprendida. Exemplo de estímulo incondicionado no experimento de condicionamento clássico feito em aula: choque.
Resposta condicionada: Resposta aprendida, eliciada pelo estímulo condicionado. 
Resposta incondicionada: Resposta a um estímulo incondicionado, que não foi aprendida, está no nível do reflexo. 
Estímulo neutro: aquele que não elicia a resposta que estamos observando em determinado experimento.
Explique a extinção no condicionamento clássico.
Durante a aquisição foi feito a associação do estimulo incondicionado com um estimulo neutro, atraves de 15 pareamentos aonde o estímulo neutro som era apresentado seguido do estímulo incondicionado choque. Na extinção é feita a apresentação do estímulo condicionado som sem a apresentação do estimulo incondicionado choque 30 vezes, diminuindo a resposta condicionada. Ocorre um enfraquecimento da associação ao apresentar apenas o estímulo condicionado sem o estímulo incondicionado. Após um tempo, a resposta de medo vai se extinguindo.
Qual a resposta emocional aprendida no experimento de condicionamento classico? Explique.
A resposta emocional aprendida foi a resposta de medo diante da apresentação de um estímulo que foi condicionado. Isso é feito a partir do estudo da etologia do animal, aonde observa-se que a resposta de medo do animal é ficar congelado (freezing). Durante o experimento, a resposta de medo foi medida cada vez que a apresentação do som era feita e o animal ficava congelado. Durante os outros momentos do experimento nos quais o som não estava sendo apresentado e o animal ficava congelado não eram levados em consideração para a medida do medo.
Explique o experimento de condicionamento operante (modelagem).
Nesse expeimrnto de modegalem foi feita a instalação de um novo comportamento no repertório comportamental do animal, que era de pressionar a barra para receber o alimento. A intenção é acelerar a aprendizagem utilizando um reforço. Pega-se um comportamento inicial ficando num comportamento final, que é o que se quer instalar. Vai-se gradativamente exigindo um pouco mais até que o Sniffy pressionasse a barra. Primeiro dá-se o reforço quando o animal fica próximo a parede, em volta da barra e com o tempo reforça-se apenas quando ele realmente pressiona a barra.
Defina reforço e punição.
Ambos são consequencias do comportamento. São algo que acontece após o comportamento. O reforço é a consequencia que ocorre após o comportamento que tende a fazer com que o comportamento se repita, aumente de frequencia. Punição é uma consequencia que ocorre após o comportamento que tende a diminuir a frequencia do comportamento e até a sua extinção.
Qual o reforço utilizado no experimento de modelagem (condicionamento operante)? Conceitue.
Alimento. Pode ser definido com um reforço posivito, que é uma mudança no ambiente, um estímulo apresentado que tem o potencial de fazer com que tal comportamentop se repita. Deve ser um estímulo agradavel. No caso do experimento é um estímulo que tem importância de sobrevivência do organismo. 
Diferencie extinção no condicionamento clássico de extinção no condicionamento operante.
No condicionamento clássico a extinção ocorre com a retirada do estimulo incondicionado, apresentando-se apenas o estimulo que foi condicionado, gerando um enfraquecimento da associação que foi construída. 
No condicionamento operante há a retirada do reforço, então ao apertar a barra o animal não receba mais o reforço e com o tempo ele deixa de apertar a barra. O comportamento não tem mais porque se manter, pois a barra não trará mais o alimento.
10) Qual o objetivo da Análise Experimental do Comportamento?
É estabelecer e estudar as relações entre o ambiente e o organismo. Entender como o ambiente influencia o organismo e como o organismo influencia no ambiente a todo tempo. Nos experimentos feitos em aula, vimos isso: como uma luz no ambiente altera um organismo; como um comportamento do organismo altera o ambiente que também influencia no comportamento do mesmo. Ou seja, o objetivo é identificar a complexidade que existe na relação que o organismo estabele com o ambiente.

Outros materiais