Buscar

CICLO OVARIANO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CICLO OVARIANO
O ciclo ovariano consiste em três fases: fase folicular, fase de ovulação e fase lútea.
A fase folicular tem início no primeiro dia do ciclo menstrual e se mantem por dez a quatorze dias. O hipotálamo é iniciador desta fase e estimula a hipófise, através do GnRH a liberar o FSH (hormônio folículo-estimulante). O FSH vai estimular o desenvolvimento dos folículos, e cada folículo, abriga um oócito ou óvulo imaturo. O FSH é responsável, também, pelo amadurecimento do folículo ovariano. Estas células foliculares em amadurecimento vão secretar estrogênio, este induz a proliferação do endométrio e miométrio, tornando-o revestimento uterino mais espesso para a implantação do ovo se ocorrer gravidez.
A fase de ovulação acontece quando um folículo maduro rompe-se em resposta da elevação do LH (hormônio luteinizante), liberando um óvulo maduro. Ela ocorre em geral no décimo quarto dia de um ciclo com vinte e oito dias. Nesta fase, os níveis de estrogênio caem e as extremidades da tuba uterina tornam-se ativas próximo ao momento da ovulação, criando correntes que ajudam a transportar o óvulo para o útero. Durante a ovulação, a cérvice produz um muco fino, claro, elástico e escorregadio, que tem a finalidade de auxiliar a migração do espermatozoide pela cérvice até o óvulo para ser fecundado. Algumas mulheres podem sentir dor em um lado do abdome próximo ao momento da liberação do óvulo, fenômeno denominado de Mittellschmerz. O óvulo tem cerca de 24hs de vida.
A fase lútea tem início na ovulação estendendo-se até a fase menstrual do próximo ciclo. Após o folículo se romper e liberar o óvulo, ele se fecha, ou seja, sofre degeneração, e forma o corpo lúteo. O corpo lúteo secreta quantidades crescentes de progesterona, que induz a tumefação e ao aumento da secreção do endométrio. Com a produção de progesterona, o endométrio cresce e posteriormente será eliminado. A progesterona aumenta a temperatura corporal em 0,5 a 1ºC, um a dois dias após a ovulação, permanecendo elevada por 12 a 16 dias, até o início da menstruação. Não ocorrendo fertilização, o corpo lúteo se degenera e os níveis de hormônio caem, ocasionando a involução do endométrio. 
O climatério está dividido em três fases: perimenopausa, menopausa e pós-menopausa. Os sinais e sintomas do climatério incluem ondas de calor (fogachos) principalmente no colo e rosto, suor noturno, variação de humor, intolerância, ansiedade e depressão. As manifestações genitais incluem perda de turgor da pele, aumento dos pequenos lábios, diminuição do colo, prurido vaginal, pelos pubianos escassos e finos, maior fragilidade e sangramento. Vagina menos rugosa e elástica (trauma no coito), atrofia de útero, vagina e ovário; sistema de sustentação do assoalho pélvico fragilizado, bexiga caída, alterações urinárias, prolapso uterino, infecção uterina comum (infecções vaginais, resíduos miccionais e hipoestrogenismo). As manifestações extra-genitais incluem aumento do colesterol, ganho de peso (0,8kg/ano), distúrbios do sono, maior chance de infarto, maior incidência de osteoporose, sintomas depressivos, diminuição da cognição, aumento de pelos e clitóris. 
O tratamento não hormonal inclui anti-depressivos, diazepínicos, exercícios físicos regulares a fim de preservar ossos fortes e evitar o estresse, relaxamento, acupuntura, chá da folha de amora, preocupação com a qualidade de vida, orientação adequada a paciente sobre nova etapa, dar opções de tratamento que esteja ao alcance da paciente, alimentação rica em soja e isoflavonas (efeitos vasomotores e nos ossos, carece de estudos dos seus efeitos esteroides), apoio emocional, alimentação saudável com consumo de vegetais verdes e derivados do leito, ricos em cálcio e vitamina D, controle do peso, uso de lubrificante vaginal solúvel em água, vida sexual ativa a fim de manter o tônus da musculatura pélvica e lubrificação vaginal.

Outros materiais