Buscar

CASO CONCRETO 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Caso concreto – 2:
Antônia Moreira Soares, portuguesa, médica, é casada há 30 anos com Pedro Soares, brasileiro, dentista. Na constância do matrimônio tiveram dois filhos, Joaquim e Maria das Dores, ambos maiores e capazes, também constituíram um vasto patrimônio, fruto do esforço comum do casal. Ocorre que Antônia descobriu que Pedro está com um relacionamento extraconjugal, razão pela qual resolveu se divorciar. Pedro, após saber da vontade da mulher em não manter o casamento deseja doar seus dois automóveis, marca Toyota, modelos SW4 e Corolla, para sua irmã, Isabel Soares, assim como passou a proferir sucessivos saques em uma das contas conjuntas do casal. Antônia, após ouvir a conversa de Pedro com Isabel, comprova junto ao banco ao qual possuem conta os saques de Pedro. Diante da hipótese, como advogado de Antônia, elabore a peça processual cabível a defesa dos seus interesses, ciente que esta desconhece todos os bens a que tem direito.
EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA Nº… VARA DE FAMÍLIA DA COMARCA TAL.
ANTÔNIA MOREIRA SOARES, portuguesa, casada, médica, portadora do RG nº…, e CPF nº…, com endereço eletrônico…, residente e domiciliada na Rua…, Bairro…, Cidade…, Estado…, vem por meio da sua advogada OAB/UF, legalmente habilitada, com endereço eletrônico…, e endereço profissional…, que indica para os fins do artigo 77, inciso V, e artigo 106, inciso I, ambos do Código Processo Civil, vem perante Vossa Excelência, propor:
AÇÃO DE DIVÓRCIO LITIGIOSO COM PEDIDO DE TUTELA PROVISÓRIA
Em face de PEDRO SOARES, brasileiro, casado, dentista, portador do RG nº…, e CPF nº…, com endereço eletrônico…, residente e domiciliada na Rua…, Bairro…, Cidade…, Estado…, motivos de fato e fundamentos a seguir.
1. DA TUTELA PROVISÓRIA.
A Tutela provisória de urgência de natureza cautelar merece ser acolhida, uma vez que o réu está dissipando o patrimônio do casal sem justo motivo. Tal feito teve inicio na ocasião que o demandado tomou ciência da vontade da autora em entrar com a ação de divorcio, depois de saber que do relacionamento extraconjugal que o demandado mantem.
Sabedor da vontade da demandante, o réu passou a doar para sua irmã Isabel Soares, alguns dos bens que o casal haviam constituídos, como os dois automóveis, marca Toyota, modelos SW4 e Corolla. Como também, passou a fazer saques sucessivos em uma das contas conjuntas do casal. Vale informar, que a demandante não tem sabe os bens que são do casal, por esta razão seja arrolados todos os bens que estão em propriedade do demandado, conforme orienta o artigo 301, do Código Processo Civil. Estando evidente a probabilidade do direito e o perigo de dano, seja concedida a tutela de urgência como orienta o artigo 300 do Código Processo Civil.
2. DA LIDE.
A demandante, casada há 30 anos com o demandado, na constância do matrimônio tiveram dois filhos, maiores e capazes, também constituíram um enorme patrimônio, tudo advindo dos esforços do casal. Acontece que a demandante ficou sabendo do relacionamento extraconjugal que o demandado mantem, por esta razão resolveu se divorciar. Assim sendo, não há outro caminho senão requerer a presente demanda para que seja feita justiça.
3. DO DIREITO.
Segundo determina o artigo 226, § 6º, da Constituição Federal de 1988, o casamento civil pode ser dissolvido pelo divórcio; e como orienta o artigo 1566, I, do Código Civil quando não houver no matrimonio fidelidade recíproca por dos cônjuges.
4. DO DANO MORAL.
Evidentemente a conduta do demando trouxe uma grande lesão ao direito da personalidade da demandante. Como também, uma humilhação sem medida a sua honra e fama, caracterizando dano moral, que deve ser devidamente reparado.
5. DOS PEDIDOS.
Ante o exposto, vem requerer a vossa excelência, que seja concedida a TUTELA DE URGENCIA conforme o artigo 300, de NATUREZA CAUTELAR, segundo o artigo 301, ambos do Código Processo Civil, arrolando-se os bens do casal e, por conseguinte arrestando 50% dos mesmos, visando garantir um resultado útil ao processo.
1) Citação do réu para responder a presente demanda.
2) Seja julgada procedente a presente ação, decretando o divorcio judicial, com a expedição de mandado determinando a averbação da sentença junto ao cartório de registro civil competente, para fins de direito.
3) Que seja realizada a partilha dos bens do casal, levando em consideração a metade arrestada liminarmente.
4) Seja julgada procedente o pedido para condenar o réu ao pagamento de R$ 150.000,00 (cento cinquenta mil reais) a titulo de danos morais suportados pelo adultério.
5) Condenar o réu ao pagamento do ônus da sucumbência na importância de 20% do valor da causa.
6. DAS PROVAS.
Requer a produção de provas, em especial documental, testemunhal e depoimento pessoal do réu, sob a pena de confissão, tudo segundo o artigo 369 do Código Processo Civil.
6. DO VALOR DA CAUSA.
Dá-se à causa o valor de R$ 150.000,00 (cento cinquenta mil reais)
Nestes, termos.
Pede Deferimento.
Local/data 
Advogado
OAB/UF.

Outros materiais