Buscar

Resumo capitulo 9 - implementar (Lançar)

Prévia do material em texto

Universidade do Grande Rio “Prof. José de Souza Herdy”
UNIGRANRIO
 
Luis Claudio Ribeiro Motta Filho-5801029
Resumo capitulo 9 – Implementar (Lançar) 
 
Duque de Caxias, RJ
2014
Resumo capitulo 9 – Implementar (Lançar) 
Nessa etapa sempre vai ter a incerteza, não tem como ter 100 % de certeza que um produto vai ser bem visto no mercado, ou ate pode ser bem visto, mas pode durar pouco tempo no topo de vendas, para aumentar a certeza que o produto vai da certo no mercado pode fazer certas etapas.
 
Teste de consumidor
Essa etapa a empresa disponibiliza protótipos do produto ao consumidor ou ate trazer eles a testa-los, com isso a empresa pode fazer testes com o cliente para poder averiguar se o produto ta se encaminhando pelo caminho certo ou não, tais testes podem ser utilizados para explorar preferências de clientes que resultem em informações importantes sobre política de preços, estratégias de propaganda, etc. Quando e um produto mais complexo, mais difícil de lidar, pode deixar os consumidores com mais tempo com o protótipo para poder se acostumar com ele e saber a melhor forma de usar ele.
	Teste de marketing 
Envolve vários tipos de experimentação com a estratégia de marketing, no pré-teste, por exemplo, os clientes potencias são expostos ao conceito de produto e vivenciam uma espécie de simulação de compra, usando cupons em vez de dinheiro de verdade, esse método ajuda a refinar o planejamento de marketing e as previsões. Um teste de marketing completo requer a venda simulada do novo produto a um grupo controlado de clientes, que na verdade e um teste-piloto de lançamento de marketing completo. Uma abordagem para testar marketing é o conceito de teste alfa, beta e gama, em que diferentes releases do produto em desenvolvimento são apresentados a grupos controlados de usuários, com isso consegue se proporciona dados sobre reações positivas e negativas que podem ser incorporadas á versão final de produto.
Desenvolvimento de uma estratégia de marketing
Requer uma combinação de análises do mercado-alvo e de forças, fraquezas, ameaças e oportunidades relevantes. Tipicamente, tal analise determinara, com certo detalhamento, os segmentos específicos a serem focalizados, o padrão de comportamento do cliente que molda aquele mercado, a natureza e a intensidade da competição e de toda a dinâmica mercadológica. Essa atividade requer o desenvolvimento de um composto de mix de marketing, produto, promoção, preço e praça os 4ps, que formara a espinha dorsal da atividade de marketing.
Desenvolvimento de um plano de marketing
Esse e um plano formalmente documentado, cobrindo objetivos, estratégias e programas para fundamentar o lançamento do produto, os objetivos devem ser claros e não apenas definidos.
Desenvolvimento de uma organização de apoio
A inovação apenas uma ampla interação e integração com canais internos, ela também precisa de conexões com canais externos de distribuição e promoção, esses canais são da própria empresa ou pode ser também externos.
Lançamento no mercado interno- gestão de mudança
 Dentro do processo de inovação, o lançamento tem muita importância, o projeto deve-se ter em mente que o mercado em que será lançado é o interno, envolvendo, em geral, as mesmas pessoas que o desenvolveram, a questão de gestão de mudança e analisa aqui. A implementação é normalmente negligenciada em estudos sobre inovação, embora seja o ponto de maior dificuldade, parte do problema de implementar surge por causa de falta de atenção, no estagio de planejamento estratégico, ás dimensões da mudança proposta, as dificuldades de implementação podem ser reduzidas envolvendo-se todos aqueles que estão sujeitos a serem afetados pela mudança em alguma de suas formulações estratégicas e debate. Uma forma de encarar a implementação é vê-la envolvendo ciclos contínuos de adaptação mútua entre tecnologia e organização.
A gestão de mudança organizacional e problemática, em grande parte porque os seres humanos são programados para resistir ou, ao menos, ser cautelosos quanto as mudanças, é necessário criar uma atmosfera em que as preocupações possam aparecer, problemas e conflitos possam ser tratados e em que os indivíduos possam encontrar segurança. O desenvolvimento organizacional é um termo genérico para descrever um conjunto de praticas e metodologias que se desenvolveram a partir da introdução de mudança organizacional planejada, ele consiste de diagnostico e intervenção; é normalmente atingido por meio de agentes de mudança internos e externos, que operam como catalisadores ou facilitadores de mudanças. Um dos futuros desafios da gestão em inovação e a utilização mais disseminada e eficaz de abordagens em desenvolvimento organizacional para promover desenvolvimento e adaptação continuados nas empresas, dentre as rotinas associadas á gestão eficaz de mudança, temos: 
Estabelecimento de uma estratégia de mudança clara no alto nível de gerencia: é um processo que envolve desafios e conflitos consideráveis a fim de obter entendimento e comprometimento verdadeiros e conflitos consideráveis a fim de obter entendimento e comprometimento verdadeiros com um conjunto de objetivos comuns.
Comunicação: provavelmente é o elemento de mais eficaz implementação, mas exige esforços redobrados para ter sucesso.
Envolvimento inicial: sem envolvimento inicial, as pessoas dificilmente desenvolverão um senso de propriedade ou de comprometimento com projeto, mas com o envolvimento e o encorajamento da participação podem resultar em melhorias significativas na concepção geral do projeto.
Criação de uma atmosfera aberta: em que as ansiedades e as preocupações individuais possam ser expressadas, e as ideias e o conhecimento existentes dentro da empresa possam ser usados de maneira eficiente.
Estabelecimento de metas claras: no caso de programas de maior vulto, é especialmente importante estabelecer metas bem claras para que as pessoas possam seguir, elas precisam de retorno sobre seu desempenho, e o estabelecimento de metas e objetivos bem definidos é umas das possíveis de fazê-lo.
Investimento em treinamento: o treinamento é visto como um mal necessário, um custo que deve ser assumido a fim de que as pessoas aprendam a apertar os botões certos para operar um novo equipamento especifico, temos que encarar o treinamento como muito mas do que um simples investimento, mas também como a criação de um tipo de empresa alternativa, que entenda por que as mudanças estão ocorrendo, e que seja capaz de gerenciar alguns dos processo comportamentais envolvidos na mudança.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes