Buscar

trabalho jogos tabuada

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Introdução:
Os jogos matemáticos desenvolvem o raciocínio lógico das crianças e suas habilidades. Com isso, os alunos podem encontrar equilíbrio entre o real e o imaginário e ampliarem seus conhecimentos e o raciocínio lógico-matemático, instigando o aluno a explorar, observar, trabalhar, jogar e acreditar-se.
O processo de ensino e aprendizagem da Matemática vem se modificando nos últimos tempos. Segundo Paraná (2008), para que tais modificações possam acontecer na prática faz-se necessário que os conteúdos sejam trabalhados de forma diferenciada, para que os alunos não apresentem dificuldades, quanto à construção do pensamento lógico-abstrato.
A palavra jogo possui diversos conceitos. Segundo Fin, 2006, a palavra jogo vem do latim jocu, que significa “gracejo”, pois além do divertimento, o jogo envolve competição entre os participantes, bem como regras que devem ser observadas por eles. Na Educação a palavra jogo é sinônima de estímulo ao crescimento cognitivo do aluno, fazendo que a criança desenvolva a atenção, a disciplina, o interesse, a independência e a criatividade. 
A Escola deve enfatizar o jogo, as situações-problemas, os desafios e conflitos. Essas práticas devem ser frequentes dentro das salas de aula, pois, por meio do jogo, a criança sente uma vontade para exercitar sua inteligência e capacidade. As crianças podem reforçar conteúdos vistos em aula de uma maneira atraente e gratificante. O jogo na perspectiva construtivista constitui-se em um recurso pedagógico de grande valor na construção da escrita e da leitura, além de propiciar o desenvolvimento cognitivo. 
O intuito do "Jogo da Velha de Multiplicação" no processo de ensino e aprendizagem é estimular o aluno para que ele aprenda o valor do grupo, auxiliando a integração grupal, a imaginação infantil a construção do conhecimento e auxiliar na aquisição da auto-estima. Contempla também, aqueles alunos que estão com dificuldades para memorizar a tabuada de multiplicação e compreender o processo de multiplicação.
Desenvolvimento:
O termo “Tabuada” tem sua origem nas tábuas de cálculos, que serviam como gabaritos para agilizar a contagem nas transações comerciais. Em matemática, uma tabuada de multiplicar ou tabuada de multiplicação é uma tabela matemática usada para definir uma operação de multiplicação de um sistema algébrico. A tabuada de multiplicar foi criada por Pitágoras, filósofo e matemático grego nascido no ano de 571 antes de Cristo. Ele inventou uma tabela matemática usada para definir uma operação de multiplicação.

Outros materiais