Buscar

modelo pronto resenha de artigo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Resenha de Artigo
Tema ou Fragmento: 		Fragmento xx
			
Atualização « data» 
Autores:
Resenha crítica de artigos ou livros sobre determinado tema ou fragmento de Empédocles. Usar o caput acima para encabeçar e identificar o trabalho do grupo. Escolher o tema ou fragmento e colocar no título acima. Escolher o(s) artigo(s) ou livro e fazer a resenha segundo as orientações abaixo:
Resenha é um documento que apresenta uma obra, seja um livro ou um artigo. Existem resenhas jornalísticas, didáticas e críticas. O modelo mais usado para resenhar uma obra com fins acadêmicos é a resenha crítica.
Uma resenha crítica contém as seguintes partes:
introdução, onde se faz uma apresentação descritiva da obra e se comentam as finalidade de o autor tê-la produzido;
resumo, apresentando resumidamente as principais ideias apresentadas na obra. Quando se trata de uma teoria é de praxe comentar suas possíveis aplicações. Aqui, empregam-se tanto textos do tipo descritivo, narrativo e dissertativo; no caso de crítica literária ou tradução, comentar com amparo teórico e oferecer referências;
crítica, apresentando um texto argumentativo em que o resenhador faz comentários sobre a obra, principalmente levando em conta se o autor conseguiu alcançar seu objetivo. Nesse item o resenhador deve apontar sua crítica com base em outros autores.
Apresentação e formatação de uma resenha crítica devem seguir o modelo dos trabalhos técnicos universitários, ou seja, devem obedecer às normas recomendadas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Por tais normas (ABNT), uma resenha pode ter de três a cinco páginas, para os modelos universitários, sem referências (pode ter notas de rodapé) e sem anexos.
Orientação normativa
Obs.: Como a resenha comumente é feita de apenas uma obra (exceto a resenha didática que compara duas ou mais obras), a referência é colocada abaixo do título, no alto do texto, nas mesmas normas de referência de Monografia (vide exemplo abaixo). Fonte Arial, corpo 12, espaçamento entre linhas 1,5, Margens Sup.3, Esq.3, Inf.2, Dir.2.
Para Artigo:
SOBRENOME, Nome. Título do artigo. Veículo [onde foi publicado]. Cidade, data, pág. Inicial-final.
Para livro:
SOBRENOME, Nome. Título da obra. 2.ed. ou mais. Cidade: Editora, ano.
Para capítulo de livro:
SOBRENOME, Nome. Título do Capítulo. In: Nome SOBRENOME. Título do livro. edição. Cidade: Editora, ano, p. [página inicial e final do capítulo resenhado]

Outros materiais