Buscar

Orientação Vocacional X Orientação Profissional.docx

Prévia do material em texto

Orientação Vocacional X Orientação Profissional
RECONHECIMENTO DAS HABILIDADES NECESSÁRIAS NOS TRABALHOS DE ORIENTAÇÃO VOCACIONAL E ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL.
A história da Orientação Profissional reflete as definições que ela pode assumir, bem como as diferentes teorias e métodos dos quais se utiliza. Para tanto, deve-se considerar que 3 (três) perspectivas são relevantes na Orientação Profissional brasileira: a psicométrica, a clínica e a psicossocial. O ISOP foi criado em 1947 com o objetivo básico de contribuir para o ajustamento entre o trabalhador e o trabalho, mediante estudo científico das aptidões e vocações do primeiro, e dos requisitos psicofisiológicos do segundo. O ISOP desenvolveu nos dez primeiros anos de seu funcionamento, um trabalho voltado principalmente para a implantação de técnicas de seleção e orientação profissional, dando atendimento à classe média alta, numa tentativa de orientação da futura elite dirigente. Esse instituto também foi responsável pela formação dos primeiros especialistas na área da Psicologia.
O surgimento da Orientação Vocacional no início do século XX deu-se como prática ligada ao aumento da eficiência industrial.
A orientação vocacional existe para ajuda os indivíduos indecisos a avaliarem o seu repertório comportamental e a traduzi-lo em escolhas vocacionais.
A educação para a carreira se destina a instrumentação do indivíduo com as competências e atitudes necessárias para o enfrentamento das tarefas vocacionais, catalisando o esforço de expressão objetiva de opções subjetivas de carreira. Na medida em que o indivíduo se abre para o seu desenvolvimento vocacional (a consciência desta necessidade), poderá assumir a tarefa de escolher uma ocupação.
A orientação profissional existe para facilitar a tomada de decisões na carreira que o indivíduo tem mais aptidão, mas jamais decidir pela pessoa.
Os testes e recursos utilizados servem para promover o autoconhecimento, sobre seus gostos vocação, e facilitar a tomada de decisão de cada indivíduo.
A orientação, essencialmente, traduz autoconceitos para títulos ocupacionais e, portanto, pressupõe que o sujeito já tenha respondido de modo confiante e coerente a perguntas como? Quem sou eu? O que é que eu quero? Aqueles que ainda não chegaram a este estágio precisam que um psicólogo os auxilie no processo de cristalização de um autoconceito de carreira e a perspectivarem uma carreira subjetiva. Esta atividade é o aconselhamento de carreira.
O aconselhamento de carreira atua nos processos de autorreflexão necessários a clarificação de valores e perspectivas pessoais, consolidação de autoconceito e formação da noção de carreira subjetiva.
Nos anos 40 Os testes vocacionais tinham a finalidade de orientar profissionalmente os jovens para uma escolha coerente com suas aptidões, mas principalmente com vistas à maior eficiência do processo produtivo.
 Referencia 
http://abopbrasil.org.br/orientador-profissional
file:///C:/Users/aluno.ESTACIOACAD/Downloads/Biblioteca_1076561%20(1).pdf

Outros materiais