Buscar

Conforto Acústico em Auditórios

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE PAULISTA
Acadêmico:
Edson Felix – RA A06743-4 Turma AUP14
CCOMFORTO AMBIENTAL (ACUS/PROJ AUD)
Orientador 
Prof. Gislaine Bianchi
Araçatuba-SP
SUMARIO
Indrodução.............................................................2
Conceito.................................................................2
Materiais Acústico..................................................2
Localização............................................................7
Bairro.....................................................................8
Sistema Viário.......................................................9
Sentido das Ruas.................................................10
Uso e Ocupação...................................................11
Insolação /Ventilação............................................12
Tempo de Reverberação.......................................13
Estudo de Propagação do Som.............................14
Imagens do Projeto................................................15
Introdução
 Auditórios normalmente são obras que criam verdadeiros marcos nas cidades devido a sua arquitetura. Não menos especiais que suas fachadas para a paisagem urbana, são os palcos que estes volumes abrigam auditórios que certamente agregam um grande valor aos espetáculos através de seus desenhos preocupados não apenas com estética, as também com o conforto ambiental através da acústica e iluminação. 
Conceito
 O prédio possui simplicidade volumétrica singular, sendo composto de um bloco único. Destaque para a impressionante perspectiva, que cria um edifício pequeno e não intrusivo ao ser visto de frente, com a ilusão de ótica reduzindo o tamanho da parte alta do prédio exatamente o mesmo tamanho da rampa com a grama.
Materiais acústico 
 Para proporcionar maior conforto acústico normalmente é necessário empregar materiais que isolem o ruído - tanto aquele proveniente de fora do prédio (motores de veículos, sirenes, pessoas conversando) quanto o originado em sistemas da própria edificação (tubulação de água, de esgoto, máquinas de ar-condicionado).
 Os níveis aceitáveis de conforto sonoro, medidos em decibéis (dB), para diversos ambientes são especificados na norma NBR 10.152:1987 - Níveis de Ruído para Conforto Acústico. O assunto também é tratado na NBR 15.575:2008, que traz requisitos de desempenho para prédios residenciais.
 Entre os produtos usados para aumentar o isolamento acústico estão as mantas feitas de materiais leves e porosos - como lã de vidro, lã de rocha e espuma de poliuretano - com alto poder de absorção de ondas sonoras. Normalmente, são utilizadas em paredes de drywall, forros, contrapisos acústicos e até como revestimento aparente - caso de discotecas e estúdios. 
 Outro recurso bastante empregado são os painéis de madeira laminada revestida com placas cimentícias, que cumprem dupla função - separar os ambientes e bloquear a transmissão de ruídos entre eles. As borrachas sintéticas (EPDM) também são muito utilizadas no isolamento de ruídos gerados na própria edificação. Veja a seguir uma descrição dos principais sistemas de isolamento acústico:
Para a construção desse auditório foram utilizados os seguintes matérias:
Lã de vidro 
 Fornecido em rolos ou em placas, de acordo com a necessidade de aplicação, é um aglomerado composto de sílica, vitrificantes, carbonatos e sulfatos que lhe conferem elevado coeficiente de absorção acústica. É bastante utilizado como isolante acústico em projetos residenciais e comerciais, aplicado em sistemas de forros, no interior de paredes de drywall e em contrapisos acústicos.
» Alto poder de isolação térmica
» Não deteriora nem apodrece
» Não ataca superfícies com que entra em contato
Painel wall 
 É feito de madeira laminada revestida por placas cimentícias em Cimento Reforçado com Fio Sintético (CRFS) prensadas. Todo o processo de fabricação é feito com prensagem sob altas temperaturas para garantir a qualidade acústica do produto. Indicado para uso em forros, mezaninos, paredes e divisórias. Como o nome diz, o produto é vendido em painéis.
» Resistência mecânica
» Bom desempenho térmico
» Estanque à água
 Cadeira em longarina de luxo de fabricação nacional auditórios com 03 lugares, sendo estrutura fixa, com braços fixos, espuma anatômica injetada com espessura de incríveis 70 mm no assento e encosto, com as medidas: 49,0 cm de largura X 49,0 cm de profundidade no assento Já o Encosto mede 46,0 cm de largura X 48,0 cm de altura.
Portas Acústicas
 O propósito de uma Porta Acústica é fornecer uma barreira à passagem do som de um recinto para outro, evitando a entrada de nível sonoro que possa interferir nas atividades exercidas no local ou evitando a saída de som em nível que possa ser prejudicial as atividades humanas exercidas nas proximidades. 
 Para fazer essa função de Porta Acústica o material de construção deve obedecer determinadas leis físicas pertinentes ao isolamento acústico que passa a ser definido como a perda por transmissão (PT), que depende da massa (Kg/m³)e pela selagem no perímetro da porta. Esses 2 fatores definem as propriedades básicas de uma Porta Acústica.
Painel e Forro Acústico - Liso
 Disponível com superfície lisa, podendo ser utilizados como forro ou revestimento. Os painéis de forro têm modulação padrão de 625 x 625mm, borda para perfil oculto e são instalados com sistema de perfis T.
 Os painéis de paredes são disponíveis na modulação de 1200x600mm 2430x400mm, com borda macho/fêmea e instalados com perfis e clips metálicos especiais.
Localização 
 Com a localização privilegiada o auditório está situado no bairro Icarai na cidade de Araçatuba-SP.
 Possuindo fácil acesso por todas regiões da cidade. Por ser próximo à rodovia Marechal Candido Rondon, Avenida Chile, 
Tempo de Reverberação 
 Podemos considerar que o tempo de reverberação é o tempo em que o som se apresenta audível em um determinado local, que pode ser uma sala de aula, auditório, um teatro um cinema, enfim, qualquer lugar que possa sofrer influencia sonora.
 O tempo de reverberação é calculado pela equação de Sabine, a fórmula é representada matematicamente como:
TR=(0,16.V)/a.A
 Para esse auditório conseguimos uma TR de 0,38segundos usando os seguintes materiais de absorção
	ELEMENTOS
	AREA
	I
	I.AREA
	
	PAREDE
	236,86
	0,9
	213,17
	
	PALCO
	60,03
	0,06
	3,6
	
	TETO
	241,59
	0,04
	9,66
	
	PISO
	177,08
	0,2
	35,41
	
	CORTINA
	71,09
	0,13
	9,24
	
	PORTAS
	4,84
	0,06
	0,29
	
	POLTRONAS
	612
	0,04
	244,8
	
	SABINE
	 
	 
	516,17
	
	 
	 
	 
	 
	
	TR=0.16.V
	TR=196.55846
	 
	 
	
	A.AREA
	516,17
	 
	 
	
	 
	TR = 0,38SEGUNDOS 
	 
	 
	
	
	
	
	
	
 
Planta Baixa e Corte humanizado.
Imagens do Projeto

Continue navegando