Buscar

Qualidade na Aquisição. Andre Martins

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

.
Qualidade na aquisição
A gerência de materiais é um conceito vital que pode resultar na redução de custos e no aperfeiçoamento do desempenho de uma organização quando é adequadamente entendida e executada. É um conceito que deve estar contido na filosofia da empresa e em sua organização.
 Os materiais são os principais insumos da construção, respondendo por parte significativa dos custos globais, e tem forte impacto sobre a qualidade do produto final. A qualidade na aquisição tem caráter multifuncional, envolvendo diversos setores da empresa construtora, como: projeto, compras, obras e outros e deve permitir o trabalho integrado desses setores de forma a garantir a satisfação dos clientes em relação à qualidade dos materiais adquiridos. A adoção de procedimentos para garantir a qualidade na aquisição deve permitir a redução de custos devido à má qualidade dos materiais e, ao mesmo tempo alcançar a satisfação dos clientes pelo atendimento as suas especificações. No entanto, considerando que uma edificação chega a utilizar mais de 500 itens diferentes, percebe-se que a garantia da qualidade na aquisição dificilmente abrangerá todos os materiais consumidos em uma obra. Dessa forma, cada empresa em função de sua realidade deve priorizar os materiais que julga mais importantes considerando para tanto as necessidades dos clientes, fatores relativos a custos, segurança, estética, marketing e outros que julgam relevantes.
Os materiais em geral representam a maior parcela de custo de produtos acabados, sendo responsáveis por aproximadamente 52% do custo do produto numa média empresa, chegando, em alguns casos, a 85%. O investimento em estoque de materiais é tipicamente de 1/3 do ativo de uma empresa.
Administrar materiais é acima de tudo colocar a empresa como um organismo viável a todos que dela participam.

Outros materiais