Buscar

PORTFÓLIO LIBRAS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER
EZEQUIEL SILVEIRA FAGUNDES, 1563212
PAP SÃO GABRIEL – RS 
INOVAÇÕES E TECNOLOGIAS E AS TRANSFORMAÇÕES SOCIAIS
TECNOLOGIA NAS EMPRESAS:
Especialmente nos séculos 19 e 20, as novas tecnologias exerceram um grande papel de mudança nos negócios e na forma de emprego de inúmeras pessoas. Boa parte delas trabalhavam na lavoura quando algumas máquinas foram introduzidas, forçando-as a se movimentarem em direção ao setor industrial. 
Não tardou e um novo movimento foi observado nas indústrias quando a automatização delas fez com que os trabalhadores fossem deslocados para o setor de serviços. Como forma de explicitar esse movimento, na década de 50 nos Estados Unidos o setor industrial representava cerca de 40% dos empregos, hoje esse número não supera a marca dos 5%. 
Em uma conversa com um ex gerente do banco do brasil de São Gabriel Francisco Gonçalves das Chagas Neto ele me contou sobre a implantação de caixas eletrônicos nos bancos, por volta de 1990, “Computadores e aparelhos de comunicação no interior do estado do Rio Grande do Sul demorava bastante para chegar esse tipo de tecnologia pois passava por uma fase de testes por alguns anos até que fosse decidido”. 
 No Brasil, especialmente na década de 80, grandes transformações tecnológicas foram experimentadas, e um grande exemplo desse movimento foi o setor bancário. Era o setor de serviços experimentando as grandes transformações propagadas pela tecnologia. Isso resultou na implantação de inúmeros caixas eletrônicos, Internet Banking, aplicativos e demais funcionalidades. Mesmo com uma forte expansão que o setor bancário experimentou nesse período, não foi possível conter a redução do quadro de funcionários, que desde então caiu pela metade. Alguns setores da economia, como as montadoras e autopeças, já dispensaram milhares de pessoas e os programas de demissão voluntária já fazem parte de alguns setores.
Em tempos de globalização todas as empresas devem estar atentas às necessidades do mercado. A busca da Tecnologia e Inovação é fator de sucesso para todas as empresas e de qualquer ramo de atividade. Uma empresa não garante sucesso apenas com produtos em evidência, deve estar atenta às tendências do mercado, às exigências dos clientes, à concorrência e às necessidades do público que deseja atingir.
O processo de busca pela tecnologia e inovação deve fazer parte do planejamento de uma empresa, sendo que as mesmas poderão utilizar vários recursos para gerar sua própria tecnologia e fazer um produto aceito pelo mercado, ou seja, uma inovação, como por exemplo o ensino a distância que na década de 1990 foi o início dos cursos por computador (via CD-ROM). De lá para cá aconteceram muitas mudanças tecnológicas. Se no começo da história do EAD o foco estava nos cursos profissionalizantes, hoje essa modalidade está disponível para todos os níveis de escolaridade, desde o ensino fundamental até a pós-graduação.
	Existem poucos estudos sobre análises do desempenho da Tecnologia da Informação em pequenas empresas, principalmente em países em desenvolvimento como o Brasil. O artigo propõe-se a analisar os impactos que a Tecnologia da Informação provocou nos aspectos organizacionais, referentes aos critérios de desempenho nas empresas analisadas, além de identificar a sua amplitude de uso, os fatores que contribuem para o seu êxito, os motivos que levaram ao seu uso e as dificuldades encontradas na sua implantação. Consideraram-se fatores como os seguintes: a) aumento da continuidade; b) melhoria dos controles; c) condições de proporcionar maior compreensão das funções produtivas. Como benefícios foram destacados esta dupla: melhoria na compreensão produtiva, aumento na satisfação do usuário.
Segundo Gonçalves (1993), a tecnologia é o fator individual de mudança de maior importância na transformação das empresas. Tais transformações não se restringem apenas ao modo de produzir bens e serviços, mas induzem novos processos e instrumentos que atingem por completo a estrutura e o comportamento das organizações, repercutindo diretamente em sua gestão.
A relação entre estrutura organizacional e tecnologia tem sido alvo de grande atenção, uma vez que as recentes inovações trazem mudanças radicais nas organizações, já que são capazes de alterar a forma de administrar a empresa ou até mesmo o local de realização do trabalho (Gonçalves, 1993).
PESQUISA:
	
No filme Amor sem escalas o cenário de crise financeira pelo qual os Estados Unidos passavam em 2009, ano de lançamento do filme, faz com que o processo de demissão e o drama de cada profissional dispensado sejam abordados de forma atual (na época). Os depoimentos das pessoas no momento da demissão são os mais variados, apresentando claramente a diversidade do comportamento humano diante da mesma situação: a demissão. Ryan se sente amedrontado com a implantação do sistema de videoconferência. O medo é devido ao fato dele não mais viajar para demitir as pessoas, o que significa abandonar o estilo de vida desapegado e se fixar no escritório da empresa e na residência dele. Além disso, a tendência é haver a redução de Conselheiros de Transições de Carreira, já que não mais haverá o deslocamento. 
A mudança e a possibilidade de ser demitido o assusta. Todo processo de mudança nas organizações por mais bem feito que seja tende a deixar os funcionários tensos. As pessoas necessitam de um tempo de adaptação, pois toda mudança envolve algum tipo de perda, sendo comum enxergar mudanças como sendo um perigo ou ameaça. Ryan passa a ter sentimentos similares aos que os demitidos por ele sentiam e que ele não se sensibilizava.
O objetivo final a ser realizado pela empresa de Ryan continuará sendo alcançado com a implantação do sistema de videoconferência: realizar a demissão. Mas, o ato de demitir com certeza se tornará ainda mais frio e impessoal, uma vez que nem mesmo a presença física do Conselheiro de Transições de Carreira haverá.
É questionável o tipo de líder que as organizações que contratam os serviços de Conselheiros de Transições de Carreira possuem. Que liderança é essa que se esconde por trás de um Conselheiro para demitir os seus liderados? É importante que a atuação do líder contemple desde o processo seletivo até a dispensa do funcionário.
Na admissão é relevante que o líder determine as características que deseja para o integrante da equipe dele (no filme não mostra como é realizado pelas organizações o processo admissional) e na demissão espera-se que o líder converse com o funcionário para explicar o motivo da dispensa e ressaltar os aspectos positivos e negativos da contribuição dele no grupo.
Para o liderado, a opinião do líder é muito importante, principalmente se for um líder democrático ou liberal. Depois dessa conversa franca e respeitosa, a empresa poderia optar por conduzir o ex-funcionário aos cuidados do Conselheiro de Transições de Carreira, com o objetivo de um profissional capacitado auxiliar o trabalhador nesse momento delicado, ajudando-o a visualizar novas possibilidades de atuação.
No filme a empresa buscou o sistema de videoconferência como forma de corte de gastos e de funcionários, que era feito com um profissional presente em vários estados, esse profissional era muito competente e tenta provar que a presença dele nas reuniões de demissão era necessária, apesar de tentar provar isto de uma forma particular e egoísta, de certa forma, mostra que a inovação tecnológica é um meio eficaz e administrado da forma correta pode ser uma solução para muitas empresas.

Outros materiais