Buscar

Exercícios Gestão

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

O ambiente externo das organizações está relacionado a elementos que não são intrínsecos à organização. Assim, qual a ferramenta disponível para identificar estes elementos e diferenciá-los entre o ambiente interno e o externo?
A análise ambiental possibilitará a identificação e diferenciação dos elementos relacionados ao ambiente interno e externo. Com essa segmentação feita, será possível compreende-los em suas particularidades. 
A resposta correta é: A análise ambiental.
O ambiente externo das organizações está dividido em dois substratos, quais são eles?
O ambiente contextual e operacional são os dois substratos do ambiente organizacional. Sabemos que o primeiro substrato do ambiente organizacional não possui tanta proximidade da administração da organização quanto o segundo.
Assinale a opção que evidencia os elementos que compõe um ambiente organizacional:
Segundo a perspectiva de Sobral e Peci (2008), forças, tendências e instituições são os elementos que compõe o ambiente organizacional. 
A resposta correta é: forças, tendências e instituições.
As organizações sofrem uma série de influências que podem impactar nos seus resultados e processos. Com base nesta informação e nos seus conhecimentos, assinale a opção que expõe, exclusivamente, exemplos destas influências.
Convivência familiar, investimentos públicos e saúde são fatores externos à organização, mas que causam influência nas ações empresariais.
A resposta correta é: convivência familiar, investimentos públicos e saúde.
Com base em seus conhecimentos, assinale a opção em que todos os elementos estão contidos no ambiente operacional das organizações.
Concorrentes, clientes e agências reguladoras são alguns exemplos de elementos relacionados ao ambiente operacional das organizações. Há, porém, uma série de outros exemplos, como parceiros estratégicos, ameaça de entrantes e fornecedores.
A resposta correta é: Concorrentes, clientes, agências reguladoras.
Assinale a opção que apresenta o elemento que promove uma considerável influência no clima organizacional:
A opção correta é a letra “cultura organizacional”, pois a cultura organizacional está intrinsicamente relacionada com o clima organizacional.
A resposta correta é: cultura organizacional.
Assinale a opção que apresenta as variáveis da teoria das necessidades de Maslow:
A opção correta é a letra “fisiológicas, de segurança, sociais, de estima e de autorrealização”, pois essas cinco variáveis fazem parte da teoria das necessidades de Maslow, que define que só é possível chegar ao topo da pirâmide caso todas elas sejam atendidas.
A resposta correta é: fisiológicas, de segurança, sociais, de estima e de autorrealização.
Assinale a opção que evidencia uma percepção fundamental para se compreender o comportamento humano quando relacionado ao incentivo, ao estímulo ou à energia, por algum motivo ou razão:
A opção correta é "motivação humana", pois conhecendo a real motivação para o desenvolvimento de tal atividade tem-se a compreensão do comportamento daquele indivíduo.
A resposta correta é: motivação humana.
Das opções elencadas abaixo, assinale aquela que apresenta corretamente dois conjuntos de teorias motivacionais:
A opção correta é a letra “exógena e endógena”, pois esses são os dois conjuntos ligados à teoria motivacional, sendo que o primeiro está relacionado aos aspectos motivadores do trabalho e o segundo com as motivações pessoais. 
A resposta correta é: exógena e endógena.
Devido à grande cobrança exercida sobre os indivíduos nas grandes, médias e pequenas empresa, existe um aspecto que pode contribuir com o pleno desenvolvimento dessa organização ou descarrilhar o andamento das operações da empresa. Qual é esse fator?
A opção correta é a letra “motivacional”, pois o fator motivacional pode tanto fazer com que a organização tenha resultados positivos, caso a motivação de seus colaboradores esteja em alta, quanto ter resultados negativos, caso essa não seja uma prática comum na empresa.
A resposta correta é: motivacional.
Em determinadas situações, alguns fundadores e/ou grandes líderes da organização desempenham um papel tão relevante que marcam tanto os processos organizacionais quanto os pessoais. Diante disso, assinale o nome que é dado a esses fundadores e/ou líderes marcantes:
A opção correta é “heróis”, pois heróis são aquelas pessoas que deixaram sua "marca" na empresa.
A resposta correta é: heróis.
O ambiente organizacional é composto por ambiente interno e externo e ambos são compostos por uma série de elementos. Assinale a opção que oferece apenas elementos relacionados ao ambiente interno:
A opção correta é “assistentes, analistas, gerentes”, pois assistentes, analistas e gerentes estão diretamente relacionados ao ambiente interno.
A resposta correta é: assistentes, analistas, gerentes.
O ambiente interno organizacional é caracterizado pela sua grande proximidade com a direção das organizações. Com isso, assinale a opção que apresenta corretamente um elemento que faz parte desse ambiente:
A opção correta é a letra “colaboradores terceirizados”, pois apesar do colaborador ser terceirizado, ele poderá ter contato direto com os dirigentes da organização.
A resposta correta é: colaboradores terceirizados.
Tratando-se de cultura organizacional, é possível afirmar que a mesma é composta pelos seguintes elementos:
A opção correta é a letra “pressupostos, crenças e valores”, pois os pressupostos, as crenças e os valores são os elementos que formam a cultura organizacional.
A resposta correta é: pressupostos, crenças e valores.
A cultura organizacional é algo que está intrínseco em toda organização, podendo causar sucesso ou insucesso para a organização. Isso irá depender do modo como ocorre a gestão dessa empresa. Sobre isso, assinale a opção que apresenta o elemento onde a cultura desenvolve uma relevante contribuição:
A opção correta é “Comportamento”, pois o comportamento dos indivíduos é afetado pela cultura organizacional.
A resposta correta é: Comportamento.
A mudança organizacional é uma ação necessária para que a empresa se mantenha competitiva. Dessa forma, podemos dizer que qualquer mudança promovida no ambiente organizacional (interno) afetará diretamente:
Considerando mudanças no ambiente interno de uma organização, os principais atingidos são os indivíduos e os processos que esses executam.
A resposta correta é: processos e indivíduos.
Clientes, concorrentes e fornecedores são elementos que pertencem à (ao):
Os elementos citados no enunciado estão relacionados diretamente com o ambiente externo das organizações. 
A resposta correta é: ambiente externo.
Toda mudança organizacional proporciona melhores resultados para a organização e, para que elas aconteçam, existem dois elementos que funcionam como uma espécie de ‘gatilho’. São eles:
Uma mudança organizacional só ocorre caso existam necessidades especificas, que são emanadas tanto do ambiente externo como do interno.
A resposta correta é: o ambiente externo e as características da própria organização (ambiente interno).
Assinale a alternativa que evidencia como a mudança organizacional pode ser dividida, de acordo com Weick e Quinn (1999): WEICK, Karl E.; QUINN, Robert E. Organizational change and development. Annual Review of Psychology, n.50, p.361-387, 1999.
As mudanças organizacionais podem perdurar por vários períodos temporais (contínua), como também serem eventuais, em determinados pontos da organização e em curtos períodos (episódica).
A resposta correta é: contínua e episódica.
Assinale a opção que apresenta os objetivos da mudança organizacional:
Proporcionar um aumento na eficiência e na eficácia organizacional são os objetivos da mudança organizacional. 
A resposta correta é: aumentar a eficácia e a eficiência organizacional.Clientes, concorrentes e fornecedores são elementos que pertencem à (ao):
Assinale a opção que apresenta as três etapas básicas do processo de mudança proposto por Kurt Lewin: 
Lewin propôs,
em sua metodologia, as três etapas: descongelar, mudar e recongelar.
A resposta correta é: Descongelar, mudar e recongelar.
Assinale abaixo a opção que apresenta o elemento-chave de uma organização que está atrelado à mudança organizacional:
Qualquer mudança organizacional impactará positiva ou negativamente na cultura da mesma.
A resposta correta é: Cultura organizacional.
Qual das três etapas básicas do processo de mudança proposto por Lewin possui como característica apresentar aos colaboradores a real importância de desenvolver mudanças na organização?
Essa etapa está relacionada à ação de descongelar o padrão de comportamento e apresentar aos colaboradores o quão importante são tais mudanças para o pleno desenvolvimento das atividades.
A resposta correta é: Descongelar.
Assinale a opção que apresenta os elementos mais impactados pelas mudanças organizacionais:
Os indivíduos e os processos estão diretamente relacionados com qualquer mudança ocorrida na organização. 
A resposta correta é: Indivíduos e processos.
Qualquer mudança organizacional promove grandes impactos diretamente nos processos da empresa. Com base no conteúdo abordado, escolha a opção que evidencia o acompanhamento sistêmico dessas mudanças.
 A gestão da mudança organizacional sistematiza todas as mudanças ocorridas na organização. 
A resposta correta é: Gestão da mudança organizacional.
Assinale a opção que apresenta a função relacionada ao comportamento humano:
A função de interação entre as pessoas apresenta as variáveis intrínsecas no comportamento humano. 
A resposta correta é: Função de interação entre as pessoas.
Ao longo dos anos, a Teoria Geral da Administração (TGA) passou por uma série de abordagens. Assinale a opção que apresenta a abordagem que está relacionada, efetivamente, com os estudos de Kurt Lewin:
A abordagem comportamental foi a que se relacionou com os estudos de Kurt Lewin.
A resposta correta é: Abordagem comportamental.
Assinale a opção que apresenta a informação correta sobre o comportamento, considerando os estudos de Kurt Lewin:
Segundo Lewin, o comportamento é estabelecido por meio da interação e da influência do meio em que o indivíduo está inserido.
A resposta correta é: o comportamento decorre de interações e de influências que cada indivíduo estabelece com o seu meio.
Em 1935, Kurt Lewin desenvolveu a Teoria de Campo, que afirma que os padrões do comportamento humano advêm das interações e das influências que cada indivíduo estabelece com o seu meio. Além disso, os estudos de Lewin contribuíram para o desenvolvimento da Teoria Geral da Administração. Com base nessas informações, assinale a opção que traz a escola mais utilizada por Lewis para elaboração de sua teoria: 
A escola de relações humanas foi a que se beneficiou com os estudos de Kurt Lewin.
A resposta correta é: Escola de relações humanas.
O comportamento humano está relacionado a uma série de eventos, contudo esse não depende do lapso temporal: passado ou futuro. Sendo assim, assinale a opção apresenta em que campo ocorre essa dependência:
O comportamento humano está atrelado ao campo dinâmico atual e presente, onde o espaço de vida contém tanto o indivíduo como seu ambiente psicológico. 
A resposta correta é: campo dinâmico atual e presente.
Com base no conteúdo abordado, percebemos que a organização deve oferecer um ambiente que favoreça a criatividade e a inovação aos seus colaboradores. Afinal, o clima organizacional influencia diretamente na capacidade criativa.  
Com base nessas afirmativas, analise as sentenças a seguir e marque as opções corretas.
I. Se o ambiente é desmotivador, automaticamente o processo criativo não será bem sucedido.
II. A criatividade e a inovação não dependem das pessoas para terem resultados positivos.
III. Nem mesmo com treinamento é possível capacitar e estimular o potencial criador do colaborador.
IV. Organizações que investem no processo criativo geralmente possuem valores como ética, respeito, flexibilidade e profissionais apaixonados pelo que fazem. 
A afirmativa I está correta, pois é preciso um clima favorável para o desenvolvimento da criatividade e da inovação, caso contrário, ele será totalmente desmotivador, não gerando processos produtivos. A afirmativa IV também está correta, pois é importante trabalhar com valores como ética, respeito, flexibilidade e motivação, possibilitando que o talento individual apareça e gere resultados positivos para a organização. 
A resposta correta é: Estão corretas as afirmativas I e IV.
Sabemos que, hoje, as organizações exigem profissionais com potenciais diferenciados. Entre eles, podemos destacar a facilidade em relação à inovação e à criatividade ou a disposição para desenvolvê-las. De acordo com Teixeira (2002), para que o pensamento criativo seja estruturado, o profissional deve ter algumas características fundamentais. Identifique a opção que relaciona algumas dessas características.
Algumas das características fundamentais que o profissional deve ter para desenvolver o pensamento criativo são: interesse real a partir da iniciativa e motivação do colaborador em resolver uma questão; liberdade de pensamento para a independência da imaginação e o conhecimento específico, ou seja, sem estudo, pesquisa e reflexão, o pensamento criativo será ineficiente. 
A resposta correta é: Interesse real, liberdade dos pensamentos e conhecimento específico.
Um ambiente com características positivas estimula o processo de inovação e contribui para testar e implementar novas ideias, ou seja, a forma como os indivíduos percebem o ambiente de trabalho influencia a sua capacidade criativa. E, para que isso ocorra, é preciso desenvolver o clima organizacional.
A partir do enunciado acima e do conteúdo abordado, assinale a opção que refere-se corretamente ao clima organizacional:
O clima é fundamental para possibilitar o processo de inovação, sendo que ele refere-se à interação entre a empresa e seus colaboradores, o que influencia no comportamento de todos os membros, gerando sentimentos, atitudes e comportamentos. 
A resposta correta é: Interação entre empresa e seus colaboradores, que gera os sentimentos, atitudes e comportamentos.
Uma empresa decide que precisa desenvolver estratégias para conquistar novos mercados, bem como reter e recuperar clientes que foram perdidos para os concorrentes. Para atingir esses objetivos, em que pontos essa organização deve focar seus esforços em primeiro lugar?
Organização que possui os objetivos mencionados deve desenvolver um clima organizacional favorável para a criatividade e a inovação, bem como buscar o aprendizado constante dos seus colaboradores.
A resposta correta é: Melhorias no clima organizacional, processo criativo, inovação e aprendizado.
De acordo com Alencar (1998), a empresa deve proporcionar aos seus colaboradores estímulos que despertem a criatividade e a inovação.
Levando em consideração o enunciado e o conteúdo abordado, analise os itens a seguir.
I. Ambiente empresarial, treinamento e especialistas.
II. Salário e benefícios, conhecimento científico e comunicação.
III. Apoio da direção, liberdade para discordar e cultura organizacional.
IV. Comunicação, liberdade e autoridade.
V. Estrutura organizacional, comunicação e tendência ao conformismo.
Agora, assinale a opção que apresenta apenas a (s) afirmativa (s) correta (s) sobre as características que estimulam a criatividade e a inovação
Algumas características que estimulam a criatividade e a inovação são: comunicação através de informações compartilhadas, liberdade e autoridade, ou seja, ser livre para discordar sem sofrer punições, apoio da direção com uma postura receptiva e a cultura organizacional com valores que apoiem tanto um ambiente harmonioso quanto o relacionamento intra e interpessoal.  
A resposta correta é: Apenas as afirmativas III e IV estão corretas.
Com a abertura dos mercados globais, as empresas precisaram se adaptar para serem capazes de atender diversos tipos
de clientes e surpreendê-los. A partir desse pressuposto, escolha a opção que traz ações que devem ser realizadas pelas empresas a fim de atingirem os resultados esperados.
O  mundo empresarial passou por diversas transformações e as empresas precisam pensar “fora do quadrado” para administrar uma treliça que envolve criatividade, inovação e sobrevivência no mercado.
A resposta correta é: As empresas devem estar aptas para administrar uma treliça que envolva criatividade, inovação e sobrevivência no mercado.
A criatividade, além de ser espontânea, pode também ser desenvolvida por métodos e técnicas que compõe o processo criativo que, segundo Duailibi e Simonsein Jr. (2011), é dividido em sete fases. Identifique abaixo a opção que apresenta corretamente as fases do processo criativo.
As sete etapas do processo criativo são: identificação – que define o problema; preparação – que realiza pesquisas; incubação – que deixa a mente pensar por si; aquecimento – que coloca as primeiras ideias no papel; iluminação – que escolhe a melhor ideia; elaboração – que desenvolve o plano de ação; e verificação – que compara aquilo que foi planejado com o que foi executado e propõe ações corretivas e preventivas.
A resposta correta é: Identificação, preparação, incubação, aquecimento, iluminação, elaboração e verificação.
Em relação ao processo criativo, associe os tipos de pensamentos apresentados na primeira coluna com suas respectivas definições, descritas na segunda coluna.
1. Cognitivo
2. Retentivo
3. Julgativo
4. Produtivo
(             ) Irá dar corpo para a ideia.
(             ) Refere-se às descobertas e à retenção de informações e conhecimento.
(             ) Faz uma avaliação do propósito, da qualidade e da funcionalidade daquilo que se pretende executar.
(             ) Favorece a memorização.
O pensamento cognitivo se refere às descobertas e à retenção de informações e conhecimento, o que contribui para o pensamento retentivo e favorece a memorização. Já o pensamento julgativo faz uma avalição do propósito, da qualidade e da funcionalidade do que se pretende executar. E, por fim, o pensamento produtivo irá dar corpo para a ideia (GOMES, 2001).
A resposta correta é: 4 – 1 – 3 – 2
Uma empresa enfrenta dificuldades: novos produtos e concorrentes de outras regiões com preços competitivos estão chegando no seu mercado de atuação e as vendas caíram consideravelmente. Como o administrador deve agir, uma vez que precisa de ideias novas e uma solução rápida?
Quando a organização precisa de ideias criativas, em pouco tempo, o brainstorming contribui significativamente.
A resposta correta é: O administrador precisa convocar os funcionários para um brainstorming.
Segundo Parolin (2001), a criatividade e a inovação se relacionam e se complementam durante seus processos. Seguindo esse raciocínio e a partir dos estudos do texto-base, marque a opção que define os termos corretamente.
Não é possível ser inovador sem que seja criativo antes, sendo que o pensamento criativo contribui para que a inovação ocorra, de fato.
A resposta correta é: A criatividade antecede e gera a base para a inovação que, durante sua implantação, apresenta situações que são solucionadas pela criatividade.
O avanço no desenvolvimento dos meios de comunicação e de transporte marcou a fase da história das organizações também conhecida como a segunda revolução industrial. Estamos falando de qual fase?
pois a fase de desenvolvimento da industrialização foi a prospectora do avanço dos meios de comunicação e de transporte, facilitando a comercialização dos produtos e a ampliação dos serviços prestados. 
A resposta correta é: O desenvolvimento da industrialização.
O gigantismo industrial foi duramente marcado por três fatos históricos. Escolha a opção que apresenta corretamente quais são eles:
pois na fase do gigantismo industrial a indústria bélica esteve em plena atividade, alimentando as duas grandes guerras mundiais, o que impactou diretamente na econômica de vários países, ocasionando a Crise de 29. 
A resposta correta é: Duas guerras mundiais e a depressão econômica.
A revolução industrial promoveu uma série de mudanças nos processos organizacionais das companhias. A partir do conteúdo abordado sobre as fases da história das organizações, escolha a opção que apresenta o período em que o carvão passou a ser utilizado como fonte de energia para as máquinas.
pois o carvão provocou uma grande revolução nos processos industriais por ser uma fonte de energia mais barata e forte, sendo que ele apareceu logo após o fim da fase artesanal.
A resposta correta é: Início da industrialização.
Escolha a opção que representa a fase em que as empresas enfrentam uma série de pressões, considerando quesitos como concorrência e mercado:
pois a fase de globalização é marcada pela alta complexidade nos negócios, além da grande concorrência. 
A resposta correta é: Fase de globalização.
A fase artesanal foi marcada pelo trabalho manual e seus produtos eram comercializados por meio de permuta. Sobre esse período, é correto afirmar que:
pois a fase artesanal foi um período marcado por um grande volume de mudanças, tanto nos processos comerciais quanto nos produtivos. Isso abriu as portas e preparou o campo para a consolidação da revolução industrial.
A resposta correta é: Essa fase foi marcada pelo artesanato rudimentar e pelo processo produtivo, com a comercialização entre os produtores, principalmente agricultores.
As novas tecnologias mudaram os resultados da empresa, que agora estão focadas em quebrar parâmetros e executar funções que nenhum homem poderia realizar. Desse modo, é possível dizer que:
As novas tecnologias disponíveis fornecem e promovem uma gama de informações, tendo grande potencial para transformar uma organização quando tabuladas e organizadas.
A resposta correta é: As novas tecnologias promovem e fornecem informações precisas, quando organizadas, possibilitando uma melhor gestão dos processos.
Com a Era do Conhecimento surgiu a preocupação de que as máquinas tomariam o lugar das pessoas na linha de produção. Desse modo, podemos afirmar que:
O homem deve ser capaz tanto de saber operar as máquinas, pois elas não se programam sozinhas e não se auto ajustam, quanto de adquirir e aplicar novos conhecimentos. 
A resposta correta é: Na Era do Conhecimento, o homem será cobrado por pensar, raciocinar e refletir, reduzindo custos e melhorando os processos produtivos.
A Era do Conhecimento trouxe muitas transformações em todos os campos de atividade no mundo inteiro, revolucionando as relações espaço-temporais. Podemos dizer que ela explodiu em meados de 2000 e, desde então, vem transformando os processos organizacionais e o modo de fazer negócio nas empresas.
A partir do contexto apresentado e do conteúdo abordado, analise as afirmações abaixo a respeito da Era do Conhecimento:
I. Junto com a revolução proporcionada pela Era do Conhecimento tem-se também as da tecnologia, da informação e das comunicações.
II. A Era do Conhecimento não proporcionou um maior desenvolvimento das empresas multinacionais do ramo de comércio.
III. A Era do Conhecimento trouxe consigo uma série de novas informações aos gestores e às organizações.
IV. A Era do Conhecimento tem a proposta de corrigir os aspectos organizacionais e financeiros das organizações.
V. O fim da fase da Globalização proporcionou a ascensão de uma nova era, contudo, uma nova era com sérios problemas operacionais, pois a utilização da tecnologia ainda é restrita.
A afirmativa I está correta, pois a partir da Era do Conhecimento houve uma acentuada ascensão das tecnologias e dos processos de comunicação, organização e comercial. A afirmativa III também está correta, pois a Era do Conhecimento, em consonância com seu alto crescimento, forneceu uma alta gama de novas informações, tanto aos gestores organizacionais quanto aos demais usuários de tais informações.
A resposta correta é: somente as afirmativas I e III estão corretas.
o
processo de mudanças na Era do conhecimento trouxe novas possibilidades para os proprietários, gestores, colaboradores e também para o mercado. Que mudanças foram essas?
Essa nova Era vem promovendo um acirramento no mercado, pois as empresas buscam, diariamente, novos meios para produzir e vender mais por um custo ainda menor.
A resposta correta é: produzir e vender com um custo menor.
Quais motivos fizeram o modelo adotado na Era Industrial ser substituído?
Esse modelo de gestão chegou ao fim por ser ineficiente, pois não possuía pilares como conectividade entre os departamentos e baixo custo nas linhas de produção, que lhe proporcionavam validade e aplicabilidade.
A resposta correta é: Não possuía pilares que lhe proporcionasse validade e aplicabilidade, tendo como prioridade os processos produtivos e não os colaboradores.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais